Hoje trazemos a vocês este dicionário que pode ser muito útil no dia a dia, não apenas de todos aqueles que atuam no meio publicitário, mas também dos clientes, designers e outras partes envolvidas.
Confiram o Dicionário de Publicidade e Propaganda elaborado pela
ABA - Associação Brasileira de Anunciantes - entidade que congrega a principais empresas anunciantes do país.
ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda - entidade que congrega as principais agências do país.
ABERT - Associação Brasileira de
Emissoras de Rádio e Televisão - entidade que congrega as principais
emissoras de rádio e televisão do país.
ABIPEME - Associação Brasileira de
Institutos de Pesquisa de Mercado - tradicional entidade das empresas de
pesquisa, bastante reduzida depois que um grupo das principais
organizações da área deixou a Associação para fundar a ANEP.
ABP - Associação Brasileira de
Propaganda - entidade, com sede no Rio de Janeiro, que reúne empresas e
profissionais da área de propaganda e é a mais antiga das associações
brasileiras na área publicitária.
AD HOC - Trabalho feito sob encomenda, especialmente para um cliente. Termo geralmente utilizado na área de pesquisa.
ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil - entidade que congrega profissionais da área de marketing e propaganda.
ADVERTISING - Propaganda comercial, em inglês.
AEPAL - Associação Brasileira das
Empresas de Propaganda ao Ar Livre - entidade que congrega as principais
empresas que fazem propaganda ao ar livre, tais como painéis,
luminosos, placas em prédios e ruas, outdoors e assemelhados.
AGÊNCIA - 1. Empresa dedicada à arte e técnica da propaganda. 2. Empresa especializada em agenciar modelos e intérpretes.
ALL-TYPE - Anúncio de jornal ou
revista, outdoor ou qualquer outro tipo de material impresso apenas com
frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração.
ALTO-CONTRASTE - Efeito empregado em
fotografia (estática ou cinematográfica) para eliminar os meios-tons,
deixando apenas os contornos em preto-e-branco ou nas cores dominantes.
ANEP - Associação Nacional de Empresas de Pesquisa - entidade que congrega os principais institutos de pesquisa do país.
ANER - Associação Brasileira de Editores de Revistas - entidade que congrega as principais editoras de revistas do país.
ANIMATIC - Esboço de um comercial de
Televisão ou cinema, feito com ilustrações e movimentos básicos, de
forma a explicar melhor como será o resultado após sua efetiva produção.
Geralmente empregado em pesquisa, para fazer pré-teste de comerciais.
ANJ - Associação Nacional de Jornais - entidade que congrega os principais jornais do país. ANUNCIANTE - Ver Cliente.
ANÚNCIO - Peça publicitária em revista ou jornal. Também utilizado como sinônimo de qualquer peça de propaganda.
ANÚNCIO COOPERADO - Anúncio feito por
mais de uma empresa, em conjunto, com os custos divididos entre elas. O
exemplo mais comum está nos anúncios de lojas de varejo que destacam as
marcas de determinados fabricantes.
APP - Associação dos Profissionais de
Propaganda - entidade, sediada em São Paulo, que reúne empresas e
profissionais da área de propaganda.
APPROACH - Abordagem, em inglês. Termo
utilizado para definir a linha de comunicação adotada ou o gancho
criativo da peça de propaganda.
ARTE - Qualquer ilustração utilizada
para compor uma peça publicitária. ARTE-FINAL - Ilustração em sua forma
definitiva, seja ela de desenhos, símbolos ou letras.
ATENDIMENTO - 1. Área da agência (do
veículo, produtora ou fornecedor) que atende os clientes da empresa. 2.
Profissional que cumpre a tarefa de atendimento. 3. Ato de atender a um
cliente, ou seja, trabalhar de forma permanente e regular para ele.
ATINGIMENTO - 1. Neologismo criado
pelos profissionais de marketing e comunicação. 2. Ato de atingir um
consumidor através de mensagem publicitária. 3. Região geográfica ou
segmento de consumidores cobertos por um meio ou veículo de comunicação.
AUDIÊNCIA - Pessoas atingidas pelos
veículos de comunicação. Termo aplicado tanto para definir as pessoas
que ouvem determinada emissora de rádio como as que assistem a
determinado canal de televisão ou lêem determinado título de jornal ou
revista.
AUDIÊNCIA ACUMULADA - Soma das
audiências obtidas pelo emprego de diversos meios e veículos de
comunicação, com o uso de diversos programas, diversas mensagens e/ou a
repetição delas. Pode ser bruta ou líquida.
AUDIÊNCIA BRUTA - Somatória de todas as audiências obtidas, sem descontar as duplicações.
AUDIÊNCIA LÍQUIDA - Volume total de
audiência obtida, descontadas as duplicações. Soma dos que viram,
ouviram ou leram a mensagem no mínimo uma vez, contando apenas uma vez
cada pessoa.
AUDIÊNCIA MÉDIA - 1. Volume habitual
de audiência de um veículo. 2. Média das audiências obtidas com o
emprego de diversos veículos de comunicação ou programas.
AUDIÊNCIA PRIMÁRIA - Audiência obtida
prioritariamente por um veículo de comunicação (ou programa); como, por
exemplo, as crianças em um programa infantil, os assinantes de uma
revista, os compradores de um jornal, etc.
AUDIÊNCIA SECUNDÁRIA - Audiência
obtida entre pessoas às quais o veículo (ou programa) não é destinado;
como, por exemplo, os adultos em um programa infantil e as pessoas que
pedem emprestado uma revista ou um jornal.
AUTORIZAÇÃO - Documento entregue pela
agência ou anunciante autorizando a veiculação de mensagem publicitária
em um veículo de comunicação.
AVALIAÇÃO - Na área de mídia, tanto
pode ser o trabalho inicial de análise do que as marcas concorrentes
estão fazendo em termos de propaganda, como o estudo da melhor
alternativa (plano) de mídia a ser empregada, ou a comparação entre os
objetivos definidos e os resultados efetivamente alcançados.
BACK GROUND - Ver BG.
BACK PROJECTION - Técnica de cinema
que consiste em projetar por trás de uma cena outra imagem já existente.
O exemplo mais comum é colocar uma pessoa falando em um estúdio com
imagens de uma paisagem correndo por trás. (Ver C-hroma Key e
Newsmatte).
BANDA MAGNÉTICA - Espaço nos filmes
cinematográficos (à margem das imagens) no qual é gravada a trilha
sonora. (Ver Trilha Sonora).
BANDA SONORA - O Mesmo que Banda Magnética.
BENDAY - Aplicação de retícula no
fundo ou em partes de um trabalho gráfico para dar uma tonalidade cinza
(nos casos das peças em preto-e-branco) ou colorida. Também pode ser
usada sobre letras ou ilustrações, para dar o mesmo efeito (de cinza ou
colorido). Pode ser lisa ou com desenhos. Pode ser aplicada em
percentagens de 5 a 95%.
BG - 1. Música que fica ao fundo de
uma locução falada em um comercial de rádio. 2. Locução feita por baixo
da cena que se vê no comercial, ou seja, sem que a pessoa que fala
apareça.
BLACK AND WHITE - (B&W)
Preto-e-branco, em inglês. BLOW UP - Técnica fotográfica, que consiste
em ampliar o detalhe de uma fotografia, destacando-o.
BOLD - Grosso ou espesso, em inglês. Termo utilizado para definir uma letra mais grossa que o normal. (Ver Negrito)
BONIFICAÇÃO - Ver BV.
BOTTOM - Medalhão, geralmente de
plástico, com símbolos e frases sobre determinada marca, muito usado em
promoções para identificar pessoas ou ser distribuído como brinde.
BRAINSTORMING - Tempestade cerebral,
em inglês. Técnica utilizada para gerar idéias publicitárias. Consiste
em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem cabeça, sem
nenhuma análise sobre sua pertinência, para avaliação posterior.
Geralmente é feita por duas ou mais pessoas, em conjunto.
BRAND - Marca, em inglês. (Ver Marca) BREAK - Intervalo comercial, no rádio e na televisão.
BRIEFING - Resumo, em inglês.
Documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus
problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingilos. Base do
processo de planejamento. (Ver Planejamento)
BRIFAR - Ato de passar o briefing para outra parte envolvida.
BROADSIDE - Folheto especialmente
dirigido aos públicos internos (vendedores, funcionários) e
intermediários (distribuidores, varejistas) de uma empresa, geralmente
explicando como será uma campanha de propaganda e/ou promoção.
BROMURO - Cópia fotográfica em
preto-e-branco de cromo ampliado para ser colada no paste-up e indicar a
ampliação necessária e os cortes corretos a serem fei-tos no fotolito
ou rotofilme. (Ver Fotolito, Paste-up e Rotofilme)
BUDGET - Orçamento, em inglês.
Geralmente utilizado para definir a verba disponível para uma
determinada campanha ou período de tempo, incluindo produção e mídia.
BV - Sigla de Bonificação de Volume,
uma Bonificação extra dada pelos veículos (e também por produtoras e
fornecedores) às agências que conseguem encaminhar a eles elevados
volumes de mídia ou trabalhos de diversos de seus clientes.
CAIXA ALTA (CA) - Letra maiúscula ou
texto escrito todo em letras maiúsculas. CAIXA ALTA E BAIXA (CAb) -
Texto escrito em letras maiúsculas e minúsculas. CAIXA BAIXA (cb) -
Letra minúscula ou texto todo escrito em letras minúsculas.
CADERNO - Cada uma das partes de uma revista ou jornal. Geralmente impressas em uma única a e - posteriormente - dobradas.
CADERNO REGIONAL - Suplemento
publicitário (com ou sem adição de material editorial) das revistas e
jornais nacionais veiculado em regiões específicas.
CALENDÁRIO PROMOCIONAL - Plano anual de promoções e eventos promocionais de uma marca ou empresa.
CALHAU - Anúncio ou comercial colocado
no lugar de um espaço não-comercializado, que iria ficar em branco.
Geralmente, os veículos colocam suas próprias mensagens, peças
comunitárias ou de utilidade pública.
CAMPANHA - Conjunto integrado de peças e esforços publicitários ou promocionais.
CANCELAMENTO - Contra-ordem da autorização dada a um veículo para veicular um anúncio ou comercial.
CARTAZ - 1. Qualquer mensagem
publicitária gráfica impressa em papel ou pintada diretamente sobre
madeira, metal ou outro material. 2. Unidade padrão do meio outdoor.
(Ver Outdoor)
CARTAZETE - Tipo de cartaz, de pequenas dimensões, geralmente utilizado no ponto-de-venda (supermercados, bares, lojas, etc.).
CASE HISTORY - História de um caso, em
inglês. Termo utilizado para definir uma história, geralmente de
sucesso, vivida por uma empresa ou marca.
CASE - Abreviação de case history e termo usado mais freqüentemente.
CENTIMETRAGEM - Tamanho de um anúncio de jornal, definindo quantos centímetros / coluna ele ocupa. (Ver Centímetro / Coluna)
CENTÍMETRO / COLUNA - Espaço-padrão de um jornal, ou seja, um centímetro de comprimento por uma coluna de largura.
CENTRAL DE MÍDIA - Unidade -
localizada no anunciante ou na agência - que centraliza as operações de
planejamento, negociação, compra e execução de mídia de um determinado
cliente.
CHAMADA - Comercial de rádio ou
televisão promovendo sua própria programação. CHAPA - Lâmina de metal
que serve como matriz para impressão. CHAPADO - Trabalho gráfico com
fundo uniforme de uma única cor.
CHECKING - Conferindo, em inglês.
Trabalho de conferência da efetividade da veiculação das mensagens
autorizadas, incluindo a qualidade de impressão ou transmissão e a
precisão de horário ou posição.
CHROMA KEY - Recurso técnico do
videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra de fundo, ou colocar
uma imagem de fundo, geralmente externa, em uma cena que está sendo
gravada em estúdio. (Ver Back Projection e Newsmat-te)
CILCO DE VIDA - Termo utilizado para
definir os períodos da vida de um produto, que começa com seu
lançamento, passa pelo seu crescimento, sustentação, declínio e - muitas
vezes - reciclagem.
CIRCUITO ABERTO - Em rádio ou
televisão, serve para definir as emissões de caráter aberto, que
qualquer aparelho sintonizador pode pegar.
CIRCUITO FECHADO - Em radio ou
televisão, serve para definir as emissões de caráter fechado destinadas
apenas aos aparelhos que tenham o decodificador da transmissão ou
estejam diretamente ou fisicamente ligadas à fonte emissora. Também
usado para definir esforço publicitário ou promocional dirigido a
pequenos Segmentos de públicos.
CIRCULAÇÃO - Total dos exemplares de
um jornal ou revista efetivamente distribuídos ou comprados pelos
eleitores. (Ver Encalhe e Tiragem)
CIRCULAÇÃO CONTROLADA - Total da circulação gratuita dirigida a determinados segmentos da população ou grupos profissionais.
CIRCULAÇÃO DIRIGIDA - O mesmo que Circulação Controlada.
CIRCULAÇÃO PAGA - Total da circulação efetivamente paga pelos leitores, através de assinaturas ou compra em bancas.
CIRCULAÇÃO PROMOCIONAL - Total da circulação gratuita dirigida aos anunciantes, agências e segmentos de formadores de opinião.
CLAQUETE - Tela de identificação de um
comercial (com título, duração, nome do anunciante, agência, produtora,
etc.) colocada antes de seu começo e que jamais é exibida ao público.
CLASSE SÓCIO-ECONÔMICA - Parcela da
população agrupada por suas características de renda, arbitradas pelas
entidades representativas do mercado publicitário. No Brasil, foram
definidas cinco classes: A, B, C, D e E.
CLASSIFICADOS - Tipo de anúncio,
geralmente de pequenas dimensões, publicados pelos jornais (e algumas
revistas) agrupados por área de interesse (aluguel e venda imóveis,
empregos, venda de automóveis, etc.).
CLICHÊ - Matriz para impressão em metal ou plástico, utilizada nos processos tipográficos mais primitivos. (Ver Tipografia)
CLIENTE - 1. Empresa anunciante que é
uma usuária habitual da propaganda e do mercado publicitário. 2.
Profissional que trabalha no anunciante e é responsável pela propaganda.
CLIPPING - Coleção de material impresso, de rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou marca.
CLOSE - Abreviação casual de Close Up.
Fotografia ou tomada videocinematográfica em grande detalhe de um
objeto, situação ou pessoa.
CLUBE DE CRIAÇÃO - Entidade que reúne
profissionais de criação. O principal deles é o de São Paulo (CCSP), que
edita um Anuário com o melhor da criação publicitária de cada ano,
sendo seguido em importância pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro.
COBERTURA - Espectro geográfico ou de segmento da população coberto por um veículo.
CÓDIGO BRASILEIRO DE
AUTO-REGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA - Conjunto de normas autodefinidas pelo
mercado publicitário para garantir a honestidade da propaganda e a
concorrência ética entre as empresas. (Ver CONAR)
COMERCIAL - Peça publicitária para rádio, cinema ou televisão.
COMISSÃO - Remuneração paga pelos veículos às agências de propaganda pela propaganda a eles encaminhada.
COMPENSAÇÃO - Veiculação adicional de
comercial ou anúncio para compensar peça que não tenha sido veiculada ou
que tenha sido exibida ou publicada em más condições técnicas ou em
desacordo com a autorização do cliente / agência. (Ver Autorização)
COMPOSIÇÃO - Texto de anúncio, cartaz
ou outro material gráfico composto na sua forma final (no tipo, corpo e
medidas definidas) e pronto para montar o paste-up. (Ver Tipo, Corpo,
Paste-up e Fotocomposição)
COMPOSITOR - Profissional
especializado na criação do som publicitário - spot, jingle e trilha -
que geralmente trabalha como free-lancer ou ligado à uma produtora. (Ver
Criação, Free-Lancer, Jingle,
Produtora, Spot e Trilha Sonora)
COMPROVANTE - Documento emitido pela
emissoras de rádio e televisão assegurando que o comercial foi veiculado
conforme a autorização. (Ver Autorização)
CONAR - Conselho Nacional de
Auto-Regulamentação Publicitária - entidade formada por anunciantes,
veículos e agências que administra o cumprimento do Código Brasileiro de
Auto- Regulamentação Publicitária. (Ver Código)
CONTA - Termo utilizado para designar o
atendimento publicitário permanente da agência a determinado produto,
serviço, marca ou empresa. (Ver Atendimento)
CONTATO - Outra denominação do profissional de atendimento, seja de agência, veículo, produtora ou fornecedor. (Ver Atendimento)
COPIÃO - Primeira seleção montada das
cenas - filmadas - de um comercial, para análise e decisão final sobre a
montagem ou edição. (Ver Edição e Montagem)
COPY - Texto, em inglês. Termo utilizado para definir o texto de uma peça publicitária.
COPYRIGHT - Direito legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra forma de expressão.
CORPO - Em termos gráficos, o tamanho da letra que é utilizada na composição dos textos. (Ver Composição)
COTA - Em mídia, divisão do valor de patrocínio de um programa (edição ou projeto especial) entre mais de um anunciante.
COUCHE - Tipo de papel, coberto por uma fina camada de gesso, indicado pra impressos de boa qualidade.
CPM - Ver Custo por Mil.
CRIAÇÃO - 1. Tarefa de idealizar as
peças publicitárias. 2. Departamento encarregado do trabalho criativo
dentro da agência. 3. Profissionais especializados na criação de peças
publicitárias. (Ver Diretor de Arte, Dupla e Redator)
CRITÉRIO ABA-ABIPEME - Critério de
definição das classes sócio-econômicas adotado em conjunto pe-la ABA e
ABIPEME e utilizado como padrão pelo mercado. Com a criação da ANEP e a
proposta de revisão e atualização conjunta desse critério, seu nome foi
modificado para Critério ABA-ANEP. (Ver ABA, ABIPEME, ANEP e Classe
Sócio-Econômica)
CRITÉRIO ABA-ANEP - Critério de
definição das classes sócio-econômicas adotado em conjunto pela ABA e
ANEP e utilizado como padrão pelo mercado. (Ver Critério ABA-ABIPEME)
CROMO - Fotografia em cores em
positivo (tipo dispositivo) de alta qualidade técnica para ser
reproduzida em anúncios, cartazes e outros materiais gráficos.
CUSTO - 1. Valor de qualquer espaço,
trabalho de produção, material e projeto publicitário. 2. Valor em
dinheiro da unidade de espaço (página, centímetro/coluna, cartaz,
segundos, etc.) comercializada pelo veículo. (Ver Custo por GRP e Custo
por Mil)
CUSTO BRUTO - Custo total de um
veículo, espaço ou programação de mídia a ser pago pelo anunciante. (Ver
Audiência, Espaço e Programação)
CUSTO LÍQUIDO - Custo total de um
veículo, espaço ou programação de mídia menos a comissão de agência.
(Ver Audiência, Espaço e Programação)
CUSTO POR GRP - Custo para atingir 1%
da audiência de um veículo, espaço ou programação de mídia. (Ver
Audiência, Espaço, Programação e GRP)
CUSTO POR MIL (CPM) - Custo para
atingir mil consumidores através de um veículo, espaço ou programação de
mídia. (Ver Audiência, Espaço e Programação)
CUSTO DO TARGET - Custo (bruto,
líquido, por GRP ou por mil) para atingir o target ou público-alvo de
uma campanha. (Ver definições anteriores de Custo, bem como Público-Alvo
e Target).
DAY-AFTER-RECALL - Tipo de pesquisa
realizada no dia seguinte à veiculação de um comercial de TV para
avaliar o nível de recall obtido junto ao target. (Ver Recall e Target)
DEADLINE - Prazo limite ou final, em
inglês. Utilizado para definir o prazo máximo para a realização de
qualquer tarefa publicitária.
DECUPAGEM - Na produção de um
comercial, a descrição pormenorizada de cada uma de suas cenas, com
diálogos, cenografia, presença de intérpretes e figurantes, figurino,
efeitos especiais, etc.
DESCONTO DE FREQÜÊNCIA - Desconto concedido pelos veículos aos anunciantes em função do nível de freqüência de suas veiculações.
DESCONTO DE VOLUME - Desconto concedido pelos veículos aos anunciantes em função do volume total de suas veiculações.
DESCONTO PROGRESSIVO - Valor crescente
de desconto concedido pelos veículos aos anunciantes que cumprem
determinadas condições de volume, freqüência e posição em suas
veiculações. (Ver definições anteriores e Posição)
DESIGN - Ferramenta de comunicação de marketing que trabalha com formas, traços e cores.
DETERMINADO - Espaço publicitário
determinado (o veículo deve publicar o anúncio ou veicular o comercial
exatamente no espaço definido pelo anunciante). (Ver Inde-terminado)
DIAGRAMAÇÃO - 1. Divisão e ordenação
do espaço de uma página, cartaz ou outra peça gráfica entre imagens e
textos. 2. Ordem da publicação de matérias e anúncios em uma revista ou
jornal.
DIAGRAMADOR - Profissional que faz a diagramação. (Ver Diagramação)
DIÁRIO - 1. Jornal que circula
diariamente. 2. Em pesquisa, caderno em que a pessoa pesquisada de forma
contínua faz as anotações a respeito do que está sendo pedido (como
hábito de consumo de mídia, de produtos, etc.).
DIFERENCIAL - Neologismo criado para
caracterizar a diferença competitiva de um produto, serviço ou empresa
em relação ao mercado onde atua.
DIRETOR - Em produção, denominação do
profissional encarregado da direção geral de um comercial, geralmente
free-lancer ou ligado à uma produtora. (Ver Free-lancer e Produtora)
DIRETOR DE ARTE - 1. Profissional de
criação especializado em desenvolver a parte visual e gráfica das peça
publicitárias. 2. Em produção, profissional responsável pelo projeto e
execução da parte visual do comercial, incluindo cenografia, figurinos,
objetos de cena, etc. (Ver Criação e Dupla)
DIRETOR DE FOTOGRAFIA - Em produção, denominação do fotógrafo do comercial.
DIRETOR DE PRODUÇÃO - Em produção, denominação do profissional encarregado da direção geral da parte de produção.
DISCUSSÃO EM GRUPO - Técnica de
pesquisa qualitativa que coloca um assunto, produto ou empresa em
análise por um grupo de pessoas, sob a moderação de um profissional de
pesquisa.
DISPLAY - Peça promocional e de
merchandising que exibe uma mensagem ou uma mensagem e um produto no
ponto-de-venda. (Ver Ponto-de-venda)
DTP - Desk Top Publishing, ou
editoração eletrônica. Sistema, processo e equipamento informatizado
capaz de fazer a diagramação, composição, artes e arte-final no
computador, com o resultado sendo mostrado no vídeo e dando saída do
trabalho em papel, fotolito ou disquete - para se enviado aos
fornecedores de fotolito. (Ver Diagramação, Composição, Arte-final,
Fotoli-to, DTR e DTPrint)
DTPrint - Desk Top Printer. Sistema,
processo e equipamento de DTR de maior potência recursos, capaz de
produzir tanto artes-finais e fotolitos acabados como de controlar
diretamente a operação de máquinas de impresssão, enviando sinais
eletrônicos que imprimem sem o uso de fotolitos. (Ver Artefinal,
Fotolito, DTP e DTR)
DUPLA - 1. Conjunto de um diretor de
arte e um redator que trabalham juntos para desenvolver peças
publicitárias e promocionais. Unidade básica da criação de uma agência.
Às vezes, pode haver o trabalho conjunto de mais elementos de uma área
ou outra e o auxílio do diretor e do compositor. (Ver Criação,
Compositor, Diretor, Diretor de Arte e Redator) 2. Abreviação de Página
Dupla.
EDIÇÃO - Tarefa de editar as cenas
gravadas (em videoteipe) de um comercial, organizando, selecionando e
colocando-as na seqüência adequada. Esse trabalho (que corresponde à
montagem do cinema) geralmente é feito em duas etapas, a primeira para
ter uma primeira edição (equivalente ao copião do filme) e a segunda
para fazer a edição final do comercial. (Ver Copião e Montagem)
EDITOR - Em produção, profissional que faz a edição ou aparelho de videoteipe que realiza esse trabalho. (Ver Edição)
EDITORA - Empresa que edita revistas ou jornais.
EFEITO ESPECIAL - Em produção,
qualquer efeito mecânico (realizado durante a filmagem ou gravação),
fotográfico ou de edição (realizado na etapa de finalização) capaz de
gerar uma imagem especialmente modificada da realidade, dramatizando a
intenção de comunicação desejada. (Ver Filmagem, Finalização e Gravação)
EFEITO RESIDUAL - Aquilo que fica
gravado como lembrança/percepção nas pessoas de uma peça ou campanha de
propaganda (Ver Recall)
ENCAIXE - 1. Em mídia, disponibilidade
de tempo ou espaço em um veículo. 2. Em direção de arte, espaço aberto
em um texto para colocar a ilustração, ou vice-versa. 3. Em artes
gráficas, técnica de justapor dois ou mais cromos em uma matriz
(fotolito, rotofilme, etc.) 4. Ato de preencher uma janela com anúncio
ou comercial. (Ver Cromo, Fotolito, Janela e Rotofilme)
ENCALHE - Diferença entre a circulação
e a tiragem de um veículo impresso, que é devolvida pelas bancas e
distribuidores às editoras. (Ver Circulação e Tiragem)
ENCARTE - Peça publicitária gráfica
encartada em jornal e revista, no formato do veículo ou não. Serve para
dar visibilidade à mensagem, ser destacada pelo consumidor ou para
atingir segmentos geográficos e de mercado.
ENTRELINHA - Em artes gráficas, espaço entre as linhas de um título ou texto
ESCALA DE CORES - Em artes gráficas,
as provas de cada uma das cores (geralmente quatro) de uma matriz para
impressão. Serve para que o impressor possa controlar a impressão de
cada cor de modo a atingir um bom resultado final.
ESPAÇO - Em mídia, todo e qualquer espaço (na mídia impressa) ou tempo (no rádio, TV e cinema) publicitário. (Ver Tempo)
ESPACEJAMENTO - Em artes gráficas, espaço entre as letras de um título ou texto.
ESPELHADO - Em mídia, designa anúncio em uma página anterior ou posterior a outra que também tem uma mensagem publicitária).
ESPELHO - Esquema da diagramação de uma publicação (Ver Diagramação)
ESPM - Escola Superior de Propaganda e
Marketing - entidade de ensino do mercado publicitário, com sede em São
Paulo e unidades no Rio de Janeiro e Porto Alegre.
ESTANDE - Pequena construção ou balcão
armado em feiras ou locais públicos para servir de base a promotores e
divulgadores de uma empresa ou marca, receber clientes e prospects,
expor mercadorias e amostras, material publicitário ou promocional.
EXECUÇÃO - 1. Em mídia, a tarefa de
executar a mídia, emitindo as autorizações e enviando os materiais. 2.
Na criação, a tarefa de dar forma física às mensagens. (Ver Autorização e
Produção)
EXECUTIVO DE CONTA - Profissional da
área de atendimento de agência. (Ver Atendimento) EXIBIÇÃO - Veiculação
da mensagem publicitária pelo veículo.
EXPOSIÇÃO - Sinônimo de cobertura alcançada por um meio, veículo, campanha ou peça publicitária. (Ver Cobertura, Meio e Veículo)
EXTERNA - Em produção, a filmagem ou
gravação (em videoteipe) de cenas fora de estúdio, ao ar livre. (Ver
Filmagem, Gravação e Locação)
FACA - Em artes gráficas, instrumento de metal montado em madeira que serve para recortar impressos em formatos especiais.
FAIXA - Menagem publicitária impressa em faixas de pano ou plástico, colocadas nas ruas, fachadas de prédios ou em seu interior.
FAIXA DE GÔNDOLA - Tipo de faixa específica para gôndolas de supermercados. (Ver Gôndola)
FAMÍLIA - 1. Em marketing, termo
utilizado para definir um grupo de produtos seme-lhantes, com funções
complementares ou parecidas, tamanhos diferentes, etc. 2. Em artes
gráficas, termo utilizado para definir um conjunto de tipos com as
mesmas características. (Ver Tipo)
FECHAMENTO - Prazo limite para aceitação de anúncios e comerciais pelos veículos.
FEE - 1. Importância paga por uma
tarefa ou período pelo cliente à agência, produtora ou empresa
especializada pela prestação de seus serviços. 2. Importância paga por
qualquer empresa a um profissional, por tarefa ou período.
FEEDBACK - Em comunicação, todo e
qualquer retorno do target à comunicação feita pela empresa, seja
através de pesquisa, de um mecanismo de resposta (cupom, telefone, etc.)
ou de forma espontânea. (Ver Target)
FICHA TÉCNICA - Relação dos profissionais responsáveis pela criação/produção de qualquer peça ou campanha publicitária.
FIDELIDADE - Nível de preferência do consumidor a uma determinada marca ou veículo de comunicação.
FIDELIZAÇÃO - Neologismo criado pelos
profissionais de marketing para definir programas e esforços no sentido
de conquistar ou incentivar a fidelidade dos consumidores a determinada
marca ou empresa.
FILMAGEM - Ação de filmar uma cena para a produção de comercial para televisão ou cinema. (Ver Gravação)
FINALIZAÇÃO - Em produção, as tarefas
de conclusão de um comercial, como a edição, sonorização, realização de
efeitos especiais e copiagem. (Ver Edição e Efeitos Especiais)
FOLDER - 1. Folheto publicitário
constituído de uma única folha, com uma ou mais dobras. 2. Anúncio de
revista com uma ou mais dobras. (Ver Folheto)
FOLHETO - Peça publicitária gráfica com uma ou mais folhas.
FOLLOW UP - Seqüência, em inglês. Ação
de acompanhar a execução de um plano de comunicação ou de mídia ou a
produção de qualquer peça publicitária.
FONOGRAMA - Peça publicitária sonora, para veiculação em rádio, televisão ou cinema. (Ver Jingle, Spot e Trilha Sonora)
FONTE - Em artes gráficas, o nome e o
formato de uma família de tipos. (Ver Tipo) FORMATO - Dimensões e forma
de um anúncio ou peça gráfica, tempo e tipo de um comercial de
rádio, TV ou cinema. FOTOCOMPOSIÇÃO - Composição feita por processo fotográfico. (Ver Composição)
FOTOGRAVURA - Em artes gráficas,
matriz em metal ou plástico de uma fotografia ou ilustração. Técnica em
desuso, pois foi substituída pelo fotolito ou rotofilme. (Ver Fotolito e
Rotofilme)
FOTOLITO - 1. Filme de artes gráficas,
que serve como matriz de impressão off-set e sobre o qual são
reproduzidos textos, fotos e ilustrações originalmente em papel ou
cromo. 2. Empresa que executa serviços de fotolito. (Ver Cromo, Off-set e
Rotofilme)
FOTOLITOGRAFIA - A arte e técnica de fazer fotolitos.
FOTOTRAÇO - Reprodução fotográfica de textos e imagens em alto-contraste, sem tonalidades cinzas. (Ver Alto-contraste)
FREE-LANCE - 1. Trabalho realizado de
forma temporária, sem vínculos empregatícios. 2. Ato de fazer trabalho
free-lancer. 3. Profissional que trabalha no regime de free-lancer.
FREQÜÊNCIA - Quantidade de vezes que uma pessoa é atingida por uma mensagem publicitária em um certo período de tempo.
FREQÜÊNCIA MÉDIA - Quantidade média de
vezes que a audiência total de uma campanha ou programação foi atingida
por suas mensagens. Este valor é obtido pela divisão do número de
audiência bruta pela audiência líquida. (Ver Audiência Bruta, Audiência
Líquida, Freqüência e GRP)
FUSÃO - Ação de fundir duas ou mais
imagens em uma, seja em fotografias estáticas, cinematográficas (filmes)
ou videográficas (videoteipe).
GIMMICK - Truque ou efeito criado para chamar a atenção do consumidor para determinado anúncio, comercial, produto ou promoção.
GÔNDOLA - Prateleira de supermercado,
na qual estão expostas as mercadorias para o consumidor fazer sua
seleção. (Ver Faixa e Ponta de Gôndola)
GOODWILL - Boa-vontade, em inglês.
Geraçào de boa-vontade para com empresas e marcas através da propaganda,
RP e eventos promocionais.
GRAVAÇÃO - 1. Ação de gravar uma cena
em videoteipe para produção de comercial para televisão ou cinema. A
filmagem feita em VT. 2. Ação de gravar locução, música ou canto para
comerciais, jingles, spots e trilhas. (Ver Filmagem, Jingle, Spot e
Trilha)
GRIFO - O mesmo que itálico. (Ver Itálico)
GRP - Abreviação de Gross Rating
Point. 1. Soma total da audiência obtida por uma campanha ou
programação. 2. Unidade de audiência (1 GRP eqüivale a 1% de audiência).
O mesmo que audiência bruta. (Ver Audiência Bruta e Programação)
GRUPO DE MÍDIA - Entidade que reúne os profissionais de mídia das agências. O principal é o de São Paulo. (Ver Mídia)
HEAVY USER - Consumidor pesado, em inglês. Em marketing, termo utilizado para designar os principais consumidores de um produto.
HARD SELL - Venda pesada, em inglês.
Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens de venda direta,
de estilo promocional e sem sutilezas. (Ver Soft)
HD - Abreviação corrente de High Definition - Alta Definição. (Ver LD)
HELIOGRÁFICA - Tipo de cópia feita do
fotolito para o papel, geralmente na cor azul, para antecipar o
resultado final da impressão. É utilizada para os trabalhos em
preto-e-branco.
HONORÁRIOS - 1. Remuneração da agência
por qualquer de seus serviços ao cliente, com exceção da veiculação,
paga através da comissão concedida pelos veículos. 2. Remuneração do
profissional free-lancer ou contratado. (Ver Free-lancer e Comissão)
HOUSE AGENCY - Agência-da-casa, em
inglês. Agência de propaganda pertencente ao próprio anunciante, que
trabalha para seu proprietário e - eventualmente - para outros clientes.
HOUSE ORGAN - Qualquer publicação
periódica de uma empresa, destinada a seus funcionários, consumidores,
varejistas ou mercado em geral.
IAA - International Advertising
Association (Associação Internacional de Publicidade) - entidade que
reúne empresas e profissionais de anunciantes, agências e veículos para
defender a liberdade da propaganda e para desenvolvê-la enquanto técnica
e atividade econômica. Tem membros em 85 nações e capítulos nacionais
em 49 países do mundo, inclusive no Brasil.
IBOPE - 1. Instituto Brasileiro de
Opinião Pública e Estatística, o maior instituto de pesquisa no Brasil.
2. Sinônimo de sucesso e aceitação popular.
IDENTIDADE VISUAL - Conjunto de
símbolos e cores que identificam uma empresa ou marca, como logotipo e
logomarca, alfabeto, papelaria, pintura de frota, padrões visuais de
embalagem e de propaganda, etc.
ILUSTRAÇÃO - 1. Qualquer desenho,
fotografia, gravura ou símbolo gráfico que ilustre uma peça
publicitária. 2. Técnica específica de desenho para uso em propaganda,
promoção, etc.
IMAGEM CORPORATIVA - Conjunto das
percepções em relação a uma empresa, tanto junto a seus consumidores
como a outros grupos de pessoas e ao mercado como um todo. Essas
percepções são a visão externa em relação a diversos aspectos da
empresa, como tamanho, objetivos, postura diante do mercado, produtos
fabricados ou serviços prestados, qualidade desses produtos/serviços,
volume de produção e de faturamento, rentabilidade, contemporaneidade,
etc.
IMAGEM DE MARCA - O mesmo que imagem corporativa, mas aplicada a um produto/serviço ou linha deles.
IMPACTO - 1. Ação de atingimento de um
consumidor pelas mensagens publicitárias. 2. Capacidade de uma mensagem
publicitária em motivar as pessoas atingidas. (Ver Atingimento)
INCENTIVO - Ferramenta de comunicação
utilizada para motivar o público interno (empregados) e intermediário
(distribuidores, atacadistas, varejistas, etc.) a cumprir determinados
objetivos definidos pela empresa.
INDETERMINADO - Espaço publicitário
não-determinado (o veículo pode publicar o anúncio ou veicular o
comercial no local por achar mais conveniente). (Ver Determinado)
INFORMAÇÃO PUBLICITÁRIA - Mensagem
publicitária (na mídia impressa, rádio ou TV) sem as característi-cas
habituais de um anúncio ou comercial, geralmente imitando o estilo
editorial do veículo em que está sendo veiculada. (O mesmo que Informe
Publicitário ou Publieditorial)
INFORME PUBLICITÁRIO - O mesmo que informação publicitária. (Ver Informação Publicitária)
INSERÇÃO - 1. Anúncio ou comercial veiculado. 2. Ato de veicular qualquer peça publicitária nos veículos.
INSERT - 1. O mesmo que encarte. 2.
Ato de inserir alguma mensagem curta durante um programa de rádio ou TV
(como uma frase, um letreiro, uma logomarca, etc.). (Ver Encarte)
INSTITUCIONAL - 1. Relativo à
instituição (empresa, associação ou entidade pública ou privada). 2.
Tipo de propaganda feita para valorizar a instituição e obter ganhos
para a imagem corporativa e de marca. (Ver Imagem Corporativa e Imagem
de Marca)
INSTITUTO - Em pesquisa, empresa especializada na realização de pesquisas.
ITÁLICO - Forma de escrita
intermediária entre o impresso normal (em pé ou redondo) e o cursivo
(feito à mão). Caracteriza-se pelas letras inclinadas (geralmente para a
direita). (Ver Grifo, Negrito e Redondo)
IVC - Instituto Verificador de
Circulação - entidade mantida por anunciantes, agências e veículos ara
auditar, de forma independente, a tiragem e circulação de jornais e
revistas. (Ver Circulação e Tiragem)
JANELA - 1. Espaço em branco deixado
em um anúncio para posterior encaixe da mensagem específica, muito usado
na propaganda cooperada entre indús-tria e varejo. 2. Tempo de alguns
segundos deixado em mensagem de rádio ou de televisão para a mesma
finalidade apontada em 1. 3. Intervalo comercial para uso das emissoras
locais quando das transmissões em rede. (Ver Encaixe e Rabicho)
JINGLE - Mensagem publicitária para rádio na forma de música em que se canta os benefícios da marca.
JOB - 1. Nome de todos os trabalhos
específicos feitos para um cliente que se atende de forma permanente. 2.
Trabalho feito para um anunciante do qual a agência não tem a conta.
KINESCOPIA - Processo que transfere material gravado em videoteipe para filme. (Ver |
Telecinagem)
KINESCÓPIO - Aparelho que realiza a kinescopia. (Ver Kinescopia)
LANÇAMENTO - Esforço de lançamento de um produto, marca ou campanha, feito através de
diversas ações de marketing e
comunicação. (Ver Sustentação) LAY-OUT - Diagramação, em inglês. (Ver
Diagramação) LAYOUTMAN - Profissional que faz lay-outs, diagramador.
(Ver Diagramador) LD - Abreviação corrente de Low Definition - Baixa
Definição. (Ver HD)
LIGHT USER - Consumidor leve, em
inglês. O contrário de heavy user, ou seja, o consumidor moderado ou
pequeno de um produto. (Ver Heavy-user)
LINK - Ligação, em inglês. 1. Termo
utilizado para expressar a ligação entre sistemas de comunicação
eletrônica e telecomunicações. 2. Termo utilizado para expressar uma
Ligação temática ou formal entre as peças de uma campanha publicitária.
(Ver Linkar)
LINKAR - Ato de fazer o link. (Ver Link)
LOCAÇÃO - 1. Realização de uma
filmagem ou gravação (em videoteipe) fora do estúdio, seja em externas
ou em ambientes fechados naturais (com ou sem adaptação). 2. Lugar onde
são feitas essas filmagens/gravações. (Ver Externas)
LOCUÇÃO - 1. Texto falado por locutor
ou intérprete para comerciais de rádio, televisão e cinema. 2. Ato de
realizar a gravação desse texto. (Ver Gravação)
LOCUÇÃO EM OFF - Texto de comercial interpretado por locutor/intérprete que não se vê na cena. (Ver Off)
LOGO - Abreviatura de logotipo ou logomarca. (Ver Logotipo e Logomarca)
LOGOMARCA - Símbolo gráfico
identificador de uma empresa ou marca, quando composta do símbolo em si
mais o logotipo. (Ver Logotipo e Marca)
LOGOTIPO - Letras (especialmente desenhadas ou adaptadas) utilizadas para compor o nome de marca ou empresa. (Ver Logomarca)
LUMINOSO - Tipo de cartaz publicitário com iluminação interna.
MAILING - Abreviação de mailing list. (Ver Mailing List)
MAILING LIST - Lista de correio, em
inglês. Relação de nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e
prospects, para realizar ações de marketing direto. (Ver Marketing
Direto e Prospect)
MALA DIRETA - 1. Mensagem publicitária
ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores. 2. Tipo de
mídia, que consiste em enviar mensagens pelo correio ou portadores. (Ver
Marketing Direto e Mídia)
MANCHA - Ilustração em rough, feita para dar uma idéia inicial de como ficará a peça gráfica quando finalizada. (Ver Rough)
MAPA DE PROGRAMAÇÃO - Quadro utilizado
no planejamento e execução de mídia para mostrar visualmente quais as
inserções que serão feitas. (Ver Inserção e Programação)
MARCA - 1. Símbolo gráfico
identificador de uma empresa, produto ou serviço. 2. Convenção utilizada
para definir um produto, serviço ou empresa, incluindo sua denominação
comercial e origem. (Ver Brand e Logomarca)
MARKETING - 1. Conjunto das atividades
empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão
de mercados para as empresas e suas marcas. 2. Área da empresa
encarregada de planejar e administrar as tarefas de marketing.
MARKETING DIRETO - Ferramenta de
marketing e de comunicação de marketing utilizada para estabelecer o
relacionamento direto entre as empresas e seus consumidores e prospects
(tanto pessoas físicas quanto outras empresas).
MARKETING MIX - O conjunto das
atividades necessárias à realização do marketing. Essas atividades são
reunidas em quatro áreas básicas: Produto (tudo o que se refere ao
produto ou serviço em si, como formulação física, características,
produção, qualidade, etc.); Distribuição (tarefas necessárias para
apresentar o produto/serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo
e consumi-lo); Promoção (todas as tarefas de comunicação de marketing,
que visam promover o consumo do produto/serviço); e Preço (política de
preço).
MATERIAL - Em mídia, as peças
publicitárias em sua forma física (fotolitos, fitas com comerciais,
etc.) que são encaminhadas aos veículos.
MEIO - Abreviatura de meio de comunicação. (Ver Meio de Comunicação)
MEIO DE COMUNICAÇÃO - Os meios pelos
quais a comunicação é feita, como o jornal, revista, rádio, televisão,
outdoor, etc. (Ver Mídia)
MEIO-TOM - Graduação do preto. As partes cinzas nas peças em preto-e-branco.
MERCADO - Segmento de pessoas,
empresas ou área geográfica onde estão os consumidores e prospects de
uma empresa ou marca. (Ver Mercado-alvo e Mercado-teste)
MERCADO-ALVO - Mercado objetivado pela empresa ou marca. (Ver Mercado)
MERCADO-TESTE - Mercado escolhido pela
empresa ou marca para fazer testes - de todos ou qualquer dos elementos
do marketing mix - antes do lançamento definitivo de um produto ou
serviço.
MERCHANDISING - Ferramenta de
comunicação de marketing utilizada no ponto de venda e em espaços
editoriais (TV, mídia impressa, etc.) para reforçar mensagens
publicitárias feitas anteriormente (ou mesmo em substituição à
propaganda, em alguns casos).
MÍDIA - 1. Forma adaptada de média,
que significa meio de comunicação, em latim e inglês. 2. Termo utilizado
para designar os veículos de comunicação, no seu conjunto ou em
particular. 3. Técnica publicitária que estuda e indica os melhores
meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens
publicitárias. 4. Área especializada em mídia nas agências de
propaganda. 5. Profissional especializado nas técnicas de mídia. (Ver
Meio de Comunicação e as definições de Mídia a seguir)
MÍDIA BÁSICA - Em um plano de mídia, o
meio de comunicação (ou veículo) utilizado como base da comunicação a
ser feita. (Ver Mídia de Apoio)
MÍDIA DE APOIO - Em um plano de mídia,
os meios de comunicação (ou veículos) utilizados como complemento e
apoio à mídia básica. (Ver Mídia Básica)
MÍDIA ELETRÔNICA - Os meios de
comunicação eletrônicos, como o rádio, a televisão e até certos tipos de
luminosos e outdoors eletronizados. O cinema, apesar de não ser
necessariamente eletrônico, entra nessa categoria, por hábito do
mercado. (Ver Mídia e Mídia Impressa)
MÍDIA IMPRESSA - Os meios de
comunicação impressos, especialmente a revista e o jornal, incluindo
também o outdoor e todo tipo de material impresso. (Ver Mídia e Mídia
Eletrônica)
MÍDIA MIX - Conjunto dos meios, veículos, formatos e posições utilizados em um plano de mídia. (Ver Mídia e Multimídia)
MIOLO - Parte interna de um jornal, revista ou folheto.
MÓDULO - Em um plano de mídia,
conjunto de meios, veículos, formatos e posições com características
semelhantes, que possam ser repetidos, combinados ou comparados com
outros módulos nas tarefas de avaliação e simulação. (Ver Avaliação e
Simulação)
MONTAGEM - Ação de organizar, selecionar, emendar e avaliar as cenas e seqüências dos filmes. (Ver Copião e Moviola)
MOVIOLA - Máquina na qual são
organizadas, selecionadas, emendadas e avaliadas as cenas e seqüências
dos filmes, formando inicialmente o copião e, depois, a montagem final.
(Ver Copião e Montagem)
MULTIMÍDIA - 1. Mensagem que utiliza
mais de uma mídia para ser transmitida, como um audiovisual ou vídeo
interativo (que une videoteipe, disc-laser e computador). 2. Sinônimo de
mídia mix. (Ver Mídia Mix)
NEGRITO - Letra mais grossa que o
normal, usada para fazer destaque no texto ou como recurso gráfico. (Ver
Bold, Itálico e Redondo)
NET - Sigla utilizada para definir um comercial exibido em rede nacional de televisão, geralmente com transmissão via satélite.
NETWORK - Rede nacional de televisão.
NEWSLETTER - Peça gráfica, na forma de
uma carta ou pequeno jornal, com estilo editorial, utilizada como
veículo de comunicação publicitária e de relações públicas.
NEWSMATTE - Recurso técnico do
videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra imagem de fundo. Ou
colocar uma imagem de fundo, geralmente externa, em uma cena que está
sendo gravada em estúdio. É uma evolução do chroma-key. (Ver Back
Projection e Chroma-key)
NTSC - Padrão norte-americano de televisão em cores. (Ver PAL e SECAM)
OFF - Abreviação de locução em off.
(Ver Locução em Off) OFF-SET - Técnica de impressão que utiliza máquinas
planas, nas quais o papel entra em folhas e
é impresso pela passagem de um cilindro (no que está gravada a mensagem) sobre ele.
ORIGINAL - Em produção, arte-final ou
cromo encaminhada - junto como o paste-up - para se fazer os fotolitos e
rotofilmes. (Ver Arte-final, Cromo, Fotolito, Paste-up e Rotofilme)
OTIMIZAÇÃO - Técnica empregada para
selecionar as melhores alternativas de um plano de mídia, através do
processo de avaliação e simulação. (Ver Avaliação e Simulação)
OUTDOOR - 1. Tipo de cartaz publicitário de grandes proporções, de tamanho padronizado. 2. Meio de comunicação publicitária.
OVERLAY - Folha de papel transparente
(geralmente vegetal) sobreposta ao paste-up ou arte-final contendo
informações de produção e elementos gráficos que devem ser mesclados no
fotolito ou rotofilme. (Ver Arte-final, Fotolito, Paste-up e Rotofilme)
P.I. - Abreviação de Pedido de
Inserção, que corresponde à autorização emitida pela agência ou
anunciante para os veículos. (Ver Autorização)
PACK-SHOT - Expressão em inglês que
significa a cena em que é feito um close do produto ou da marca que está
sendo promovida no comercial. O pack-shot entra geralmente no final do
comercial (ou um pouco antes), acompanhado de letreiro e/ou locução off
com o tema/slogan da campanha ou marca. (Ver Locução Off)
PÁGINA - Unidade básica de anúncio no
caso das revistas. PÁGINA DUPLA - Duas páginas de anúncio. PAICA - Forma
adaptada do inglês pica, medida bastante utilizada em artes gráficas.
PAINEL - Tipo de cartaz, pintado diretamente sobre o muro, madeira, metal ou outro suporte. (Ver Pôster)
PAL - Padrão alemão de televisão em
cores, adaptado para uso em diversos países. No Brasil, por exemplo,
utiliza-se o Pal-M. (Ver NTSC e SECAM)
PAN - Abreviação de panorâmica. (Ver Panorâmica)
PANORÂMICA - Movimento da câmera (da
esquerda para a direita ou vice-versa) que mostra uma tomada geral de um
objeto, cena ou pessoa que está sendo filmada ou gravada. (Ver
Filmagem, Gravação, Travelling e Zum)
PANTONE - Padrão de cores muito utilizado em artes gráficas como referência para impressão.
PASTE-UP - Montagem de qualquer peça
gráfica, com a colagem da composição, do bromuro e artes-finais sobre um
cartão. Quando pronto, é encaminhado ao fotolito ou rotofilme junto com
o eventual cromo. Atualmente, com o desenvolvimento dos computadores
gráficos, esse trabalho vem sendo gradativamente eliminado. (Ver
Arte-final, Bromuro, Composição, Cromo, Fotolito, Rotofilme, DTP, DTR e
DTPrint)
PB - Abreviação de preto-e-branco. (Ver Preto-e-branco)
PENETRAÇÃO - Em mídia, termo utilizado
para definir o índice de atingimento de um determinado veículo sobre o
total de consumidores de um meio, um segmento de mercado ou uma região
geográfica.
PESQUISA - Técnica para se conhecer as
motivações, atitudes e comportamentos dos consumidores e prospects.
Pode ser regular (quando realizada de forma sistemática), ad hoc (quando
realizada de forma específica para um cliente), quantitativa e
qualitativa. (Ver Ad Hoc, Prospect e demais definições de pesquisa a
seguir)
PESQUISA DE COMUNICAÇÃO - Tipo de
pesquisa realizada para aferir aspectos ligados à comunicação de
marketing, como percepção da marca, índice de recall, compreensão da
mensagem, etc. (Ver demais definições de pesquisa e Recall)
PESQUISA DE MERCADO - Tipo de pesquisa
realizada para aferir aspectos ligados ao produto em si e ao mercado,
como motivações de consumo, necessidades e desejos dos consumidores e
prospects, conceito dos principais concorrentes, etc. (Ver demais
definições de pesquisa e Prospect)
PESQUISA DE MÍDIA - Tipo de pesquisa
realizada para aferir aspectos ligados à mídia, como índices e perfil de
audiência, hábitos de consumo de veículos e programas, relacionamento
com os veículos, etc. (Ver demais definições de pesquisa)
PESQUISA QUALITATIVA - Tipo de
pesquisa realizada para aferir aspectos qualitativos de alguma questão,
como percepção de imagem, atitudes diante de marcas e veículos,
motivações, etc. (Ver demais definições de pesquisa)
PESQUISA QUANTITATIVA - Tipo de
pesquisa realizada para mensurar segmentos do mercado e as informações
qualitativas pré-existentes ou levantadas pela pesquisa qualitativa.
(Ver demais definições de pesquisa)
PLANEJAMENTO - 1. Tarefa de realizar
planos (de marketing, comunicação, mídia, etc.). 2. Sinônimo de plano.
3. Área ou departamento das agências e demais empresas. (Ver Briefing)
PLUS - Extra, em inglês. Termo
utilizado em Promoção para definir aquela coisa a mais que será
oferecida ao consumidor (como um desconto, que é um valor menor em
dinheiro, mas também é um plus).
POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO - Estratégia
básica de comunicação de uma empresa ou marca. Regras (poli-ces) que
devem ser seguidas no trabalho de planejamento, criação, produção e
mídia de todas as ferramentas de comunicação.
POLÍTICA DE PROPAGANDA - Estratégia
básica de propaganda de uma empresa ou marca, que deve estar em
consonância com a política de comunicação (quando esta existe). Regras
(polices) que devem ser seguidas no trabalho publicitário de
planejamento, criação, produção e mídia. (Ver Política de Comunicação)
PONTO-DE-VENDA - Local onde as vendas
são efetivamente realizadas, como upermercados, lojas, pontos-de-dose
(bares, restaurantes, etc.), centros de serviços e muitos outros. (Ver
PV)
PORTA-FÓLIO - Versão brasileira (pouco usada) de portfolio.
PORTFOLIO - Ver Porta-Fólio. 1.
Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa. 2. Conjunto das
contas de uma agência, produtora, fornecedor ou profissional. 3.
Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de
rádio e TV.
POSIÇÃO - Localização de uma mensagem
publicitária dentro do veículo como o anúncio em uma revista, jornal ou
outro veículo impresso; o comercial na seqüência da programação de uma
emissora de rádio ou televisão, etc.
POSICIONAMENTO - Técnica de marketing e
comunicação que determina em que posição a marca deve ser colocada no
mercado. Ou seja, com que qualidade, com que preço, para quais segmentos
do mercado (prioritários e secundários), qual a imagem a ser
construída, etc. É uma decisão básica do anunciante e uma informação
muito importante para o briefing e o planejamento. (Ver Briefing e
Planejamento)
PÔSTER - Tipo de cartaz publicitário, geralmente impresso. (Ver Cartaz)
PÓS-TESTE - Tipo de pesquisa
qualitativa/quantitativa realizada após a veiculação de comercial,
anúncio ou campanha para saber o nível de eficiência da mensagem (grau
de atingimento dos objetivos). (Ver definição de Pesquisa,
anteriormente, e Pré-teste e Day After Call)
POTENCIAL DO MERCADO - Mensuração das
possibilidades de venda de um determinado produto/serviço em um segmento
de mercado ou região.
PREÇO BRUTO - Em mídia, preço cobrado
pelo veículo aos clientes, que é o da sua tabela menos os descontos
obtidos nas negociações. (Ver Preço Líquido)
PREÇO LÍQUIDO - Em mídia, o preço
cobrado pelo veículo das agências, que é o preço bruto menos sua
comissão. (Ver Comissão e Preço Bruto)
PREMIUM - 1. Produto/serviço de
qualidade e preço superiores. 2. Palavra inglesa para designar brinde,
bastante utilizada na área de promoção. É a materialização do plus,
aquele objeto ou serviço que é dado ao consumidor que cumpra determinada
condição da promoção. (Ver Plus)
PRESS-KIT - Conjunto de informações,
textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à
imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa.
PRESS-RELEASE - Texto com informações para a imprensa. (Ver Release)
PRÉ-TESTE - Tipo de pesquisa
qualitativa realizada antes da produção ou veiculação de comercial,
anúncio ou campanha para saber qual as perspectivas da men\sagem (nível
de atingimento dos seus objetivos) e analisar como o target percebe seu
conteúdo e approach criativo. (Ver definições de Pesquisa e de
Pós-teste, anteriormente, Animatic e Approach)
PRETO-E-BRANCO - Peça publicitária que utiliza apenas a cor preta e seus matrizes de cinza. (Ver Black and White e Meio Tom)
PRODUÇÃO - 1. Tarefa de dar forma
física às mensagens publicitárias imaginadas pela criação. 2. Área da
agência responsável pela produção e pelo relacionamento com as
produtoras e os fornecedores gráficos. (Ver Criação, Produção Gráfica e
RTV)
PRODUÇÃO GRÁFICA - 1. Tarefa de dar
forma física às peças publicitárias gráficas imaginadas pela criação. 2.
Área da agência encarregada da produção e do relacionamento com os
fornecedores gráficos. (Ver Criação, Produção Gráfica e RTV)
PRODUTOR - 1. Profissional que
trabalha na área de produção da agência. 2. Nas produtoras de som e de
comerciais, profissionais especializados nas diversas tarefas que
viabilizam a produção.
PROGRAMAÇÃO - 1. Conjunto dos
programas de uma emissora de rádio ou televisão, incluindo sua
estratégia de transmissão. 2. Conjunto de veiculações programadas em um
meio ou veículo. (Ver Mídia)
PROGRAMAÇÃO VISUAL - Ver Identidade Visual.
PROJETO ESPECIAL - Formato de mensagem
ou tipo de programação de mídia fora do habitual proposta pelos
veículos para anunciantes determinados ou desenvolvidos pelas agências
para atender a necessidades específicas de seus clientes. (Ver Formato,
Mídia e Programação)
PROMOÇÃO - Ferramenta de marketing e de comunicação de marketing que tem a função de motivar consumidores e prospects.
PROOF - Prova de artes gráficas feita
eletronicamente, muitas vezes no próprio equipamento de editoração
eletrônica (workstation DTP) da agência. (Ver DTP, Prova e Workstation)
PROPAGANDISTA - Profissional que faz
propaganda pessoalmente para um consumidor ou intermediário (como os
representantes de laboratórios, que visitam médicos e farmácias). (Ver
Publicitário)
PROSPECT - Pessoa não-consumidora de
um determinado produto ou serviço que tem potencial de vir a se tornar
um consumidor, se devidamente motivado. Também chamado Cliente
Potencial.
PROSPECTO - Ver Folheto.
PROVA - 1. Em artes gráficas, a
impressão manual e limitada do fotolito, para analisar se ele está
correto e ter uma visão prévia de como será o resultado final. No caso
dos trabalhos em cores, além da prova com todas as cores utilizadas, há
uma prova de escala com cada cor utilizada, que serve de guia para a
impressão. 2. Esboço de spot ou jingle, para aprovação de uma idéia
criativa, letra e música e para servir de guia para a produção. (Ver
Escala, Fotolito, Jingle e Spot)
PUBLICITÁRIO - Qualquer profissional
que trabalhe em propaganda (seja anunciante, agência, veículo,
fornecedor ou produtora), com exceção dos propagandistas. (Ver
Propagandista)
PÚBLICO-ALVO - Tradução de target.
Grupo de consumidores ou prospects aos quais é dirigida,
prioritariamente, uma peça ou campanha de propaganda, bem como qualquer
outra ação de comunicação ou marketing. (Ver Target e as demais
definições de Público, a seguir)
PÚBLICO EXTERNO - Grupo de pessoas de
fora da empresa com as quais ela tem que se relacionar (como
consumidores, prospects, governo, imprensa, formadores de opinião,
etc.). (Ver demais definições de Público)
PÚBLICO INTERMEDIÁRIO - Grupo de
pessoas de fora da empresa (como distribuidores, varejistas, imprensa,
formadores de opinião, etc.) que se relacionam com o consumidor final de
seus produtos e serviços. (Ver demais definições de Público)
PÚBLICO INTERNO - Grupo de pessoas de
dentro da empresa (como funcionários, vendedores, gerentes, acionistas,
etc.). (Ver demais definições de Público)
PÚBLICO MULTIPLICADOR - Grupo de
pessoas de fora da empresa (como a imprensa, formadores de opinião,
etc.) que exercem influência sobre as demais pessoas. (Ver demais
definições de Público)
PV - Abreviação de ponto-de-venda. (Ver Ponto-de-venda)
PUBLIEDITORIAL - Expressão que designa os anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer mídia.
QUADRICROMIA - Sistema gráfico que
separa as cores em retículas do amarelo, cyan (azul), magenta (um tipo
de vermelho) e preto, permitindo que praticamente todas as cores sejam
reproduzidas com a impressão dessas quatro. (Ver Seleção de Cores)
QUADRO - Ver Tabuleta.
QUINZENA - Espaço-padrão de tempo para
a comercialização do outdoor e também usado no cinema (nesse porém, o
padrão, é a cine-semana). (Ver Outdoor)
RABICHO - Mensagem final de um
comercial com informações sobre distribuidor ou varejista local. Pode
ser acrescentada ao comercial normal ou em janela especialmente deixada
para este fim. (Ver Janela)
RAFF - Forma abrasileirada de rough. (Ver Rough)
RECALL - Lembrança ou recordação, em
inglês. Informação/percepção que fica junto ao target após seus
integrantes terem visto/ouvido/lido alguma peça ou campanha
publicitária. (Ver Day After Recall e Target)
RECLAME - Antigo nome do anúncio e da propaganda. Atualmente é utilizado apenas em sentido pejorativo.
REDATOR - Profissional de criação
especializado na criação e redação de conceitos, títulos e textos.
Geralmente, trabalha em dupla com o diretor de arte. (Ver Criação,
Diretor de Arte e Dupla)
REDONDO - Tipo de letra normal,
escrita de forma impressa, verticalmente, encontrada em dezenas de
famílias (estilos) de letras. Base da qual são feitos os tipos em
itálico (grifo), negrito, condensado (mais estreito que o normal) e
expandido (mais largo que o padrão redondo). (Ver Grifo, Itálico e
Negrito)
REGISTRO - Em artes gráficas, sinal
gráfico cheio de detalhes que registra a posição correta da sobreposição
de cada uma das quatro cores que fazem a impressão em quadricromia.
(Ver Quadricromia)
RELAÇÕES PÚBLICAS - Atividade de
comunicação que estabelece e mantém relações adequadas com os diversos
públicos da empresa, com objetivos institucionais ou de apoio a
marketing. (Ver as diversas definições de Público)
RELEASE - Forma condensada e muito empregada de press-release. (Ver press-release)
RELEVO - Técnica de impressão que
permite imprimir textos e ilustrações em relevo (alto ou baixo), mesmo
sem tinta (relevo seco, apenas fazendo contornos no papel) e de lâminas
metálicas (hot stamping em ouro, prata, bronze, etc.)
REPRESENTAÇÃO - Na área de veículos,
atividades de representar um veículo nas praças comerciais nas quais ele
não tenha escritório. Os representantes atendem a-nunciantes e agências
e vendem espaço publicitário dos veículos que representam. (Ver
Representante)
REPRESENTANTE - Profissional especializado em representação. (Ver Representação)
REPRINT - Impressão em pequena escala
de anúncio publicado em jornal ou revista, para uso interno e para
distribuidores e varejistas.
RESPOSTA DIRETA - Tipo de propaganda utilizado em esforços de marketing direto. (Ver Marketing Direto)
RETÍCULA - 1. Rede de pequenos pontos,
que formam linhas, quadrículos e espaços regulares, gerando efetivos
efeitos especiais nos trabalhos gráficos. 2. Rede de pequenos pontos que
permite a existência do meio-tom (ou seja, das tonalidades de cinza) e
da quadricromia (na qual o processo se repete, com a presença do
meio-tom do amarelo, cyan e magenta). (Ver Meio-tom e Quadricromia)
REVIEW - Revisão analítica das
propostas de estratégia, táticas, criação, produção e mídia para ver se
elas se encaixam na política e no plano de comunicação e se têm chance
de atingir os objetivos propostos. (Ver Review Board, a seguir)
REVIEW BOARD - Comitê de Revisão, em
inglês. Grupo de profissionais da agência ou do anunciante (recrutado
entre diretores, gerentes e pessoal operacional) que têm como missão
fazer o review. (Ver Review)
RODAPÉ - Tipo de anúncio localizado no
pé das páginas de jornal ou revista. ROTATIVA - Máquina impressora do
sistema de rotogravura. (Ver Rotogravura) ROTOFILME - Tipo de fotolito
utilizado em rotogravura. (Ver Fotolito e Rotogravura)
ROTOGRAVURA - Técnica de impressão que
utiliza máquinas rotativas, no que o papel em bobinas é impresso quando
passa (em alta velocidade) pelos cilindros em que estão gravadas as
mensagens.
ROUGH - Palavra inglesa que é
pronunciada como raff e significa rascunho. É o primeiro ou primeiros
rascunhos de um anúncio ou qualquer outra peça publicitária, que mostra
como ficar no final do processo de criação e produção. (Ver Raff)
RP - Abreviação usual de relações públicas. (Ver Relações Públicas)
RTV - Também gravado como RTVC. 1.
Departamento de produção eletrônica (rádio, televisão, cinema) de uma
agência. 2. Profissional dessa área que trabalha na agência. (Ver
Produção)
SAMPLING - Amostragem, em inglês.
Ferramenta de marketing e comunicação de marketing que leva mensagens
publicitárias e amostras de produtos e prospects, de forma a motivar sua
experimentação.
SANGRADO - Anúncio ou cartaz cujos
limites ultrapassam o espaço em que eles estão impressos. Ou seja, o
final da folha corta o fundo da mensagem.
SATURAÇÃO - Em mídia, a veiculação
excessiva da mesma peça publicitária, que acaba irritando o target e
sendo contraproducente. (Ver Target)
SBPM - Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado - entidade que reúne os profissionais de pesquisa.
SCANNER - 1. Equipamento de artes
gráficas, computadorizado, que faz a seleção de cores, os fotolitos e
rotofilmes. 2. Acessório de computador ou workstation (de DTP, DTR e
DTPrint) que permite gravar uma ilustração ou foto na memória do
aparelho para iniciar o processo de diagramação. (Ver DTP, DTR, DTPrint,
Diagramação, Fotolito, Rotofilme e Seleção de Cores)
SECAM - Padrão francês de televisão em cores. (Ver NTSC e PAL)
SEGMENTAÇÃO - Técnica de dividir o
mercado em unidades geográficas ou - principalmente - em grupos de
consumidores com interesses e comportamentos semelhantes.
SEGMENTO - 1. Grupo de consumidores
com perfil e comportamento de compra idêntico. 2. Pedaço do mercado
total. (Ver Share e Target)
SELEÇÃO DE CORES - Em artes gráficas,
processo de seleção das cores básicas (amarelo, cyan, magenta e cores)
para fazer os fotolitos e rotofilmes da quadricromia. (Ver Fotolito,
Quadricromia e Rotofilme)
SELF LIQUIDATED - Autopagável, em
inglês. Tipo de promoção onde o brinde ou premium entregue tem seu custo
pago pelos consumidores. Esse valor sempre é mais baixo que o do brinde
no mercado e, constantemente, esse premium é exclusivo, só podendo ser
obtido através de participação na promoção. (Ver Brinde e Premium)
SERIGRAFIA - Processo artesanal de
impressão, que consiste em fazer a tinta passar para o papel, pano ou
outro suporte através de uma tela de seda, náilon ou outro material que
possa ser utilizado como matriz. (Ver Silk Screen)
SHARE - Participação, em inglês. Forma
abreviada que pode significar share-of-market, share-of-mind ou
share-of-voice, dependendo do contexto no qual é utilizada. (Ver
definições de Share, a seguir, e Segmento)
SHARE-OF-MARKET - Participação de
mercado. Percentagem do mercado total ou de um segmento que uma empresa
ou marca detenha. (Ver demais definições de Share e Segmento)
SHARE-OF-MIND - Participação na cabeça
do consumidor, ou seja, percepção do share-of-market de uma empresa ou
marca. (Ver demais definições de Share)
SHARE-OF-VOICE - Participação no
volume total de propaganda veiculada. Percentagem de toda a comunicação
com o mercado ou segmento que uma empresa ou marca detenha. (Ver demais
definições de Share e Segmento)
SHOW-ROOM - Loja ou escritório montado
para exibir a linha de produtos e marcas de uma empresa, destinada a
revendedores, distribuidores, varejistas e até consumidores finais
(sendo que estes geralmente não podem comprar nada diretamente, uma vez
que se trata de loja para exibição e promoção, mas não para a venda).
SILK SCREEN - O mesmo que serigrafia. (Ver Serigrafia)
SIMULAÇÃO - Processo de análise, feito
em computador, de um plano de mídia e seus módulos, de forma a
determinar seu efeito em termos de atingimento do target (cobertura e
freqüência) e prever seus resultados. Corresponde a uma simulação da
realidade e serve para se obter a otimização dos investimentos de mídia.
(Ver Avaliação e Otimização)
SLOGAN - Frase-tema de uma campanha ou marca, que procura resumir e definir seu posicionamento. (Ver Marca e Posicionamento)
SOBREPOSIÇÃO - Em mídia, a
sobreposição da cobertura entre um veículo e outro, uma inserção e
outra. Para se calcular a audiência líquida, por exemplo, é preciso se
eliminar as sobreposições da audiência bruta. (Ver Audiência Bruta)
SOFT - Macio, em inglês. Expressão
utilizada para definir abordagens e mensagens sofisticadas, requintadas e
sutis. (Ver Hard Sell)
SOLICITAÇÃO - Ato da solicitação pela agência da conta de um anunciante.
SPOT - Mensagem publicitária de rádio,
feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem
efeitos sonoros e uma música de fundo. (Ver Jingle)
STAND - Estande, em inglês. (Ver Estande)
STORY BOARD - Esquema ilustrado do
roteiro de um comercial, definindo algumas de suas cenas principais, de
modo a facilitar sua análise, aprovação e produção.
STRIP - Emenda feita em fotolito ou
rotofilme, visando corrigir pequenos erros sem ser preciso refazer todo o
material. (Ver Fotolito e Rotofilme)
SUPERPOSIÇÃO - Em mídia, o mesmo que sobreposição. (Ver Sobreposição)
SUSTENTAÇÃO - Etapa seguinte ao
lançamento de um produto, marca ou campanha. Fase na qual é sustentado o
esforço de marketing ou comunicação. (Ver Lançamento)
TABELA - Relação de preços dos espaços
de um veículo ou de honorários de uma agência, produtora ou fornecedor.
(Ver Espaço e Veículo)
TABELA CONJUNTA - Na área de veículos,
a tabela combinando os preços de dois ou mais veículos ou faixas de
programação, já com um desconto pela compra múltipla do espaço. (Ver
Espaço e Tabela)
TABLE TOP - Estilo de produção de
comerciais, que já foi muito importante, mas vem sendo cada vez menos
utilizado. É a filmagem ou gravação de um letreiro, arte ou fotografia
estática, simulando - através da câmera - o movimento desse objeto.
Hoje, é mais utilizado como efeito especial. (Ver Efeitos Especiais,
Filamgem e Gravação)
TABLÓIDE - Jornal de formato pequeno, geralmente metade do jornal tradicional.
TABULETA - 1. Unidade do meio outdoor,
ou seja, cada um dos locais de exibição dos cartazes ou painéis. 2.
Armação na qual é colado o cartaz. (Ver Cartaz, Outdoor e Painel)
TAPE - Fita de áudio ou vídeo. (Ver Videoteipe)
TARGET - Alvo, em inglês. Expressão
utilizada para definir o público-alvo de um plano de marketing, campanha
ou peça de comunicação. Grupo (segmento) de consumidores ou prospects
aos quais é dirigida, prioritariamente, uma peça ou campanha de
propaganda, bem como qualquer outras ações de comunicação ou marketing.
(Ver Segmento e Público-alvo)
TARGET GROUP - O mesmo que target. (Ver Target)
TEASER - Mensagem curta que antecede o
lançamento de uma campanha publicitária, gerando expectativa para ela.
Pode ou não ser identificada (ou seja, ter o nome da empresa ou marca).
TELECINAGEM - Processo que transfere material filmado para videoteipe. (Ver Kinescopia e Videoteipe)
TELECINE - Aparelho que realiza o processo de telecinagem. (Ver Telecinagem)
TELEMARKETING - Técnica e mídia de
marketing direto, que consiste no contato direto com consumidores e
prospects através do telefone, seja no sentido emissor (a empresa liga)
ou receptor (o consumidor ou prospect liga para a empresa). (Ver
Marketing Direto)
TEMPO - Forma de se referir ao espaço publicitário no rádio, cinema e televisão. (Ver Espaço)
TEXTO FOGUETE - Pequena locução
publicitária feita durante a transmissão de programação (geralmente
esportes ou eventos musicais) do rádio e TV.
TIE-IN - Denominação correta do merchandising em televisão. (Ver Merchandising)
TIMING - 1. Duração subjetiva de uma
peça publicitária, ou seja, a sensação de duração que ela passa para as
pessoas. 2. Sentido de oportunidade, ou seja, capacidade de definir qual
é o exato momento para praticar uma ação de comunicação ou veicular uma
peça publicitária.
TIPO - Estilo de uma letra impressa.
Característica visual comum de cada uma das letras que compõe uma
família de tipos. (Ver Família, Itálico, Negrito e Redondo)
TIPOGRAFIA - Antigo processo de
impressão (geralmente apenas de textos e pequenos símbolos) de forma
mecânica, com pressão da matriz em clichê sobre o papel. (Ver Clichê)
TIRAGEM - Total dos exemplares impressos de uma edição de jornal ou revista. (Ver Circulação e Encalhe)
TRAÇO - 1. Em artes gráficas,
definição de ilustração ou símbolo sem nenhum meio-tom, em PB ou cor
chapada. 2. Em mídia, expressão usada para definir audiências de rádio e
TV muito pequenas, quase inexpressivas. (Ver Audiência, Meio-tom e PB)
TRADE - Expressão em inglês para denominar o comércio (distribuidores, representantes, atacadistas, varejistas, etc.).
TRÁFEGO - Nas agências, departamento
ou profissional que cuida do tráfego das tarefas e materiais entre os
vários setores da empresa.
TRÁFEGO DE LEITURA - Em mídia, hábito
de leitura das diversas seções de um jornal ou revista, que têm
audiências diferentes, dependendo do nível de interesse que despertam
nos seus leitores. (Ver Audiência)
TRAVELLING - Deslocamento da câmera,
em qualquer direção (horizontal, vertical) ou sentido para se aproximar,
se afastar ou acompanhar o objeto, cena ou pessoa que está sendo
filmada ou gravada. (Ver Filmagem, Gravação, Panorâmica e Zum)
TRILHA - Forma abreviada e usualmente empregada de trilha sonora. (Ver Trilha Sonora)
TRILHA SONORA - Música incidental ou de fundo do comercial - combinada ou não com ruídos descritivos.
TRUCA - 1. Aparelho que faz trucagens. 2. Ato de fazer trucagens. (Ver Trucagem)
TRUCAGEM - Técnica cinematográfica que
permite a direção de fusão de imagens, inserção de letreiros e símbolos
e outros efeitos visuais nos filmes. Com o advento e evolução técnica
do videoteipe, está sendo cada vez menos utilizada, pois tudo isso poder
ser feito eletronicamente - de forma mais rápida, fácil e segura - nos
equipamentos de VT. (Ver Videoteipe)
VAZADO - Texto branco sobre fundo preto ou cor chapada.
VEÍCULO - 1. Nome genérico de qualquer
empresa de comunicação, como editoras, emissoras, exibidoras de
outdoor, etc. 2. Empresa individual de cada meio de comunicação, como o
canal ou a rede de TV ou rádio, a editora de jornais e revistas, etc. 3.
Título de jornal ou revista, emissora de rádio ou TV e qualquer outro
instrumento de comunicação física, que leva as mensagens dos anunciantes
aos consumidores. 4. Área da propaganda que agrupa os veículos de
comunicação. (Ver Meio)
VERBA - Montante em dinheiro
disponível para se fazer propaganda de uma empresa ou marca, por
determinado período de tempo (mês, ano, etc.) ou tarefa específica
(lançamento, sustentação, etc.).
VÍDEO - 1. Abreviação usual de
videoteipe. 2. Nome genérico do aparelho ou tela de televisão. 3. Parte
visual de uma produção audiovisual, inclusive comerciais em filme ou VT.
4. Unidade do computador em que se pode visualizar o trabalho que está
sendo feito. (Ver Videoteipe)
VIDEOTEIPE - 1. Fita magnetizada na
qual são gravadas imagens e sons. 2. Sistema de gravação, edição,
manipulação (geração de efeitos) e reprodução de imagens usando fita
magnetizada (que está gradativamente se transformando em gravação
digitalizada). (Ver Edição e Gravação)
VINHETA - 1. Pequena ilustração
colocada em um anúncio ou trabalho gráfico. 2. Cena animada (em desenho
ou fotografia) bem rápida (até 5 segundos) para lembrar um tema,
empresa, comercial ou marca na televisão. 3. Mensagem sonora musical
(acompanhada ou não por uma pequena locução) bem rápida (até 5 segundos)
para lembrar um tema, empresa ou marca no rádio.
VOLANTE - Pequeno folheto, bem simples, de uma página. (Ver Folheto e Panfleto)
VT - Abreviação de videoteipe. (Ver Videoteipe)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.