O domingo de Páscoa, que segundo o calendário 2018 será no dia 1 de abril, encerra as celebrações da Semana Santa. A data marca a ressurreição de Jesus Cristo no terceiro dia após a sua morte e crucificação no Gólgota de Jerusalém. Segundo a tradição católica, a ressurreição é a concretização da promessa de Jesus de uma nova vida junto a Deus.
Nos dias atuais, o domingo de Páscoa é uma ocasião familiar. É comum em muitas casas brasileiras a preparação de churrascos para familiares e amigos, com carne bovina, já que não se aplicam mais as restrições da Quaresma e da Sexta-feira Santa. Também ocorrem com bastante frequência a troca de presentes e ovos de chocolates. A tradição de trocar ovos na Páscoa chegou ao Brasil com os imigrantes ucranianos instalados no interior do Paraná e de Santa Catarina.
Em sua modéstia camponesa, os imigrantes trocavam entre si ovos de galinha vazios e decorados, que serviam unicamente como enfeites domésticos. Nos dias atuais, após pomposos investimentos da indústria alimentícia e do varejo, consolidou-se a tradição de trocar ovos de chocolate, comprados à preços extorsivos e em parcelas. Aparte o excesso de calorias, a ocasião ainda se revela muito apreciada por adultos e, principalmente, pelas crianças brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.