O mercado de delivery está bombando no Brasil. Com o crescimento dos aplicativos de entrega e uma demanda cada vez maior do público por um serviço que traga conforto e conveniência, muitas empresas ganham um bom dinheiro com vendas de comida online. Por tanto, se você está iniciando a sua atividade com delivery, confira estas 5 dicas essenciais para quem está iniciando no ramo de vendas de comida online:
1 – Vá com calma
Quando falamos sobre vendas de comida online é natural querer entregar para a cidade toda, afinal, todo empreendedor é ambicioso. Mas é preciso ter calma. Comece pequeno, com entregas apenas bem próximo à região da sua empresa.
1 – Vá com calma
Quando falamos sobre vendas de comida online é natural querer entregar para a cidade toda, afinal, todo empreendedor é ambicioso. Mas é preciso ter calma. Comece pequeno, com entregas apenas bem próximo à região da sua empresa.
Neste primeiro momento, você precisa descobrir 3 pontos principais:
2 – Faça uma divulgação eficiente para as vendas de comida online
O maior desafio de quem começa no delivery é a divulgação. O público precisa saber que você existe e que presta este serviço, e é o seu trabalho falar isso para ele.
Você pode começar pelas redes sociais, este é um dos principais meios para vendas de comida online. É um tipo de divulgação que não é tão cara, e pode ser bem definido para a sua área de entrega e de acordo com o público e o horário que deseja alcançar. Mas, é claro, que isso não elimina a importância das mídias offline. O ideal é trabalhar com ambas em conjunto.
Por exemplo, perto da hora da janta, faça alguns posts patrocinados no Facebook, dentro da região de entrega. Esta rede tem um conceito interessante de geofencing. Ele cria uma espécie de “cerca”, com um raio relativamente pequeno, e que exibe anúncios para todos que estiverem na área.
3 – Use embalagens inteligentes
Uma boa dica é no momento de embalar. Este é um grande desafio, pois é preciso que a comida chegue bem quentinha, mas sem gerar um custo muito alto para o estabelecimento. Isso sem falar também na preocupação sustentável, que pode ser um grande diferencial para o seu público.
Então, procure combinar todas estas características em uma embalagem. Ela deve ser eficiente para o seu produto, não muito cara e que seja uma opção mais sustentável possível. Pense na experiência do cliente e na relação que ele irá construir a sua marca.
4 – Fidelize o cliente
Falando na experiência do cliente, nos primeiros momentos do seu delivery isso é absolutamente essencial. Seu maior objetivo é criar uma base de consumidores fiel, que irá pedir com frequência. Portanto, invista muito em satisfação do cliente no primeiro momento.
Bebida de graça, aumentar a batata, incluir uma sobremesa, são ótimas práticas como um bônus na primeira refeição. Se isso for muito caro, você pode investir em programas de fidelização, como uma sobremesa grátis a cada 10 compras. Agregar valor, além de um ótimo serviço e uma ótima comida, ajuda a fidelizar muito os clientes.
5 – Considere automatizar seu atendimento
Os chatbots são alguns dos recursos de Inteligência Artificial mais utilizados na atualidade para vendas de comida online. Acessíveis e funcionais, estas ferramentas diariamente auxiliam centenas de milhares de empresas a oferecem um atendimento de maior eficácia aos seus clientes.
Como essa tecnologia pode ser facilmente empregada em negócios de todos os portes, ela está transformando a experiência do usuário e modificando os seus hábitos. Os restaurantes que já estão aproveitando dessa tecnologia, confirmam como o uso dos chatbots melhoram atendimento e vendas. A exemplo disso, temos o case FunBurgers e Anota AI: A revolução do atendimento.
Atualmente, outras empresas oferecem chatbots conhecidos como “burro”, pois não interpretam as mensagens dos clientes e respondem somente comandos específicos. Assim, eles não agilizam o atendimento e nem otimizam o tempo de realização do pedido, pois é necessário o cliente ficar teclando 1 para… 2 para… e assim por diante.
A facilidade de uso e a objetividade são quesitos chave nos serviços da Anota AI. O sistema agiliza o atendimento aos clientes e fornece informações relevantes sobre o perfil do consumidor.
A empresa disponibiliza um KDS (Kitchen Display System)
Um KDS é um sistema de telas na cozinha, instalado ali para facilitar a gestão dos pedidos e sua produção, reduzindo qualquer possibilidade de erro na montagem das entregas. Muitos aplicativos de automação não possuem e não disponibilizam esse recurso.
Recolhimento de feedback
Por meio de inteligência artificial, alguns sistemas identificam quando um cliente fez um comentário positivo ou negativo. Como resultado, todos os feedbacks ficam disponíveis no sistema administrativo, tornando possível identificar o cliente e o problema da situação.
Cadastro de promoções
Você pode cadastrar promoções para dias específicos da semana. Quando o cliente perguntar por promoções ao chatbot, ele vai avisar e incentivar ao aproveitamento das ofertas.
Geração de relatórios
Você pode acessar relatórios de vendas e clientes que irão oferecer insights e informações cruciais para seu negócio, ajudando-o a tomar as melhores decisões. Da mesma forma, métricas como mapa de calor de entregas (quais regiões você mais vende), melhores clientes, vendas por dias da semana e horários, e até mesmo pesquisas de satisfação estarão disponíveis para você nos relatórios.
Programa de fidelidade
Engaje e valorize seu cliente com programas de fidelidade instalados por meio do sistema. Certamente, fidelizar um cliente que já foi conquistado é ainda mais importante do que conquistar novos consumidores, já que clientes antigos podem realizar novas compras repetidamente e recomendar o seu serviço para outras pessoas.
Como você pode ver, existem muitos diferenciais e benefícios em usar chatbots. Mas concluindo, com atendimentos mais ágeis, mais clientes ficam satisfeitos, mais demandas são cumpridas e mais lucro é gerado para a empresa.
Em função de todas estas vantagens que elencamos aqui, empresas de todos os segmentos de mercado podem se beneficiar do investimento na implantação de um chatbot para atendimento, até mesmo os restaurantes. Com um sistema assim, torna-se mais fácil cobrir todos os chamados e não perder nenhum pedido.
- Se existe demanda pelo serviço;
- Qual é o nível procura. Por exemplo, existem deliverys que só abrem no fim de semana;
- Qual é o valor médio dos pedidos.
2 – Faça uma divulgação eficiente para as vendas de comida online
O maior desafio de quem começa no delivery é a divulgação. O público precisa saber que você existe e que presta este serviço, e é o seu trabalho falar isso para ele.
Você pode começar pelas redes sociais, este é um dos principais meios para vendas de comida online. É um tipo de divulgação que não é tão cara, e pode ser bem definido para a sua área de entrega e de acordo com o público e o horário que deseja alcançar. Mas, é claro, que isso não elimina a importância das mídias offline. O ideal é trabalhar com ambas em conjunto.
Por exemplo, perto da hora da janta, faça alguns posts patrocinados no Facebook, dentro da região de entrega. Esta rede tem um conceito interessante de geofencing. Ele cria uma espécie de “cerca”, com um raio relativamente pequeno, e que exibe anúncios para todos que estiverem na área.
3 – Use embalagens inteligentes
Uma boa dica é no momento de embalar. Este é um grande desafio, pois é preciso que a comida chegue bem quentinha, mas sem gerar um custo muito alto para o estabelecimento. Isso sem falar também na preocupação sustentável, que pode ser um grande diferencial para o seu público.
Então, procure combinar todas estas características em uma embalagem. Ela deve ser eficiente para o seu produto, não muito cara e que seja uma opção mais sustentável possível. Pense na experiência do cliente e na relação que ele irá construir a sua marca.
4 – Fidelize o cliente
Falando na experiência do cliente, nos primeiros momentos do seu delivery isso é absolutamente essencial. Seu maior objetivo é criar uma base de consumidores fiel, que irá pedir com frequência. Portanto, invista muito em satisfação do cliente no primeiro momento.
Bebida de graça, aumentar a batata, incluir uma sobremesa, são ótimas práticas como um bônus na primeira refeição. Se isso for muito caro, você pode investir em programas de fidelização, como uma sobremesa grátis a cada 10 compras. Agregar valor, além de um ótimo serviço e uma ótima comida, ajuda a fidelizar muito os clientes.
5 – Considere automatizar seu atendimento
Os chatbots são alguns dos recursos de Inteligência Artificial mais utilizados na atualidade para vendas de comida online. Acessíveis e funcionais, estas ferramentas diariamente auxiliam centenas de milhares de empresas a oferecem um atendimento de maior eficácia aos seus clientes.
Como essa tecnologia pode ser facilmente empregada em negócios de todos os portes, ela está transformando a experiência do usuário e modificando os seus hábitos. Os restaurantes que já estão aproveitando dessa tecnologia, confirmam como o uso dos chatbots melhoram atendimento e vendas. A exemplo disso, temos o case FunBurgers e Anota AI: A revolução do atendimento.
Atualmente, outras empresas oferecem chatbots conhecidos como “burro”, pois não interpretam as mensagens dos clientes e respondem somente comandos específicos. Assim, eles não agilizam o atendimento e nem otimizam o tempo de realização do pedido, pois é necessário o cliente ficar teclando 1 para… 2 para… e assim por diante.
A facilidade de uso e a objetividade são quesitos chave nos serviços da Anota AI. O sistema agiliza o atendimento aos clientes e fornece informações relevantes sobre o perfil do consumidor.
A empresa disponibiliza um KDS (Kitchen Display System)
Um KDS é um sistema de telas na cozinha, instalado ali para facilitar a gestão dos pedidos e sua produção, reduzindo qualquer possibilidade de erro na montagem das entregas. Muitos aplicativos de automação não possuem e não disponibilizam esse recurso.
Recolhimento de feedback
Por meio de inteligência artificial, alguns sistemas identificam quando um cliente fez um comentário positivo ou negativo. Como resultado, todos os feedbacks ficam disponíveis no sistema administrativo, tornando possível identificar o cliente e o problema da situação.
Cadastro de promoções
Você pode cadastrar promoções para dias específicos da semana. Quando o cliente perguntar por promoções ao chatbot, ele vai avisar e incentivar ao aproveitamento das ofertas.
Geração de relatórios
Você pode acessar relatórios de vendas e clientes que irão oferecer insights e informações cruciais para seu negócio, ajudando-o a tomar as melhores decisões. Da mesma forma, métricas como mapa de calor de entregas (quais regiões você mais vende), melhores clientes, vendas por dias da semana e horários, e até mesmo pesquisas de satisfação estarão disponíveis para você nos relatórios.
Analisar os resultados de suas ações é sempre essencial para ver se elas estão funcionando.
Programa de fidelidade
Engaje e valorize seu cliente com programas de fidelidade instalados por meio do sistema. Certamente, fidelizar um cliente que já foi conquistado é ainda mais importante do que conquistar novos consumidores, já que clientes antigos podem realizar novas compras repetidamente e recomendar o seu serviço para outras pessoas.
Como você pode ver, existem muitos diferenciais e benefícios em usar chatbots. Mas concluindo, com atendimentos mais ágeis, mais clientes ficam satisfeitos, mais demandas são cumpridas e mais lucro é gerado para a empresa.
Em função de todas estas vantagens que elencamos aqui, empresas de todos os segmentos de mercado podem se beneficiar do investimento na implantação de um chatbot para atendimento, até mesmo os restaurantes. Com um sistema assim, torna-se mais fácil cobrir todos os chamados e não perder nenhum pedido.
Fonte: https://anota.ai
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