Gráfica e Editora Moura Ramos: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A busca pelo sucesso profissional Google+

domingo, 12 de agosto de 2018

A busca pelo sucesso profissional


A busca pelo sucesso é constante entre os profissionais das mais variadas áreas. O sucesso pode ser um conceito subjetivo, mas que de uma forma ou de outra acaba dando de encontro com alguns preceitos básicos.

De pessoa para pessoa a palavra sucesso pode ter um significado diferente, mas em qualquer caso as pessoas sempre estão em busca dele, tenha qual significado pessoal ele tiver. Essa busca pode ser menos cansativa e demorada se houver um direcionamento, um caminho a seguir.

Há pessoas que buscam o sucesso pessoal, ter uma família e amigos presentes como sempre imaginou, há quem considere que sucesso é ter paz de espírito, mas e o sucesso no que você faz hoje? Ele existe? Ser realizado pelo que faz é um dos grandes desafios que as pessoas têm de superar.

Uma vida em equilíbrio em todos os segmentos é um sonho para a maioria das pessoas. Ter a vida pessoal organizada, o profissional em ascensão e a área familiar em perfeita harmonia. Todas interagindo de maneira tranquila sem grandes interferências e vivendo uma vida de paz.

Não é um posicionamento fácil de atingir e são necessários esforços constantes para que possa realmente chegar aos resultados esperados. Saber o momento de investir em si mesmo, não é fazer um investimento sem precedentes, mas é saber que o crescimento intelectual afeta todas as áreas da vida.

Ter estratégias e mudar alguns hábitos são os primeiros passos para começar a ver as consequências das suas atitudes. Conhecer a si mesmo, buscar o autoconhecimento é investir no crescimento pessoal e consequentemente atingirá os âmbitos profissionais. 

Para realmente obter sucesso no que faz deve-se começar num processo de crescimento intelectual, isso mesmo, começar de dentro para fora para os resultados serem realmente espetaculares.

O interessante é saber que com algumas práticas e mudanças de pensamentos e atitudes alguns desses objetivos podem ser alcançados. Vejamos aqui os 3 pilares para ter sucesso no que você faz hoje!
Saber muito bem o que faz

Um princípio básico para ser efetivo naquilo que faz é saber exatamente o que está fazendo. Quais são as motivações? As variáveis? Todas essas perguntas devem ser respondidas sem hesitação.

Além de saber muito bem o que faz é importante saber o porquê que faz aquilo. Quais foram as motivações para escolher trilhar aquele caminho. Depois uma estrada escolhida para caminhar é necessário criar meios de conhecê-la de todas as formas e claro elevar seus pontos positivos para que possa continuar a jornada sem fraquejar.

Um cliente espera o mínimo, que é o profissional poder sanar todas as suas dúvidas e necessidades. Ele quer acreditar que aquela pessoa que o está atendendo sabe muito e acredita no que está fazendo. Isso traz segurança e tranquilidade para quem está sendo atendido.

Buscar estudar sobre todos os âmbitos do trabalho e estar um passo a frente com soluções inesperadas, mas eficazes. Isso é um profissional de sucesso, uma pessoa que sabe o que faz e o porquê faz aquilo.

Quando se tem conhecimento aprofundado do que faz é fato que as informações serão passadas com a maior clareza e naturalidade, não é um texto decorado, mas sim conceitos aprendidos. Ter clareza significa ter conhecimento, pois uma pessoa que não sabe o que diz tampouco será compreendida.

Saber o que faz ainda te dará ferramentas para saber solucionar os problemas dos seus clientes, trará tranquilidade no momento de mediar conflitos, pois o profissional está preparado e munido até os dentes de muito conhecimento daquilo que faz.

E é por isso que saber muito bem o que faz é um pilar do sucesso nas atividades que faz hoje, pois não pode ser algo passageiro, que só foi feito naquele momento, mas que está em constante processo de aprendizagem. Aberto para o novo e preparado para o futuro!
Amar o que faz é essencial

Embora pareça um tremendo clichê, essa frase tem uma importância imensurável. Não só a frase, mas a prática dela no dia a dia. Primeiro que amar não é uma questão simples de esclarecer, assim como o sucesso tem variáveis nas interpretações dependendo da pessoa, o amor também é assim.

Existe o amor pela pessoa por ser alguém bom, alguém agradável. O amor pelos familiares e o amor pelo companheiro ou companheira. Cada tipo de amor é desenvolvido e estimulado de alguma maneira.

Na questão do amor pelo próximo, ou seja, pelos amigos, é aquele que através de atitudes que foram sendo construídas ao longo de um tempo fortaleceram aquele laço que se transformou em uma amizade, que possui o amor de amigo.

O amor familiar é aquele construído com laços maternos, paternos e fraternos, além de claro os parentes distantes em grau, mas muitas vezes próximo ao coração. Esse um pouco mais natural, mas que também houve um processo para que ele fosse construído.

Já o amor por aquilo que faz esse também deve ser construído através de um processo e se solidificar a cada dia que passa. Assim como os outros tipos de amores, existem variáveis, que são aqueles dias que não se ama tanto assim.

Mas é importante que constantemente busque amar o que faz através de pensamentos e depois atitudes.

Por exemplo, em uma fatídica sexta-feira, após uma semana turbulenta cheia de trabalho e muitos problemas para resolver o comum é ficar estressado até o fim do expediente e depois do horário, por já ser o tão esperado fim de semana, uma sensação de alívio preenche o peito e sossega os pensamentos. Isso não é falta de amor, isso é apenas um ser humano que trabalha.

Falta de amor é começar a segunda pensando na sexta, isso sim! O ideal para ter uma semana produtiva, de verdadeiro sucesso é buscar enxergar no que faz todos os benefícios para a sua vida e para a dos seus clientes.

Se vende casas, pense que vende sonhos, se vende carros, vende possibilidades, se vende produtos, vende melhorias pessoais ou físicas. E assim sempre pensado no que de bom oferece e o que recebe por isso. Só o salário? Não, satisfação pessoal por fazer algo importante. Isso é sucesso!
Acreditar sempre!

Também considerado clichê por muitos o “acreditar” pode ter sido subestimado e deixado de representar sua verdadeira importância.

Não é uma questão de uma crença sem princípios, sem argumentos e sim buscar acreditar naquilo que faz verdadeiramente. Se pensarmos nos pilares que compõem uma pessoa que tem sucesso no que faz o “acreditar” é o que na junção do saber o que faz e no amar o que faz é a combinação perfeita para alcançar o pleno sucesso no dia a dia.

Novamente deve-se começar a partir dos pensamentos e depois nas ações derivadas das reflexões. O pensamento construtivo, idealizado irá construir pontes para solucionar problemas e criar ideias. Isso é produtividade, é ser proativo em todos os momentos.

Acreditar no trabalho que faz é acreditar no que fala, pensa e age. Tudo deve estar em sincronia e numa perfeita coerência para que seja respeitado e admirado pelas pessoas.

Ser bem sucedido é isso, saber o que faz, como faz e acreditar em tudo isso. Ao acreditar de verdade passará credibilidade para as pessoas que o procurarem, pois a força de acreditar é transmissível, fica aparente que conhece e garante muito bem o seu trabalho.

Se o seu trabalho é com uma equipe, antes de tudo deve realmente acreditar nela e buscar elementos para alimentar isso diariamente. A força do acreditar estremece diante das dificuldades e dos problemas diários, mas não devem ser suficientes para acabar com toda a esperança antes depositada nela.

Falhar faz parte do crescimento e evolução de uma pessoa que pensa em andar num caminho de sucesso, não há vitória sem antes terem tido derrotas. Quantas vezes acabamos desacreditando de nós mesmos? Muitas vezes, mas não há problema isso acontecer, o que não deve de maneira nenhuma é permanecer desacreditado. Renovar as esperanças em si mesmo trará confiança e segurança para atuar diariamente seja qual for o seu segmento.

O sucesso no que você faz todos os dias deve partir desses 3 pilares que na junção formam os elementos perfeitos para que atinja os objetivos desejados. Não é fácil buscar conhecimento a todo tempo, exige esforço e muita dedicação.

Amar o seu trabalho, o que você faz todos os dias exige pensamentos produtivos e positivos para se manter motivado e feliz por aquilo que faz. O acreditar exige esperança contínua, mas não uma esperança no sentido de espera, mas sim naquela que busca e faz acontecer motivos que levam a preencher as forças do acreditar.

Com os três pilares aqui apresentados fica mais fácil pensar em como começar a ter sucesso no que faz todos os dias e assim viver uma vida muito mais feliz e produtiva. Não é fácil, mas está bem longe de ser impossível. Basta ter insistência no que realmente quer e terá resultados magníficos. Não é preciso muito, só busque conhecer o que faz de verdade, amar aquilo que faz todos os dias e nunca deixar de acreditar em você mesmo.