Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Como fazer embalagens criativas e destacar sua marca

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Como fazer embalagens criativas e destacar sua marca

Pensar na qualidade do seu produto é, com certeza, algo fundamental para o sucesso, mas é importante lembrar ao empreendedor que esta parte imprescindível ainda não é tudo. Nada como fazer embalagens criativas para diferenciar a sua empresa de seus concorrentes na hora da venda.

Você deve ter em mente que, no ponto de venda (PDV), seu produto terá poucos segundos para chamar a atenção do seu consumidor. Por isso, pense em como fazer a embalagem se destacar e ganhar vida aos olhos do público.

Isso confere à embalagem um papel muito mais importante do que se pode pensar, pois ela tem a função de prender o olhar das pessoas e convencê-las de comprar o seu produto apenas pelas características presentes nas embalagens que os protege. Essas características podem ser um desenho bonito, um design funcional e qualquer outro aspecto que agregue mais valor ao que você quer vender.

Como se pode perceber, a embalagem tem um papel muito maior do que apenas o de proteger. Por isso estamos passando para 4 dicas de como fazer embalagens criativas. Todas elas estão ilustradas com cases incríveis em que foram criadas embalagens com designs interessantes e criativos.

Como fazer embalagem criativa

1. Crie rótulos atrativos

O sua embalagem pode não ter nada de inovador na forma, mas ela pode fazer muito sucesso caso tenha um design criativo e visualmente agradável, como nos cases das empresas abaixo.

Do Bem

A marca Do Bem soube como criar embalagens criativas desde o início de sua empresa. Ela produz sucos de caixinha sem adição de açúcar ou conservantes, que são embalados em caixas super bacanas. A linguagem usada cria um clima de intimidade com o consumidor, trocando frases do tipo “fure aqui” por “vai com tudo”. Além disso, a ilustração deixa tudo tão bonito, que dá vontade de guardar.



Burger King

O rei do fast food resolveu dar mais ênfase aos seus produtos. E nada como fazer embalagens criativas para obter um resultando como este.

Foi uma maneira corajosa e diferente de apresentar os hambúrgueres e as outras comidas. A ilustração é do norte-americano David Iglesias e a criação da Crispin Porter + Bogusky.





2. Procure funcionalidade

Você precisa lembrar que, não importa o que você faça, sua embalagem precisa, além de conservar corretamente o produto, ser funcional.

E como fazer embalagens criativas que atendam estes dois requisitos?

Veja bem: Isso significa que a embalagem vai facilitar o manuseio de quem estiver consumindo a sua marca e, ao mesmo tempo, tem que ser bonita e atrativa.

Mas sempre é possível ir além dos modelos já conhecidos, como uma caixa com alça, um sachê com fecho, ou uma caixinha de suco com canudo. A Brahma, por exemplo, trouxe uma novidade bem prática para a sua tradicional latinha. Ao abrir o lacre, a tampa sai completamente, transformando a lata em um copo.

O fabricante revelou também que a embalagem foi criada após uma pesquisa com mais de 2 mil consumidores, que disseram preferir tomar cerveja em copos ou embalagens de bocas largas. Vale lembrar que a Brahma se inspirou na Cervejaria Castle, da Africa do Sul, que já vende cerveja nesse tipo de embalagens há alguns anos.


3. Inove nas ilustrações

Essa é uma maneira bastante prática de como fazer a embalagem se destacar. Você pode criar embalagens ainda mais atrativas quando inova na maneira de apresentá-las.

Uma ilustração bonita vai chamar muito mais atenção se for apresentada de uma maneira diferente, que traga algo novo para o seu público.

Foi assim que pensou a designer russa Alexandra Istratova, que criou embalagens para purê de vegetais e frutas com um conceito que ela chamou de Kiss (beijo), ainda contando que cada um tem seu único sabor e sentimento. Imagine andar na rua e topar com alguém “beijando” uma embalagem dessas.





Depois desta verdadeira aula de como fazer embalagem criativa, que tal mais algumas referências?

4. Crie edições especiais 

Esta é mais uma forma de chamar atenção para o seu produto através da embalagem. As edições especiais geralmente tem rótulos diferenciados, mais chamativos e criativos do que os que são mostrados usualmente, o que faz com que o consumidor às vezes prefira sua marca apenas para guardar e colecionar as embalagens da edição.

Confira alguns exemplos de edições especiais da Coca-Cola e da Absolut.

Coca-Cola

A empresa fechou parceria com alguns grandes nomes do mundo da moda para as novas edições limitadas das Cocas Diet e Light. Designers italianos como Moschino, Versace, Donatella, Missoni Angela, Ferreti Alberto, Consuelo Castiglioni e Etro estiveram entre os convidados. O resultado foram embalagens com muitas cores e muita criatividade.


Absolut

Esta empresa sabe como fazer embalagem! A marca, que é extremamente conceitual, sempre apela para o lado mais cheio de glamour e criatividade. Em 2006, a Absolut passou a lançar linhas tematizadas em edições especiais, com embalagens especiais e, geralmente, com sabores únicos. O design das embalagens sempre é feito por alguém com muita experiência e respaldo, o que faz com que as garrafas sejam sempre um sucesso.

Confira algumas dessas edições lançadas pelo mundo:





Agora que você já sabe como fazer uma embalagem criativa e dar um destaque super diferente ao seu produto, liga pra gente e vamos juntos produzir suas embalagens com qualidade e segurança!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.