Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Design de embalagem profissional – Saiba o que um design bem feito pode fazer por seu produto

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Design de embalagem profissional – Saiba o que um design bem feito pode fazer por seu produto


Pode não parecer, mas a embalagem tem um peso significativo nas vendas de qualquer produto; juntamente com o posicionamento da marca e o preço é que o consumidor faz sua análise e a escolha por seu produto ou do concorrente no ponto de venda (PDV). Dizemos que a embalagem ganha um ponto a mais nessa escala de importância; pois é pela embalagem que o consumidor toma contato físico com o produto e com a marca.

Neste artigo, abordamos algumas informações para que você saiba a importância de contratar um bom designer de embalagens profissional e sabia como criar valor para seu produto. confira!

Funções de uma embalagem

Antes de mais nada é importante saber que uma das funções da embalagem é a proteção da mercadoria, além disso a embalagem quando a embalagem é bem feita por um profissional ganha outras funções extremamente importantes para o produto. Abaixo você encontra algumas:

Criar conexão entre produto e consumidor


Apresentar o produto de forma correta ao público é uma das maneiras mais eficientes de aumentar o potencial da mercadoria. O primeiro contato entre produto e consumidor se dá no visual da embalagem, é nesse momento que o cliente irá cogitar levar ou não o produto para casa.

Agregar valor

A embalagem precisa ser condizente com as funcionalidades que o produto oferece, sendo eles o padrão de qualidade, os valores e os conceitos do produto. Além disso, é necessário pensar na logística e distribuição da mercadoria antes mesmo da definição da embalagem.

Proteger e dar informações sobre o produto

É a embalagem que garante a integridade do produto, fazendo com que ele permaneça em boas condições de consumo quando chega no mercado. Além disso, a embalagem tem a obrigatoriedade de informar qual a composição, a tabela nutricional, o peso e outras informações importantes para a compra da mercadoria.

Design de Embalagens Profissional

Embalagem profissional – Um dos diferenciais que uma embalagem bem construída visualmente é fortalecimento de sua marca e atrair um público ainda maior. Para isso, é preciso contratar um boa agência de publicidade ou design que seja especialista em desenvolvimento de embalagens é bom que você veja os trabalhos já executado por eles.

Eles irão te ajudar não somente construir o visual do produto, mas também por te assessorar e apontar quais legislações regulam as a sua categoria de produtos e qual as informações as são obrigatórias, a fim de que seu produto esteja de acordo com as normas do Inmetro, ANVISA, MAPA entre outros .

Além disso, o a agencia responsável pela criação de embalagens, sabe utilizar corretamente as técnicas para aplicação de quais cores e composições de marca utilizar no material escolhido para que o processo de impressão do produto obtenha o resultado esperado.

Legislação e obrigatoriedades

A ANVISA possui algumas regulamentações e obrigatoriedades que os design de embalagens precisam cumprir para que estejam de acordo com as normas de higiene. A Resolução RDC 91/2001 é a regulamentação geral da ANVISA, principalmente quanto a embalagens para alimentos.

Além disso, na rotulagem do produto a ANVISA pede para que as embalagens profissionais tenham:
  • Denominação de venda;
  • Lista de ingredientes;
  • Conteúdo líquido e ou peso;
  • Indicação da origem;
  • Nome ou razão social e endereço do fabricante / importador;
  • Lote e Prazo de validade;
  • Instruções sobre o preparo e uso, quando necessário.
CUIDADO, pois é expressamente proibido utilizar vocábulos, sinais, denominações, símbolos, emblemas, ilustrações ou outras representações gráficas que possam tornar a informação falsa, incorreta, insuficiente, ou que possa induzir o consumidor a equívoco, erro, confusão ou engano, em relação à verdadeira natureza, composição, procedência, tipo, qualidade, quantidade, validade, rendimento ou forma de uso do alimento.



Embalagem como instrumento de marketing e vendas

Uma embalagem bem construída com um visual atrativo e condizente com a categoria de seu produto e alinhado a um plano estratégico, representa um grande diferencial e pode representar em um aumento significativo nas vendas de seu produto. Uma boa agência especialista em criação de embalagens conhece o mercado, analisa seus concorrentes e sabe como o consumidor se comporta.

Por esse motivo, é de suma importância escolher uma agência que saiba entender suas necessidades e estude seu produto para produzir uma embalagem que siga todas as regras a fim de fortalecer a marca e fidelizar os consumidores.

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