Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Veja a origem do nome de 9 marcas famosas

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Veja a origem do nome de 9 marcas famosas


Todos os dias nós compramos ou usamos diversos produtos e muitas vezes não temos a mínima ideia da origem deles.

Separamos uma lista com o significado e a origem do nome de 9 marcas famosas. Confira:


1 – Google: um erro

O nome da gigante da internet que você usa praticamente todos os dias, surgiu de uma sessão de brainstorming na Universidade de Stanford.

Na época, seu fundador, Larry Page, já esboçava ideias para um site de dados em massa, em conjunto com outros estudantes de graduação.

Uma das sugestões para o nome foi “Googolplex”, um dos maiores números descrevíeis. O nome “Google”, aconteceu por acidente, quando um dos estudantes sem querer errou o modo de escrever a palavra. Page acabou gostando e decidiu registrar a companhia com esse nome.

2 – McDonald’s: dois irmãos



Raymond Kroc é o fundador da rede McDonald’s, ele era um vendedor de máquinas de milkshake quando conheceu os irmãos Dick e Mac McDonald, que administravam uma hamburgueria em San Bernardino, Califórnia (você provavelmente já deve ter assistido ao filme).

Os irmãos McDonald compraram máquinas de Kroc e o vendedor ficou impressionado com o negócio dos dois, assim ele se tornou agente da marca e instalou franquias por todos os Estados Unidos. Anos depois, ele comprou os direitos do nome “McDonald’s”.

3 – Adidas: não é um acrônimo



Muitos acreditam que o nome Adidas é uma sigla para “All day I dream about soccer”. A verdade é que o nome da marca vem do seu fundador, Adolf Dassler, que começou a fabricar calçados esportivos quando retornou de seu tempo de serviço na Primeira Guerra Mundial.

O nome é simplesmente uma combinação do seu apelido, Adi, e as três primeiras letras de seu sobrenome – das.

3 – Rolex: um sussurro

Hans Wilsdorf, fundador da Rolex, queria um nome para sua marca que pudesse ser dito em qualquer língua sem dificuldade.

“Tentei combinar as letras do alfabeto de todas as maneiras possíveis“, disse ele certa vez.

De acordo com ele cada combinação dava a ideia de centenas de nomes, mas nenhum deles parecia adequado. Até que em uma manhã, em Londres, enquanto andava no andar superior de uma carruagem puxada por cavalos, ele disse que um gênio sussurrou “Rolex” em seu ouvido.

4 – Zara: de um filme



Originalmente, o fundador da Zara, Amancio Ortega, nomeou sua empresa em homenagem a um filme de 1964 chamado: Zorba, o grego. Mas isso acabou não durando muito.

A primeira loja da marca foi inaugurada em 1975 e na época próximo ao local existia um bar também chamado Zorba. Ortega já tinha feito o molde das letras para o nome original quando o dono do bar lhe contou que a situação seria muito confusa para as outras pessoas.

No fim das contas, Ortega apenas rearranjou as letras para chegar à palavra mais próxima que poderia e é daí que vem o nome Zara.

5 – IKEA: é uma palavra inventada

A origem do nome IKEA é na verdade bem simples. Seu fundador, Ingvar Kamprad, escolheu a identidade da marca ao combinar as iniciais de seu próprio nome, “IK”, com as da fazenda e vila que ele cresceu no sul da Suécia: Elmtaryd e Agunnaryd.

6 – Starbucks: um personagem de Moby Dick

 

Em uma entrevista ao The Seattle Times, o cofundador da marca, Gordon Bowker, contou que para chegar ao nome “Starbucks” foram analisadas uma lista enorme com diversas palavras que começavam com “ST”, que para eles, essas duas letras juntas passavam a ideia de poder.

“Em um dado momento, alguém surgiu com um mapa de uma mina antiga da Cascatas do Norte e do Monte Rainier, onde havia uma cidade chamada Starbo”, disse ele. “Na hora em que vi ‘Starbo’, lembrei do primeiro companheiro de Melville em Moby Dick: Starbuck”.

7 – Nike: uma deusa grega

O nome da Nike é uma homenagem à deusa grega Nice.

Nike era uma deusa grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. A marca se inspirou na imagem de bronze de Nice que se encontra no Museu do Louvre, em Paris e seu símbolo se assemelha a uma asa também em homenagem à deusa.

Uma curiosidade: a imagem de Nice é obrigatória em todas as medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão.

8 – Gatorade: um time de futebol americano



O nome da Gatorade é uma homenagem a um time de futebol americano.

Um time de médicos da Universidade da Flórida desenvolveu o isotônico para os jogadores de futebol americano do Florida Gators, que tinham muitos problemas para jogar com as temperaturas elevadas do estado norte-americano.

9 – Amazon: o rio

Quando a Amazon surgiu, em 1995, seu fundador, Jeff Bezos, tinha uma ideia diferente para o nome da marca. Bezos queria chamá-la de Cadabra. Mas o primeiro advogado da empresa o convenceu de que o nome era uma ideia ruim já que lembrava a cadáver.

Por fim, o CEO acabou com o nome “Amazon”, ou Amazonas em português, em homenagem ao maior rio do planeta. A imagem do rio também foi incorporada ao primeiro logo da companhia.

O CEO também pensou no nome “Relentless” (implacável). O nome não pegou, mas se você tentar acessar a página relentless.com, será automaticamente redirecionado ao da Amazon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.