Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Imagens de satélite da NASA revelam quanto monóxido de carbono está sendo liberado pelos incêndios na Amazônia

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Imagens de satélite da NASA revelam quanto monóxido de carbono está sendo liberado pelos incêndios na Amazônia



Novos dados do instrumento AIRS (Atmospheric Infrared Sounder) da NASA mostram quanto monóxido de carbono está sendo liberado para a atmosfera devido aos recentes incêndios na região amazônica.

A animação representa a concentração do gás em partes por bilhão em volume (ppbv).

“O verde indica concentrações de monóxido de carbono em aproximadamente 100 partes por bilhão em volume (ppbv); amarelo, em cerca de 120 ppbv; e vermelho escuro, em cerca de 160 ppbv”, escreveu a NASA em um comunicado à imprensa. “Os valores locais podem ser significativamente mais altos”.

NASA maps carbon monoxide from #AmazonRainforest fires from orbit: https://go.nasa.gov/2U81xG9



AIRS

O AIRS, que está a bordo do satélite Aqua, mediu os níveis de monóxido de carbono a uma altitude de 5.500 metros de 8 a 22 de agosto.

O instrumento avalia “temperatura e umidade atmosféricas, quantidades e alturas de nuvens, concentrações de gases de efeito estufa e muitos outros fenômenos atmosféricos”, segundo o mesmo comunicado de imprensa.

As últimas informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) brasileiro mostrou que este ano viu um número recorde de incêndios na Amazônia – 72.843.

Embora o AIRS tenha medido o monóxido de carbono a uma altitude que tem pouco efeito no ar que respiramos agora, “ventos fortes podem levá-lo para baixo até onde possa afetar significativamente a qualidade do ar”, explicou a NASA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.