Essa análise mostrará quais são os pontos fortes e fracos da empresa, quais são as variáveis internas e externas que precisam ser observadas para que, então, o planejamento seja montado.
Neste post, vamos explicar quais são as características de um ambiente micro e macro da empresa para ajudá-lo a entender melhor porque esses fatores são importantes.
VARIÁVEIS DO AMBIENTE EMPRESARIAL
MICROAMBIENTE EMPRESARIAL
Aqui, estamos falando sobre fatores que são bem próximos da empresa, que influenciam diretamente a capacidade competitiva dela. Alguns exemplos são: fornecedores, prestadores de serviços, capacidade competitiva e outros.
No microambiente, haverá a interferência de variáveis internas (que são controláveis) e externas (que não são controláveis). Tanto uma quanto a outra interferem na forma que a empresa funciona. Portanto, analisar cada uma delas é essencial.
Cada um dos atores tem um papel importante no funcionamento da empresa. Por exemplo, conhecer bem os concorrentes é essencial para o setor de marketing. Ter bons fornecedores envolve a maneira como os seus clientes recebem os produtos ou serviços da empresa.
COMO FAZER A ANÁLISE
A análise de todos os fatores ajuda a trazer mais resultados positivos para o seu negócio e é por isso que não pode ser deixada de lado. Assim, todos os setores da empresa precisam ser observados para que as metas sejam alcançadas, como vender mais, por exemplo.
Perguntas que respondam sobre a capacidade de produção da empresa, se há ou não problemas com o RH e como anda o desempenho do marketing devem fazer parte dessa análise.
MACROAMBIENTE EMPRESARIAL
Nesse caso, as varáveis externas ou não controláveis são analisadas. O nível de complexidade e dificuldade dessa análise é maior, pois estamos falando de fatores que vão além do alcance do negócio. Assim, variáveis demográficas, questões econômicas e políticas, ambiente cultural, localização e outros devem ser considerados.
Por que analisar essas variáveis? Vamos usar o exemplo da demografia. Esse fator nos mostra qual o público local, qual o seu comportamento e o que ele deseja da empresa. Conhecer seu nível econômico, cultura, idade, nível de escolaridade, por exemplo, ajuda a traçar qual é o melhor tipo de produto ou serviço que o seu estabelecimento pode oferecer.
COMO FAZER A ANÁLISE
Como já foi dito, essa análise costuma ser um pouco mais complexa e, normalmente, exige mais da empresa. Aqui, será necessária a aplicação de pesquisas com a população para conhecer um pouco mais dos seus hábitos e dados essenciais, como poder econômico. Será preciso, também, cruzar esses dados para criar uma campanha de marketing realmente impactante.
RECURSOS QUE A EMPRESA PODE USAR
Para ajudar na análise, a empresa pode lançar mão de alguns recursos, como a Análise SWOT, por exemplo. Essa sigla tem origem em palavras do idioma inglês, sendo um acrônimo para forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
Essa análise busca identificar, justamente, as variáveis internas e externas da empresa, analisando forças e fraquezas (fatores internos) e ameaças e oportunidades (fatores externos). É uma excelente ferramenta para fazer o planejamento estratégico da empresa.
Caso você ainda esteja um pouco perdido e sem saber por onde começar, procure auxílio especializado de consultorias na sua região.
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Fonte: http://blog.acpr.com.br
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