Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Tudo o que você precisa saber sobre Cores e Logotipos

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Tudo o que você precisa saber sobre Cores e Logotipos

Se você está começando uma nova empresa ou considerando uma nova marca da sua atual, seus logotipos e cores desempenham um papel de protagonista em sua identidade corporativa. Seu logo e cores são muitas vezes a primeira coisa que as pessoas vêem da sua empresa, e as primeiras impressões contam muito!

Um estudo revela que fazemos as primeiras avaliações de pessoas, produtos e coisas nos primeiros 90 segundos e de 62% a 90% da nossa avaliação é baseada apenas na cor. Então, pensamos que seria interessante começar uma discussão sobre isso observando como os grandes fazem, quais cores são mais populares e o que essas cores significam.

O que os grandes estão fazendo

Enquanto logotipos extravagantes, complexos e multicoloridos podem ser esteticamente agradáveis ​​e distintos, você notará que a grande maioria dos logotipos representados nas mais recentes marcas Top 100 da Interbrand (edição 2011) são muito simples, com poucas cores e muitas vezes apenas tipo (veja-os aqui » ).

A Logo Factory fez uma análise dos logotipos dessas 100 principais marcas e descobriu:

  • 29% usam vermelho
  • 33% usam azul
  • 13% usam amarelo ou ouro
  • 28% usam preto ou cinza
  • 95% usam apenas uma ou duas cores
  • Apenas 5% usam mais de duas cores
  • 41% usam apenas texto
  • 93% são projetados para serem reconhecidos em tamanhos muito pequenos
  • 67% are horizontal
Logotipos são melhor mantidos simples por uma variedade de razões:
  • Eles são mais fáceis de identificar em tamanhos pequenos e com qualidade de impressão variável;
  • É mais rápido e fácil reter e lembrar deles;
  • Eles fazem uma primeira impressão mais memorável;
  • Eles são mais versáteis e podem ser usados ​​em uma ampla variedade de aplicações;
  • Eles podem funcionar bem em uma única cor e não dependem da cor para ter o impacto pretendido;
  • Eles se prestam a tornar-se icônicos - o símbolo por si só fala volumes. Pense na VW, BMW, Shell, Nike, Apple, McDonald's, 3M e GE.
O que as cores significam

Primeiramente, as cores não primárias são mais calmas do que as cores primárias. Tenha isso em mente ao especificar sua paleta de cores corporativa. Certifique-se de que suas cores conotam o que a sua empresa representa. (As crianças adoram cores primárias pelo caminho.)

AZUL é muito comum porque é a cor mais segura para usar em todo o mundo. É calmante (céu, oceano), confiável e confiável, e pode contribuir para uma sensação de segurança. Também transmite confiança e profissionalismo. E, acredite ou não, demonstrou-se que os examinandos obtêm pontuações mais altas e os levantadores de peso levantam mais nas salas azuis. O azul é percebido como masculino, e é mais preferido pelos homens do que pelas mulheres. É comumente usado para promover produtos de tecnologia, pois conota força e precisão. Por outro lado, o azul foi mostrado para reduzir o apetite, por isso não usá-lo se você é um alimento ou marca de cozinha.

O vermelho é uma das cores mais atraentes e atraentes (é por isso que os sinais de parada e os caminhões de bombeiro são vermelhos). Vermelho é uma cor de energia. Conota paixão, romance e força. De acordo com o Color Matters , o vermelho é uma das duas principais cores preferidas de todas as pessoas, e também uma das cores mais populares para bandeiras nacionais, encontrada em 77% delas. Vermelho significa boa sorte na Ásia e é também a cor mais popular na China. O vermelho é também o mais sensual das cores, como todos sabemos. E aqui está uma descoberta divertida: o ambiente vermelho (e laranja) torna a comida mais atraente, faz com que as pessoas comam mais e comam mais rápido e faça com que elas saiam mais rapidamente. As articulações fast-food usam muito o vermelho (e o laranja). O vermelho também é usado nos cassinos porque pode fazer com que as pessoas percam a noção do tempo.

O VERDE simboliza a natureza, a calma, a aventura, o crescimento, a natureza, a vegetação, a saúde, a fertilidade, a segurança e a harmonia. Verdes mais escuros vêem muito uso no mundo financeiro (afluência). Tons mais claros estão associados ao bem-estar e à serenidade. Verde é fácil de ver e não invasivo. A floresta verde atrai os ricos e pode aumentar o preço percebido de um item.

OURO evoca qualidade, prestígio, poder, riqueza e sabedoria.


PURPLE é rico, real e sofisticado, e preenche a lacuna entre o vermelho mais poderoso e o azul mais calmante. É a cor da realeza, porque na época dos reis e rainhas, apenas a aristocracia podia comprar os tecidos roxos, que eram muito caros. Não ocorre na natureza com freqüência. Ao mesmo tempo, é preferido por 75% das crianças pré-adolescentes. O roxo também é a cor do mistério e da espiritualidade.

AMARELO é uma cor alegre e ensolarada. Ele inspira alegria, energia, esperança e otimismo. É alegre - casas com detalhes em amarelo podem ser compradas mais rapidamente. Também estimula a criatividade. Aparentemente, porém, as pessoas podem perder o ânimo mais facilmente em um quarto amarelo. É uma cor brilhante que é especialmente atraente (é a cor mais visível) e deve ser usada na proporção certa para não se sobrepor. O amarelo contrasta particularmente bem com preto e azul para fornecer as combinações de cores mais legíveis.

ORANGE combina a energia do vermelho com a alegria do amarelo. Entre outras coisas, sugere vitalidade, força, juventude, outono, colheita, Halloween, Ação de Graças e frutas cítricas. Sugere calor, mas não é tão agressivo quanto o vermelho. As crianças gostam disso. É exuberante e brincalhão. A laranja também é usada para fazer um item caro parecer menos caro.

BROWN é a cor da terra, sujeira, natureza, solidez, confiabilidade e aventura. É mais favorecido pelos homens do que pelas mulheres. Porque pode lembrar as pessoas de sujeira, tenha cuidado para usá-lo nos contextos certos.


PRETO pode ser associado a coisas negativas (morte, o desconhecido, mistério, noite, medo), mas também tem muitas conotações fortemente positivas, incluindo intemporalidade, elegância, autoridade, prestígio, poder, intriga, sofisticação e ser elite. É uma cor neutra para que possa ser combinada com qualquer outra cor a um efeito agradável.

BRANCO é a cor da inocência, pureza (vestido de casamento), limpeza (casaco do médico), suavidade, perfeição e segurança. Funciona bem para instituições de caridade, hospitais e negócios relacionados a crianças (sem mencionar a Apple). Como o preto, é uma cor neutra que funciona bem com qualquer outra cor.

Para uma visão realmente divertida das cores, visite esta apresentação multimídia interativa de Maria Claudia Cortes que você certamente irá gostar.


Há muito mais que poderíamos dizer sobre esse assunto. Este post do blog é simplesmente para aguçar seu apetite. Se você está pensando em criar ou desenvolver sua própria identidade de marca, dê uma olhada muito séria nas suas opções de cores, certificando-se de que:
  • As cores apelam para o seu mercado alvo;
  • As cores evocam sentimentos e pensamentos que são congruentes com o que sua empresa representa e sua personalidade;
  • As cores ajudam você a se destacar da concorrência. Não tenha medo de ser corajosamente diferente, desde que suas cores sejam atraentes e congruentes com sua mensagem.
Uma grande quantidade de informações reside na Internet para ajudá-lo a aprender sobre cor. Há também inúmeros livros sobre o assunto, e os designers gráficos experientes têm uma boa compreensão da cor. Estes são os recursos que você deve procurar na próxima busca pelas cores certas para sua marca.


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