Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Veja 10 dos maiores benefícios das embalagens de papel para seu negócio

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Veja 10 dos maiores benefícios das embalagens de papel para seu negócio


Um objetivo constante de qualquer empresa é divulgar sua marca para atrair mais clientes, e uma forma simples de fazer isso é usando embalagens de papel para reforçar sua identidade visual. Práticas, bonitas e versáteis, elas agregam valor aos produtos e são um diferencial para o negócio — mas esses são apenas alguns dos benefícios das embalagens de papel.

O processo de escolha da melhor embalagem envolve diferentes variáveis. Essas, quando bem combinadas, resultam na embalagem perfeita para o seu público-alvo e para o seu produto. Além de cumprir várias funções relacionadas ao produto, como marketing, apelo visual, proteção, entre outros, a embalagem deve refletir a identidade da sua marca.


Está em busca desses diferenciais? Confira abaixo os 10 maiores benefícios das embalagens de papel e entenda como escolher a ideal para o seu negócio!

1. Otimização e sustentabilidade do modo de produção e do consumo

No Brasil, as embalagens produzidas em papelão, papel e papel cartão ainda são as preferidas do mercado, pois boa parte da matéria-prima é produzida no país. Além disso, essa produção é feita a partir de florestas 100% cultivadas, o que garante a sustentabilidade do material.

Outro ponto a favor do modo de produção é o fato de as florestas cultivadas terem certificação internacional. Isso significa que o manejo florestal é realizado da maneira correta, aumentando a aceitação desse tipo de produto no mercado.

As novas tecnologias aplicadas para a produção das embalagens de papel oferecem a redução do consumo de água e energia elétrica. Outras vantagens do papel em relação a outros tipos de embalagens são: 
redução do consumo das chamadas energias não renováveis; 
diminuição da emissão de gases que contribuem para o efeito estufa; 
menor produção de resíduos no processo de fabricação e consumo; 
redução da produção de oxidantes fotoquímicos (tipos secundários de poluentes, originados da queima de solventes e combustíveis); 
menor risco ao meio ambiente quando as embalagens são abandonadas; 
o papel pode ser recuperado e reciclado, sendo também biodegradável. 

Em relação ao consumo, esse tipo de embalagem é econômica, resistente e higiênica, constituindo-se em uma barreira protetora contra possíveis elementos contaminantes. Ou seja, podemos dizer também que as embalagens de papel protegem a saúde do consumidor.

2. Excelência na qualidade de impressão

As embalagens de papel oferecem ótima qualidade de impressão, combinando imagens e cores de forma nítida. Também é possível colocar vernizes, recursos gráficos e relevos, que agregam valor ao produto e atribuem um diferencial à marca.

Quando comparadas às de materiais plásticos, as embalagens de papel oferecem uma qualidade de impressão que se sobressai. O logo da empresa, por exemplo, que geralmente é uma arte com mais detalhes, terá uma visibilidade melhor se impresso em papel.

3. Alinhamento da embalagem à estratégia de comunicação

A adoção de embalagens de papel na sua empresa é uma decisão que pode estar alinhada à sua estratégia de comunicação. Por meio da embalagem, o cliente pode: 
  • sentir-se emocionalmente conectado devido aos estímulos proporcionados pelos sentidos do tato e da visão; 
  • ter acesso a mensagens que fazem parte da estratégia de comunicação da empresa; 
  • cortar um voucher ou folheto que pode ser utilizado posteriormente (como cupons de desconto ou receitas no verso, por exemplo); 
  • aproveitar a embalagem posteriormente, utilizando-a para outra finalidade. 
Outro diferencial das embalagens no qual muitas empresas já investem é a disponibilização de informações em braile, que são acessíveis às pessoas com deficiência visual. Essa é uma boa forma de mostrar que a sua marca se preocupa com a inclusão social e de conquistar novos públicos.

Podemos dizer, portanto, que a embalagem é um elemento que impacta a experiência do consumidor, estabelecendo um canal de relacionamento entre o cliente e a marca ao atuar como uma importante ferramenta de marketing.

4. Simplificação da logística 

A logística pode ser um entrave para muitas empresas e, por isso, toda ideia que ajuda a simplificá-la é bem-vinda.

O armazenamento do estoque, o manuseio e o transporte das mercadorias podem ser otimizados a partir da adoção de embalagens de papel, já que elas são leves para carregar e fáceis de guardar. Isso significa que é possível transportar mais embalagens em apenas uma viagem, reduzindo ainda mais a emissão de poluentes e diminuindo os custos de logística.

Portanto, se o seu objetivo é aproveitar melhor o espaço de armazenamento da sua empresa, reduzir a necessidade de mão de obra extra para o transporte e facilitar a montagem sem perder a resistência, investir em embalagens de papel é uma ótima estratégia.

Vale ressaltar ainda que também existem algumas soluções biodegradáveis, o que é um benefício para o negócio e para o meio ambiente. Os ganhos na logística, portanto, também se estendem aos ambientais, considerando o fato de que as perdas são diminuídas e a quantidade de gás carbônico liberado na atmosfera é menor.

5. Adequação aos objetivos do consumidor

Ao comprar um produto, o cliente não tem apenas uma expectativa em relação à mercadoria: a embalagem também entra no processo de fidelização do consumidor, pois exerce funções muito importantes.

Atualmente, os clientes exigem que os produtos sejam práticos, convenientes, individualizados, personalizados e adequados às suas necessidades. Por isso, a embalagem de papel pode (e deve!) ser pensada para ser multifunção, atendendo às diferentes demandas do seu público-alvo.

O principal objetivo da embalagem é armazenar o produto, claro, mas isso não significa que você não possa pensar em ideias diferentes para otimizar essa função. Afinal, a embalagem tende a ser cada vez mais parte do produto que você vende, agregando valor e atuando como um chamariz na hora da compra. Isso significa que ela pode ser a diferença entre uma venda bem-sucedida e a opção pelo produto concorrente. 

A embalagem é a primeira impressão que o consumidor terá do produto, então criatividade, funcionalidade e design são pontos-chaves para cativá-lo. Entenda seu público-alvo e busque se adequar à situação do mercado — isso fará toda a diferença para que o seu produto seja escolhido na hora da compra.

6. Agregação de valor para o varejo

Quem trabalha no segmento varejista sabe que a embalagem pode agregar muito valor ao produto. Por isso, ela é um elo importante de ligação entre os diferentes procedimentos da cadeia produtiva.

A embalagem ajuda a materializar a marca para o consumidor, já que ela está exposta no ponto de venda, além de também expressar o padrão de qualidade, a imagem e a posição do preço de venda.

Diante de tantos benefícios, muitas redes de fast foods, restaurantes, lojas de roupas, entre outros negócios, estão migrando para a embalagem de papel. O resultado é um produto muito mais atraente, tanto do ponto de vista visual quanto funcional.

7. Aumento das vendas

O objetivo final de qualquer empresa, especialmente as do varejo, é o aumento das vendas. Nesse sentido, a embalagem pode ser bastante útil, pois é um ponto de diferenciação da sua marca perante as concorrentes — e quem se destaca é mais lembrado pelos consumidores.

A embalagem também é uma forma de chamar a atenção do consumidor mais rapidamente, considerando que, ao passar pela prateleira, essa atenção pode se desviar em apenas 3 segundos. Isso indica que, se o seu produto ou embalagem chamar a atenção, a possibilidade de compra é muito maior, podendo chegar a 85%.

Os dados que confirmam essa informação são da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que indica que 75% das empresas que optam por investir no design de embalagens aumentam suas vendas.

Não restam dúvidas de que a embalagem é determinante para chamar a atenção do consumidor em meio à oferta de tantos produtos similares, que podem ser facilmente adquiridos pelos clientes. Para conquistar o seu público, é preciso se diferenciar.

8. Redução de custos

Quando um empreendimento adota uma linha de pensamento mais sustentável, ele passa a enxugar seus processos, economizando recursos e redefinindo investimentos. Para que isso se torne uma realidade, é preciso buscar novas formas de evitar o desperdício, reutilizar recursos e reaproveitar materiais.

Todas essas ações resultam em uma significativa redução de custos com produção. Ou seja: além de contribuir para o meio ambiente, uma empresa sustentável também pode ser muito lucrativa. Isso sem falar no impacto positivo da marca com o público, já que a sociedade anda cada vez mais atenta e preocupada com as questões ambientais.

Para que uma embalagem seja sustentável, é necessário considerar uma série de aspectos. Engana-se quem pensa que apenas o fato de ela ser composta por material reciclável já é o suficiente — a questão vai muito além disso.

Primeiramente, é fundamental que a empresa promova a otimização dos processos internos e a economia de recursos. As embalagens consideradas sustentáveis são aquelas capazes de gerar economia para o meio ambiente e para a sociedade, o que reflete em ganhos para a própria empresa.

Vale ressaltar que, além das atividades econômicas, todas as organizações têm um grande papel no âmbito social. Adotar uma postura que demonstra a preocupação da instituição com o meio ambiente e com a comunidade faz com que o público confie na mensagem da marca, criando um relacionamento duradouro entre os dois.

Lembre-se ainda que dentro da comunidade estão incluídos os próprios funcionários da empresa. Parte do impacto social da marca, então, é inspirá-los com ações sustentáveis para que eles mesmos repensem suas práticas com mais consciência ambiental.

9. Melhorias no branding

Você já ouviu falar em branding? O conceito trata da criação e gerenciamento da imagem de uma marca no mercado. Tudo que listamos até aqui pode impactar uma estratégia de branding, cujo objetivo é aumentar o valor da empresa. Basicamente, trata-se da sua reputação.

Os consumidores hoje não escolhem mais os produtos apenas por melhores preços ou boas condições de pagamento. Eles também estão engajados em questões ambientais, ou seja, estão mais críticos e exigentes com o papel que as marcas cumprem no mundo.

Esse consumidor, mais consciente sobre as questões de preservação da natureza, passa a buscar empresas que também representem seus valores. Viu como tudo se trata de uma questão de identificação e ideologia?

É aqui que as embalagens podem fazer a diferença. Um dos maiores benefícios das embalagens de papel é o fato de serem sustentáveis, representando a preocupação do seu negócio com o planeta e com o desenvolvimento da sociedade.

10. Vantagem competitiva


As embalagens sustentáveis garantem proteção aos produtos de forma eficiente, sem precisar de muita coisa. Isso gera redução nos custos com matéria-prima e transporte, além de facilitar o estoque e reduzir impactos no meio ambiente. Ao associar todas essas vantagens à imagem da marca, a estratégia de branding do seu negócio proporcionará um enorme salto competitivo.

Como você viu, responsabilidade social e ambiental são fatores capazes de diferenciar sua empresa da concorrência. Mais do que isso, a comunidade em geral terá uma boa impressão sobre as ações e produtos praticados e oferecidos por você. Enquanto isso, os concorrentes que não aderirem essa tendência de mercado vão ficando para trás, perdendo espaço no mercado.

No meio corporativo, a sustentabilidade envolve um conjunto de práticas e atitudes éticas tomadas com o propósito da não agressão ao meio ambiente e da economia dos recursos naturais. No entanto, isso não anula a procura por crescimento econômico, já que sem isso não é possível se manter no mercado.

Assim, as embalagens sustentáveis são uma excelente opção para as empresas que desejam se adaptar às tendências ecológicas, uma vez que oferecem diversas vantagens. A principal delas está relacionada à construção da imagem da marca perante os clientes, além dos benefícios para o mercado e para a sociedade como um todo.

Agora que você sabe já sabe que utilizar embalagens de papel pode trazer enormes ganhos para a sua empresa, tanto em relação aos aspectos ambientais e sustentáveis quanto em relação à logística, além de melhorar a comunicação com o cliente e o destaque da marca, aproveite os benefícios das embalagens de papel e garanta mais economia!

Gostou desse post e está considerando investir em embalagens de papel no seu negócio? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo: trabalhamos com embalagens personalizadas que podem ser um grande diferencial para a sua marca!


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