Um estudo revela que fazemos as primeiras avaliações de pessoas, produtos e coisas nos primeiros 90 segundos e de 62% a 90% da nossa avaliação é baseada apenas na cor. Então, pensamos que seria interessante começar uma discussão sobre isso observando como os grandes fazem, quais cores são mais populares e o que essas cores significam.
O que os grandes estão fazendo
Enquanto logotipos extravagantes, complexos e multicoloridos podem ser esteticamente agradáveis e distintos, você notará que a grande maioria dos logotipos representados nas mais recentes marcas Top 100 da Interbrand (edição 2011) são muito simples, com poucas cores e muitas vezes apenas tipo (veja-os aqui » ).
A Logo Factory fez uma análise dos logotipos dessas 100 principais marcas e descobriu:
- 29% usam vermelho
- 33% usam azul
- 13% usam amarelo ou ouro
- 28% usam preto ou cinza
- 95% usam apenas uma ou duas cores
- Apenas 5% usam mais de duas cores
- 41% usam apenas texto
- 93% são projetados para serem reconhecidos em tamanhos muito pequenos
- 67% are horizontal
Logotipos são melhor mantidos simples por uma variedade de razões:
- Eles são mais fáceis de identificar em tamanhos pequenos e com qualidade de impressão variável;
- É mais rápido e fácil reter e lembrar deles;
- Eles fazem uma primeira impressão mais memorável;
- Eles são mais versáteis e podem ser usados em uma ampla variedade de aplicações;
- Eles podem funcionar bem em uma única cor e não dependem da cor para ter o impacto pretendido;
- Eles se prestam a tornar-se icônicos - o símbolo por si só fala volumes. Pense na VW, BMW, Shell, Nike, Apple, McDonald's, 3M e GE.
O que as cores significam
Primeiramente, as cores não primárias são mais calmas do que as cores primárias. Tenha isso em mente ao especificar sua paleta de cores corporativa. Certifique-se de que suas cores conotam o que a sua empresa representa. (As crianças adoram cores primárias pelo caminho.)



OURO evoca qualidade, prestígio, poder, riqueza e sabedoria.
PURPLE é rico, real e sofisticado, e preenche a lacuna entre o vermelho mais poderoso e o azul mais calmante. É a cor da realeza, porque na época dos reis e rainhas, apenas a aristocracia podia comprar os tecidos roxos, que eram muito caros. Não ocorre na natureza com freqüência. Ao mesmo tempo, é preferido por 75% das crianças pré-adolescentes. O roxo também é a cor do mistério e da espiritualidade.





Para uma visão realmente divertida das cores, visite esta apresentação multimídia interativa de Maria Claudia Cortes que você certamente irá gostar.
Há muito mais que poderíamos dizer sobre esse assunto. Este post do blog é simplesmente para aguçar seu apetite. Se você está pensando em criar ou desenvolver sua própria identidade de marca, dê uma olhada muito séria nas suas opções de cores, certificando-se de que:
- As cores apelam para o seu mercado alvo;
- As cores evocam sentimentos e pensamentos que são congruentes com o que sua empresa representa e sua personalidade;
- As cores ajudam você a se destacar da concorrência. Não tenha medo de ser corajosamente diferente, desde que suas cores sejam atraentes e congruentes com sua mensagem.
Uma grande quantidade de informações reside na Internet para ajudá-lo a aprender sobre cor. Há também inúmeros livros sobre o assunto, e os designers gráficos experientes têm uma boa compreensão da cor. Estes são os recursos que você deve procurar na próxima busca pelas cores certas para sua marca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.