Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas de como fazer apresentações profissionais com design incrível

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Dicas de como fazer apresentações profissionais com design incrível

Resultado de imagem para apresentação slides

Uma boa apresentação profissional pode ser fator determinante para a sua carreira e sucesso do seu negócio. É por meio dela que você consegue se posicionar no mercado, transmitindo ao seu público a sua competência e profissionalismo, fazendo conhecer o conteúdo desejado de forma eficiente e objetiva.

Pode ser um plano de negócios, um novo produto para um cliente potencial ou o planejamento estratégico para o ano seguinte — independente do conteúdo, é muito importante conquistar e manter a atenção da sua audiência durante toda a sua fala, para garantir que as informações sejam compreendidas e que você alcance os resultados almejados. Para isso, além de um discurso interessante e de conteúdo pertinente, é essencial que o aspecto visual da apresentação faça a sua parte, inspirando e direcionando a atenção do público.

Pensando nisso, neste post, apresentamos 3 dicas de como tornar as suas apresentações profissionais impecáveis. Acompanhe!

1. Conheça o seu público

Antes de preparar uma apresentação profissional impactante, é indispensável saber com quem você irá falar — essa informação permite que a sua comunicação seja direcionada e mais eficiente, além de evitar muitos erros. Entendendo quais são as expectativas, campo de atuação e experiência da audiência, fica mais fácil organizar o conteúdo, definir desde o tipo de linguagem mais adequada (se cabem termos técnicos ou não, por exemplo) até a quantidade e o tamanho do texto em cada slide.

2. Seja objetivo

Tenha em mente que a apresentação de slides é um orientador e um auxiliar, mas que a parte mais importante é o seu discurso, o conteúdo que você tem a compartilhar e a sua postura. Precisamos lembrar disso para evitar um erro muito comum: encher os nossos slides de texto e, durante a apresentação, ler tudo o que está por ali. Pense bem: se fosse para ser assim, seria melhor encaminhar o conteúdo por e-mail, certo?

Uma apresentação muito poluída e complexa só afasta o seu público, pois se torna confusa e cansativa. É preciso escolher frases de impacto e palavras-chave, que serão o ponto de partida para a sua fala e cuidar para que as telas sejam limpas, elegantes e convidativas. Não tem nada mais desconfortável do que passar horas olhando para algo agressivo e deselegante, não é mesmo?

3. Não exagere

Essa dica vale para tudo: textos, fotos, cores e números de slides. Pode parecer clichê, mas quando o assunto é design, a velha frase “menos é mais” cabe como uma luva. Leve em consideração que você precisa conquistar a atenção das pessoas, fazer com que elas te escutem e estejam interessados no que você tem a mostrar. Fica mais difícil se as pessoas estiverem perdidas em meio a dezenas de fotos, fundos coloridos, frases e mais frases de um texto interminável. Portanto, vá com calma!

Uma boa dica é elaborar um roteiro da sua apresentação, definindo quais são os principais assuntos a serem abordados, qual a ordem dos temas e quanto tempo você precisará em cada um. A partir disso, fica mais fácil cuidar do visual dos seus slides, que devem ser limpos e simples, mas sempre elegantes, o que é uma boa mostra do seu profissionalismo.

O visual e o design de suas apresentações profissionais podem ser determinantes na forma como a sua audiência vai receber a sua fala. Por isso, é sempre importante prestar atenção a esse aspecto e dedicar tempo e trabalho para construir slides impactantes e eficientes.

E você, tem algum segredo na hora de desenvolver as suas apresentações? Deixe seu comentário e conte para a gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.