Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Veja as vantagens do livro impresso em relação ao digital

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Veja as vantagens do livro impresso em relação ao digital

A tecnologia trouxe facilidades no acesso à comunicação e a informação, mas não conseguiu substituir o prazer de abrir um livro impresso para uma boa leitura.

Bill Gates, fundador da maior e mais popular empresa de software do mundo, tem uma frase que mostra a importância da tecnologia e a necessidade dos livros: 
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a sua própria história.”
Diante de todas as possibilidades da leitura digital, o ato de tocar e sentir um livro em formato impresso ainda é uma experiência única que apresenta vantagens para o leitor adulto e infantil.

Confira quais são elas lendo nosso post!

O poder mágico do livro impresso

A leitura digital possui funcionalidades que muito ajudam no dia a dia, mas o livro impresso exerce uma magia sobre o leitor.

O encanto começa ao deitar em uma rede, sofá ou cama e, relaxadamente, devorar todo o conteúdo oferecido, esquecendo dos minutos e das horas que passam.

Folhear um livro é um processo que faz com que as pessoas queiram levar o autor predileto dentro das suas malas, bolsas e pastas, independente do lugar que estiverem indo.

Dessa forma, se engana quem pensa que o livro impresso está obsoleto, seja ele infantil, gibi, romance, de poesia, didático ou técnico, dentre os muitos gêneros disponíveis.

Confira as principais vantagens que os livros em formato impresso oferecem aos leitores:

A experiência visual

A vantagem do livro impresso está no prazer de senti-lo em todos os aspectos, com as mãos e com os olhos.

Você tem contato direto com a capa, com a gramatura do papel, com cada palavra e isso faz a experiência da leitura se tornar mais gostosa e intensa a cada página virada.

Mais concentração na leitura

O fato da leitura ser mais interativa e dispersa no ambiente digital faz com que o ato de ler seja um problema para os educadores e os leitores quando o assunto é concentração.

Leituras no tablet ou computador tendem a ser interrompidas constantemente, já que os equipamentos estão sujeitos às notificações e aberturas de novas janelas.

Por isso, a leitura impressa apresenta melhores resultados no quesito foco durante a leitura.

Livros impressos facilitam o sono

Um estudo realizado no Brigham and Women’s Hospital, de Boston, comparou os efeitos da leitura digital e da impressa antes de dormir.

Os resultados mostraram que pessoas que usam leitores digitais a noite dormem mais tarde e têm a qualidade do sono prejudicada.

Dessa forma um livro impresso é sempre uma boa companhia antes de dormir.
Menor cansaço visual

A leitura digital é indicada para uma pesquisa ou conteúdos rápidos, pois a luminosidade da tela promove o cansaço aos olhos, limitando o tempo de uso.

Já os impressos não causam esse problema e o leitor pode desfrutá-los pelo tempo que desejar.

Leitura impressa ou digital?

Escolher a melhor forma de leitura vai depender da situação e necessidade de cada leitor. O importante é escolher o meio mais adequado para cada momento.

Pondere a funcionalidade do digital e as vantagens do impresso, refletindo sobre a possibilidade de um meio complementar o outro.

Agora que você já conhece as vantagens do livro impresso em relação ao digital que tal fazer a impressão sob demanda da sua obra com a gente e tornar seu sonho realidade?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.