Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Técnicas em Fotografia

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Técnicas em Fotografia

Você com certeza já percebeu que a fotografia da atualidade tem se esforçado para ser cada vez mais original, não é mesmo? E é com esse pensamento que  fotógrafos do mundo todo se especializam em algumas técnicas capazes de transformar simples fotos em verdadeiras obras de arte, misturando luz, exposição e elementos simples, que muitas vezes você já tem em casa. Confira algumas técnicas e imagens com estes efeitos e inspire-se.

Um bom equipamento é capaz de melhorar totalmente a qualidade das imagens, mas mais importante que uma câmera potente e de alta tecnologia, são as referências do fotógrafo e a perspicácia para compor com o olhar. A boa foto, que realmente impressiona, vai muito além de apertar o botão de disparo, e é conhecendo novas técnicas que elas vão ganhando vida.

Contra Luz
O efeito contra luz é uma artimanha que engana a câmera. Diferente do olho humano, a câmera não consegue absorver todos os detalhes da imagem, registrando a partir da fonte de luz. Logo, para obter o efeito contra luz, basta posicionar o equipamento de frente para a maior fonte, como por exemplo, o pôr-do-sol. O resultado são imagens de cores fortes, pigmentadas e silhuetas com contraste marcante.


Lens Flaire

O efeito Lens Flaire é o aproveitamento do erro. Parece estranho, mas é exatamente isso que acontece. A deficiência de luz da fotografia passou a ser usada propositalmente para criar o efeito nas fotos, isso acontece quando o raio natural entra pelos contornos da lente, diretamente, círculos de outras cores se formam na imagem.


Bokeh

A técnica Bokeh se resume em desfoque. Para obter o efeito, a profundidade de campo deve ficar aberta o máximo que puder, assim você conseguirá o primeiro desfoque, já o segundo é para as luzes ao fundo da imagem, que vão virar bolinhas no cenário da fotografia. Também é possível conseguir o efeito usando um papel preto com a figura vazada, então, se você recortar um triângulo, as luzes de fundo tomarão a sua forma.


Golden Hour
A “hora de ouro”, são os horários de nascer e pôr-do-sol, quando as fotografias conseguem assumir efeitos naturais e leveza. O efeito Golden Hour mistura um pouquinho de contra luz e Lens Flaire, deixando as fotos coloridas com filtros naturais e os objetos contornados com a luz do sol.


Panning

O Panning é o efeito para congelar objetos em movimentos. O cenário da fotografia fica desfocado e transmite a sensação de que ele estava em plena atividade. Requer bastante prática, mas não chega a ser difícil de conseguir, basta acompanhar o objeto com a câmera na mesma velocidade e deixar o obturador ajustado para mais tempo aberto.


Se você curte fotografia já pode começar a testar as técnicas e treinar para ficar fera.


Fonte imagens: steephill, benoitpaille.deviantart, modayacamim, mahugh e Veja Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.