Pense na seguinte situação: o consumidor leva para casa dois molhos de tomate, o primeiro embalado no formato de TradPouch e o segundo em embalagens que precisam de ferramentas para serem abertas, como tesouras, por exemplo. Na hora de abrir, para a primeira embalagem basta usar as mãos, sem nenhum tipo de ferramenta, já para a segunda é necessário um instrumento específico, como abridores, entre outros. Na hora de usar o produto, a primeira embalagem permite que todo ele seja aproveitado, a segunda dificulta a retirada do fim do produto. Na hora de guardar, a primeira ocupa pouco espaço na geladeira ou armário, já a segunda não se adapta tão bem a qualquer ambiente. Além disso, um grande diferencial é que o TradPouch possui um zíper, tipo zip-loc. Assim é possível fechar a embalagem de maneira a preservar os alimentos quando já consumidos uma parte – diferente de muitos recipientes que ficariam abertos na geladeira, expondo o produto.
Olhando pro cenário descrito acima, qual das opções acha que o consumidor irá escolher em uma próxima vez que for comprar o produto? A mais prática e que gerou melhor experiência para ele. Por isso é importante pensar estrategicamente na embalagem, ela interfere diretamente na decisão de compra do consumidor.
Praticidade como fator surpresa
Geralmente os clientes não esperam muito das embalagens das mercadorias que consomem. Quando se deparam com algo pensado para ser prático, se sentem valorizados e encantados. Nesse caso, a praticidade se torna um fator surpresa que gera aquele sentimento de “finalmente alguém pensou em mim”. A identificação gerada pela embalagem aproxima o consumidor da empresa e o fideliza, uma vez que este irá querer repetir a boa experiência que teve.
Por tanto, investir em uma embalagem prática é também uma estratégia de retenção e aproximação com o cliente.
Boca a boca: a melhor propaganda para o seu negócio
Outra vantagem de se apostar em uma embalagem diferenciada e prática é a promoção do produto. Se o consumidor teve uma boa experiência com a mercadoria e se surpreendeu com a embalagem, possivelmente ele indicará a marca para amigos e familiares, aumentando o número de potenciais consumidores.
As pessoas tendem a comprar sempre os produtos que já conhecem ou que têm alguma aprovação consensual. Se a mercadoria que vende compete com grandes e estabelecidas marcas, a promoção boca a boca é uma grande aliada para incentivar que as pessoas provem o produto e se tornem clientes.
Acima temos uma embalagem funcional na forma de cone para batatas fritas com um espaço para encaixar copinhos de molho. A esquerda temos o protótipo dela sem impressão e à direita, uma versão final com impressão em duas cores e a marca da lanchonete.
Abaixo temos uma embalagem para espeto de churrasco e porta molho, seguindo os mesmos princípios da anterior. Note que parte de suas funcionalidades são facilitar o manuseio do alimento de forma a não lambuzar as mãos do usuário no transporte. No caso do consumo local, o mesmo não precisa manter as mãos ocupadas o tempo todo, podendo simplesmente deixar o produto sobre a mesa enquanto aguarda a carne esfriar ou durante a aplicação do molho. Muito prático, não!?
A Gráfica Moura Ramos possui larga experiência na confecção de embalagens de papel e muitas delas com funcionalidades que facilitam seu uso, garantem a integridade do produto e sua segurança. Temos um vasto portfólio com diversos modelos ideais para diferentes produtos.
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