Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Quais são as dicas essenciais para uma criação de marca de destaque?

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Quais são as dicas essenciais para uma criação de marca de destaque?


Você sabia que para 32% dos consumidores do país, o design da embalagem é sempre um fator decisivo na hora de escolha de um produto? É o que diz a pesquisa divulgada pela Two Sides, e publicada no site da Abic em 2019.

Inclusive, no varejo a embalagem é chamada de “O vendedor silencioso” tamanha a sua capacidade de influenciar compras. Com tanto poder de influência sobre os consumidores, vale a pena investir numa boa criação de marca para seus produtos, certo? 

Para te ajudar a entender melhor como funciona esse processo, apresentamos aqui um artigo com algumas dicas para desenvolver um design de embalagens efetivo e marcante. Boa leitura!

Como o design de embalagens pode agregar valor à marca?

A embalagem é a um dos pontos mais fortes de contato direto entre uma marca e seu público-alvo. Se avaliarmos com atenção veremos que é o único ponto de contato físico de um produto de varejo com seu consumidor. Uma embalagem com um bom design consegue expressar toda a identidade visual da marca. Além disso, desperta memórias, aguça sentidos, gera curiosidade e associa sensações positivas ao consumo do produto.

Quais são as dicas essenciais para uma criação de marca de destaque?

Separamos cinco itens que não podem ser deixados de lado durante o processo de criação de uma embalagem. Confira a seguir!

1. Faça um estudo de mercado

Um bom briefing de design de embalagem contempla uma completa análise de concorrência e mercado. Dessa forma, é possível entender as tendências e projetar a marca no cenário, visualizando suas potencialidades e seus diferenciais.

2. Aposte na estética

Uma vez no mercado, a embalagem precisa ter atributos suficientes para chamar a atenção do consumidor à primeira vista. Por isso, a segunda dica diz respeito ao aspecto visual da identidade do produto.

Pesquise tendências de cores e estilos, buscando a que mais se encaixa no conceito. Estude a psicologia das cores (você sabia que cada cor pode inspirar determinados sentimentos, como fome, sono e tranquilidade, em quem a observa?) e integre os elementos, construindo um mix coerente e cheio de identidade.

3. Apresente informações acessíveis

Nem só de design vive uma embalagem. É preciso considerar que este é o espaço para transmitir informações legais ao consumidor. Elas precisam estar colocadas em local visível e dispostas de maneira acessível, para que o cliente compreenda cada um dos atributos do produto que está consumindo.

Não se esqueça: ser transparente com os clientes é uma estratégia infalível para consolidar uma criação de marca.

4. Seja estratégico em questões logísticas

É realmente tentador desenvolver uma embalagem a partir de matérias-primas nunca utilizadas, com formatos inusitados e detalhes completamente fora do convencional. Mas se lembre de que cada escolha tem um preço, e, em alguns casos, o valor da embalagem e os gastos com armazenamento e transporte poderão tornar o investimento alto demais.

5. Não se esqueça da funcionalidade

Um dos pulos do gato para quem busca uma forma de se consolidar no mercado é criar embalagens que sejam funcionais mesmo após o fim do produto. Isso faz com que o consumidor acrescente novos significados à compra e coloque a marca acima das demais em razão de sua funcionalidade extra.


Como apostar em um design de embalagens diferenciado?

Após ler cada um dos itens anteriores, deu para perceber que o trabalho de criação de marca é mais complexo do que parece, não é mesmo? Por isso, a dica mais importante para conquistar um resultado satisfatório no processo é: conte com o apoio de uma agência com expertise em fazer brandings campeões.

Uma boa agência irá trabalhar na construção de branding. Nesse caso, cada um dos elementos da identidade do cliente (slogan, cores, elementos visuais) será cuidadosamente combinado para compor uma identidade visual marcante e incomparável. Quem trabalha de forma diferente não pode colher outro resultado que não seja a diferenciação e o destaque dos concorrentes. Por isso, investir no design de embalagens é uma etapa essencial do processo de criação de marca.

Resumindo tudo, as dicas essenciais para uma criação de marca de destaque são:
  • Faça um estudo de mercado. Um bom briefing de design de embalagem contempla uma completa análise de concorrência e mercado;
  • Aposte na estética;
  • Apresente informações acessíveis;
  • Seja estratégico em questões logísticas;
  • Não se esqueça da funcionalidade.
Agora nós queremos saber: de que maneira sua empresa investe em diferenciação no design de produtos? Conte para nós nos comentários!

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