Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Descubra como ter um design de embalagem mais criativo e eficiente

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Descubra como ter um design de embalagem mais criativo e eficiente


Diferenciar marcas no mercado atual é um grande desafio. Nesse sentido, o design da embalagem pode ser um ponto determinante. Afinal, este é o primeiro contato que os clientes têm com o seu produto. Portanto, é necessário ter muito cuidado e cuidado no processo de criação para garantir bons resultados.

Neste artigo, mostraremos como realizar um processo de design de embalagem eficiente. Além disso, daremos algumas dicas para garantir sua criatividade e eficiência. Confira!

Como deve ser o processo de criação de uma embalagem

O design de embalagens depende de um processo que envolve diferentes áreas do negócio. Claro, existe um setor, geralmente o Marketing, responsável por direcionar a criação deste design em concordância com o negócio. Mas há vários outros aspectos que requerem conhecimentos específicos.

Acompanhe a seguir os principais pontos desse processo e seus impactos no resultado final.

Entendendo o público

Uma etapa importante na criação de uma boa embalagem é conhecer os hábitos e preferências de seus compradores. Até porque precisam aprovar o resultado. Portanto, é ideal fazer uma pesquisa.

Ele pode ser usado para identificar alguns elementos que podem ter um efeito. Por exemplo: preferências de cores, formatos e detalhes que ajudam a tornar o produto mais fácil de usar, transportar e armazenar na casa das pessoas.

Apresentação do produto

A principal função da embalagem é proteger um determinado produto. Mas também pode ajudar na sua apresentação. Bem desenhada e concebida, pode ser um dos motivos da escolha do cliente. Assim como pode vir a ser o motivo de desistência da compra, caso não represente de acordo a qualidade e segurança do produto; e seus atributos.

Portanto, deve-se destacar as principais qualidades e diferenciais do produto. Além disso, é fundamental que as informações sejam colocadas de forma clara e legível. Quanto melhor for a definição das imagens e dos elementos usados, maiores serão as chances de um design de embalagem eficaz.

Conformidade com a legislação

Também é imprescindível que a embalagem atenda a determinados requisitos legais, dependendo de cada tipo de produto.

Por exemplo, produtos alimentícios devem fornecer informações sobre os ingredientes usados, além da presença de certos ingredientes alergênicos. Já os produtos de limpeza, devem informar sobre os riscos de contaminação.

Em suma, cada tipo de produto tem suas particularidades. Porém, algumas informações são mais comuns. É o caso das orientações sobre conservação, prazo de validade, dados da empresa e do lote de fabricação.

Garantindo um design de embalagem criativo e eficiente

Seguir as etapas descritas acima fornece a base necessária para a criação de o design de embalagem eficaz. Porém, é necessário estar atento a alguns detalhes para se destacar e obter melhores resultados. Abaixo relatamos os principais:

Pense em logística

Muitas empresas ainda falham nisso. Isso acontece quando a equipe responsável pelo desenvolvimento de embalagens concentra seus esforços exclusivamente na parte criativa do negócio. No entanto, também é necessário atender aos requisitos funcionais.

Isso significa que além de tornar o produto fácil de usar, deve garantir sua proteção no processo logístico. Por exemplo, considere um pacote de amaciante de tecido sem alça. Pode ser o mais bonito de todos, mas não seria funcional.

Outra prova de que a logística e a funcionalidade das embalagens podem definir o destino de um produto é a evolução das embalagens de leite. No início era vendido em garrafas. Posteriormente, foi vendido em sacos. No entanto, a grande diferença veio com as caixas. Além de ajudar a preservar o produto por mais tempo, também reduziram o volume de perdas durante o transporte. Também é mais fácil manter em estoque nas lojas e supermercados e até mesmo em casa, nas dispensas, armários ou na geladeira.

Diferencie-se dos concorrentes

Inovar é a principal forma de se diferenciar e se destacar no mercado. Por isso, é importante encontrar um jeito de oferecer uma novidade aos clientes. Em outras palavras, ir além do que todas as empresas já fazem. Afinal, o comportamento do consumidor muda ao longo dos anos.

Voltando ao exemplo da caixa de leite, seu design mudou com o decorrer do tempo. Cada empresa buscou facilitar o uso do produto de alguma maneira. Se antes as pessoas precisavam de uma faca ou tesoura para abrir uma caixinha, hoje algumas marcas oferecem tampa de rosca.

Então, procure uma solução que facilite a vida do seu cliente. Pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença para ele e no ato da decisão de compra. Com isso, você conquista a preferência do mercado e sai na frente dos concorrentes.

Trabalhe em conjunto com o setor de marketing

O seu setor de marketing deve ser seu grande aliado na criação do design de uma embalagem. Não apenas com a questão criativa e visual, mas, principalmente, de forma estratégica. Afinal, ele tem uma base de informação riquíssima sobre os clientes e prospects que deve ser utilizada com inteligência.

Portanto, esse setor é capaz de ajudar na identificação de elementos que podem acrescentar um diferencial importante ao design da embalagem.

Ele pode utilizar diversas técnicas de análise, além de pesquisas de mercado para descobrir o que os concorrentes têm feito e qual a reação do público. Esse é um modo de identificar os pontos fortes a serem utilizados a seu favor, e de levantar as melhorias que podem ser implementadas para suprir alguma necessidade específica dos clientes.

Adicionar um código de barras O código de barras

Embora seja um elemento simples, é essencial para uma boa embalagem e tem grande potencial de uso. É o principal ponto de partida na identificação do produto e pode trazer uma série de benefícios diretos e indiretos para sua empresa.

Para começar, você não pode vender seus produtos para varejistas e empresas em geral sem ele. Isso porque é um item essencial para o registro em qualquer sistema de gestão atualmente utilizado por tais organizações.

O código de barras também facilita o gerenciamento de sua produção. Graças ao código numérico que representa, sua empresa pode categorizar produtos e inserir várias informações relevantes.

Bem, uma vez que todos esses pontos foram mencionados, ficou mais fácil criar um design de embalagem mais criativo e eficiente para seus produtos. Basta prestar atenção aos detalhes ao longo do processo e o resultado final será um sucesso.

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