Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 16 de Novembro - Dia Nacional dos Ostomizados

domingo, 16 de novembro de 2014

16 de Novembro - Dia Nacional dos Ostomizados


Os termos de ostomia e estoma são termos descritivos gerais que muitas vezes são usados como sinônimos embora tenham significados diferentes.

Uma ostomia refere-se à abertura criada cirurgicamente no corpo para a descarga de resíduos do corpo.

Um estoma é o fim real do ureter ou intestino pequeno ou grande, que pode ser visto saliente através da parede abdominal.

Os tipos específicos mais comuns de ostomias são descritos abaixo:

Colostomia

A abertura criada cirurgicamente no cólon (intestino grosso), que resulta em um estorna. Uma colostomia é criado quando uma parte do cólon ou do reto é removido, e o restante do cólon é trazido para a parede abdominal. Pode ainda ser definida pela porção do cólon envolvido e / ou a sua permanência.

Colostomia temporária

Permite que a porção inferior do cólon para descansar ou curar. Ele pode ter uma ou duas aberturas (se dois, um descarregará apenas muco).

Colostomia permanente

Geralmente envolve a perda de parte do cólon, mais comumente do reto. A extremidade da porção remanescente do cólon é trazido para fora da parede abdominal para formar o estoma.

Sigmóide ou Descendente da colostomia

O tipo mais comum de uma ostomia, na qual a extremidade do cólon descendente ou sigmóide é trazida à superfície do abdômen. É geralmente localizada no lado inferior esquerdo do abdômen.

Colostomia transversa

A abertura cirúrgica criada no cólon transverso, resultando em uma ou duas aberturas. Ele está localizado na parte superior do abdome, lado meio ou à direita.

Circuito da colostomia

Normalmente criada no cólon transverso. Este é um estoma com duas aberturas, uma descarga de fezes, o segundo muco.

Crescente colostomia

Uma abertura relativamente raro na porção ascendente do cólon. Ele está localizado no lado direito do abdômen.

Ileostomia

Uma abertura criada cirurgicamente no intestino delgado, geralmente no final do íleo. O intestino delgado é trazido, através da parede abdominal para formar um estoma. Ileostomias podem ser temporários ou permanentes, e podem envolver a remoção de toda ou parte de todo o cólon.

Reservatório ileoanal (J-Bolsa)

Esta é agora a alternativa mais comum para a ileostomia convencional. Técnica, que não é uma ostomia, pois não há estoma. Neste procedimento, o cólon e a maior parte do reto são removidos cirurgicamente e uma bolsa interna é formada a partir da porção terminal do íleo. Uma abertura na parte inferior desta bolsa está ligado ao orifício retal de tal modo que os músculos do esfíncter do orifício retal existentes podem ser utilizadas para a continência. Este procedimento só deve ser realizado em pacientes com colite ulcerativa ou polipose familiar que não perderam previamente seus esfíncteres do orifício retal. Além disso, para a embalagem de "J", há "S" e "W" bolsa variantes geométricas. É também chamado de anastomose ileoanal, pull-thru, endoretal pullthrough, bolsa pélvica e, talvez o nome mais impresssive, ileal pouch anastomose do orifício retal (IPAA).

Ileostomia Continente (Kock Pouch)

Nesta variação cirúrgica da ileostomia, uma bolsa reservatório é criado no interior do abdômen com uma parte do íleo terminal. Uma válvula é construída dentro da bolsa e um estorna é trazido, através da parede abdominal. Um cateter ou tubo é inserido dentro da bolsa, várias vezes por dia para drenar as fezes a partir do reservatório. Este procedimento tem sido geralmente substituídos em popularidade pelo reservatório ileoanal (acima). Uma versão modificada deste procedimento denominado Barnett Continente reservatório intestinal (BCIR) é realizado a um número limitado de instalações.

Urostomia

Este é um termo geral para um procedimento cirúrgico, que desvia a distância a partir da urina da bexiga um doente ou defeituoso. Os procedimentos conduto ileal ou cecal urostomias são os mais comuns. Ou uma secção no fim do intestino delgado (íleo) ou no início do intestino grosso (ceco) é removido cirurgicamente e realocados como uma passagem (conduta) para a passagem da urina dos rins para o exterior do corpo através de um estoma. Pode incluir a remoção da vesícula doente.

Urostomia Continente

Existem dois principais continente procedimento alternativas para o conduto ileal ou ceco (existem outros). Em ambas as versões bolsa Indiana e Kock, um reservatório ou bolsa é criado no interior do abdômen com uma porção tanto do intestino delgado ou grosso. Uma válvula é construída dentro da bolsa e um estorna é trazido, através da parede abdominal. Um cateter ou tubo é inserido várias vezes ao dia, para drenar a urina a partir do reservatório.

Bolsa Indiana

A válvula ileocecal que é normalmente entre os intestinos grosso e delgado é transferido e utilizado para fornecer a continência para a bolsa, que é feito a partir do intestino grosso. Com uma versão bolsa Kock, que é semelhante ao que é utilizado como uma alternativa ileostomia, a bolsa e uma válvula especial "bocal" são ambos feitos a partir do intestino delgado. Em ambos os procedimentos, a válvula está situada na saída do saco para manter a urina até o cateter é inserido.

Neobexiga Ortotópico

Uma substituição da bexiga, feito a partir de uma secção do intestino, que substitui a bexiga na sua posição normal, e está ligado à uretra para permitir anular através do canal normal. Como o reservatório ileoanal, isto não é tecnicamente uma ostomia, porque não há estoma. Candidatos à cirurgia neobladder são pessoas que precisam ter a bexiga retirada, mas não precisa ter o músculo do esfíncter urinário removido.

Fonte: www.ostomy.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.