Bill Gates, fundador da Microsoft, fez uma série de previsões sobre como achava que seria a tecnologia no futuro - e acertou todas! (Foto: Divulgação)
O empresário escreveu suas expectativas em relação a tecnologia em seu livro "Business @ the Speed of Thought".
O empreendedor é, acima de tudo, um visionário. É preciso ter tato e sensibilidade para saber se algo é uma tendência e se tem potencial para fazer sucesso. Talvez o melhor exemplo desse “sexto sentido para negócios” é Bill Gates, fundador da Microsoft.
Em 1999, o empresário escreveu um livro intitulado “Business @ the Speed of Thought”. Na obra, Gates faz 15 previsões ousadas para a época, deduzindo como a tecnologia e mercado iriam evoluir no futuro.
Surpreendentemente, 20 anos depois todas se tornaram realidade. Confira!
Sites de comparação de preços
Segundo Gates, plataformas iriam permitir cruzar os preços de diversas fontes diferentes. (Foto: Reprodução/Pexels)
Segundo Gates, serviços seriam desenvolvidos com a finalidade de comparar preços de diversos sites de internet, tornando extremamente fácil achar o preço mais barato de um produto.
Hoje, plataformas como o Google e Amazon já oferecem essas ferramentas.
Dispositivos móveis
Dispositivos móveis mudaram a nossa vida - e Gates previu isso. (Foto: Reprodução/Pexels)
“Pessoas irão carregar pequenos dispositivos que vão permitir que elas fiquem constantemente antenadas e fechem negócios independentemente de onde estejam”, diz Gates em seu livro. O empresário ainda previu que seria possível acessar as notícias, acompanhar reservas de voos e acompanhar mercados financeiros por meio dessas ferramentas.
Não é segredo nenhum que esse tipo de tecnologia já existe! Celulares, tablets, notebooks e outros dispositivos móveis revolucionaram a forma com que nos comunicamos e até mesmo fazemos negócios. Ponto para Bill Gates.
Pagamentos instantâneos e financiamentos online
Operações complicadas, como financiamentos, seguiram a previsão de Bill Gates e foram simplificadas pela tecnologia. (Foto: Pexel)
Segundo Gates, as pessoas poderiam pagar suas contas, gerenciar suas finanças e até mesmo se comunicar com seus médicos por meio da internet.
Apesar de trazer avanços, a tecnologia ainda não conseguiu revolucionar a área da saúde da mesma forma que empresas como a Uber revolucionaram a mobilidade. Mas já existem aplicativos e sites que permitem agendar consultas com facilidade e armazenar dados sobre doenças e estados clínicos.
Plataformas que emprestam dinheiro e apps de bancos são facilmente encontrados, permitindo que as pessoas cuidem de suas finanças com esforço mínimo.
Assistentes pessoais e a “internet das coisas”
Gates acertou; a internet realmente facilitou muito a vida das pessoas. (Foto: Reprodução )
Ajudantes pessoais foi uma grande aposta de Bill Gates para o futuro. Segundo ele, essa tecnologia seria capaz de se sincronizar com todos os seus dispositivos, permitindo que eles trocassem informações.
Atividades simples, como checar o seu e-mail, ver notificações, acessar receitas, organizar a agenda e fazer compras automaticamente, poderiam ser totalmente automatizadas por meio de novas ferramentas.
Nesse ponto, ainda temos um longo caminho para percorrer. Já existem assistentes de voz, como a Siri, o Google Assistant e a Alexa, da Amazon. Apesar de proverem uma experiência personalizada para o usuário, a performance ainda não é tão fluída e interconectada, como previa Gates.
Monitore sua casa por meio da internet
Atualmente, ferramentas permitem que você tenha acesso 24 horas à imagens de sua casa. (Foto: Pexels)
Para Gates, serviços de transmissão de vídeos e sensores de movimento poderiam permitir que o usuário monitorasse sua casa de longe. Dentre as funcionalidades, seria possível saber quando uma pessoa te visitasse enquanto você estava fora, por exemplo.
Isso é incrivelmente comum hoje em dia, grandes empresas como Canary, Amazon e Google já oferecem dispositivos que transmitem ao vivo imagens de sua casa. Você pode até mesmo receber uma notificação quando algum humano estiver próximo da sua residência.
Redes sociais
Certeiro, Bill Gates previu o funcionamento das redes sociais muito antes delas aparecerem. (Foto: Reprodução/Pexels)
Hoje em dia, é extremamente difícil achar alguém que não tenha uma conta em alguma rede social. Mas para Gates, essa era uma realidade distante. Em seu livro, ele diz que “sites privados para seus amigos e família serão algo comum no futuro, permitindo que você converse e planeje eventos online”.
Acertou em cheio.
Anúncios personalizados
Gates também previu que, conforme você navegasse pela internet, os anúnciantes iriam conhecer seus hábitos de consumo. (Foto: Pexels)
“Um software que sabe quando você agendou uma viagem e usa essa informação para sugerir atividades no seu destino. Dentre as facilidades dessa tecnologia, será possível descobrir atividades, descontos e preços baixos para tudo que você quiser fazer!”, disse o empresário.
Não só essa tecnologia já existe, como é muito usada e já foi alvo de polêmicas. Agora, as pessoas estão preocupadas em como as grandes empresas fazem uso desses dados, mostrando que a inovação pode ter passado dos limites.
Assistir e discutir sobre esportes em tempo real
Além de transmitir eventos esportivos, plataformas agora permitem que você os discuta em tempo real. (Foto: Reprodução/Pexels)
Gates acreditava que seria possível assistir competições esportivas na televisão e, ao mesmo tempo, discutir com outros usuários sobre o que estava acontecendo.
Essa prática está virando tendência. Plataformas como o Facebook e Twitter estão cada vez mais engajadas em transmissões de campeonatos ao vivo. Ligas como MLB, NFL e MLS já são comuns nesses sites. As mesmas ferramentas também disponibilizam um espaço onde é possível discutir com outros usuários.
Centros de discussões
Com a tecnologia, as pessoas agora podem se reunir digitalmente e discutir diferentes tópicos. (Foto: Endeavor Brasil)
Gates esperava que a internet abrigasse um lugar onde residentes de diferentes cidades e países pudessem discutir sobre problemas que os afetam. Não só já possuímos isso, como expandimos a ideia.
Aplicativos como Nextdoor e Citizen são especializados na abordagem de problemas que afetam os cidadãos de grandes centros urbanos. Neles, não é só possível debater ideias, como também pressionar seus governantes por mudanças.
Programas de gerenciamento de projetos
Bill Gates acreditava ser possível, por meio da tecnologia, a agilizar todos os processos de gestão de uma empresa. (Foto: Reprodução/Pexel)
A tecnologia facilitará a vida de gestores de empresas, segundo Gates. Nos escritos do empresário, ele descreve um aplicativo onde todas informações de um projeto poderão ser compartilhadas, assim como processos seletivos e recomendações poderiam ser realizadas.
Esse tipo de ferramenta já existe aos milhares. Sites como Slack, Asana e Trello oferecem funcionalidades para atribuição de tarefas, acompanhamento de resultados e gestão de equipe. Outras centenas de aplicativos podem ser usados por quem está procurando contratar – e ser contratado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.