Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Confira algumas dicas simples de Design para tornar suas embalagens mais atraentes

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Confira algumas dicas simples de Design para tornar suas embalagens mais atraentes



Houve um momento na história onde os pacotes dos produtos eram simples recipientes e os rótulos apenas especificavam seus detalhes técnicos. A globalização virou realidade, a internet alterou a forma de consumo e o mercado mudou, fazendo com que designers do mundo todo tenham, hoje, responsabilidades adicionais na construção de uma marca ou produto.

Os pacotes dos produtos, juntamente com seus rótulos, têm agora uma maior responsabilidade no que diz respeito à atração dos clientes. Espera-se que eles falem por si mesmos e “conversem” com os clientes para retirá-los das prateleiras.

Isso exige que o trabalho seja feito com excelência, do contrário, o resultado não será satisfatório.

“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.

Como as embalagens ganharam essa responsabilidade de “vendedoras”, somos obrigados a colocar toda nossa criatividade na concepção de embalagens de produtos que despertem a atenção dos consumidores.

Um bom designer conhece muito bem a importância da embalagem do produto e do design do rótulo. Portanto, é preciso estarmos sempre à procura de inspirações que tornem nosso design mais atraente para os clientes.

Dito isso, mostramos aqui 4 dicas de Design que certamente tornarão suas embalagens mais atraentes.

1 – Crie uma relação amigável entre o produto e a embalagem

Toda embalagem destina-se a um produto específico. Ela é única, então, deve ser projetada de uma maneira que se relacione amigavelmente com o produto.

Se uma embalagem não reflete sua relação complementar com o produto, isso pode dificultar as vendas do mesmo.

No caso acima, a embalagem antiga não era amigável com o consumidor já que não trazia a organização dos sabores e tipos de massa, não representava a essência da marca que é de amor em família. Desde a janela em formato de coração que exibe o produto, a iconografia presente no fundo em forma de pattern, e o lettering com tipografia manuscrita dão um aspecto de “artesanal”. Resolvemos com isso problemas presentes na embalagem antiga, como a organização de sabores. Com o Redesign houve um aumento de 30% nas vendas dos produtos e entrada em grandes redes.

2 – Faça o simples – mas imprima seu estilo!

Ao fazer um trabalho criativo, como criar uma embalagem ou projetar um rótulo, lembre-se da regra do Steve Jobs: menos é mais! É bom ser criativo ao projetar, mas cuidado para não perder a mão e exagerar.

Ainda utilizando como exemplo o case da São Camilo Massas, é possível ver que o Design deve ser sempre forma e função, ou seja, a forma criativa como o Design vai se comportar, sem perder a funcionalidade do produto, no transporte, empilhamento, no Ponto de Venda e nas mãos do consumidor.

3 – Fique atento às regras!

Sair de algumas regras convencionais do design pode ser uma boa ideia, mas tenha cuidado com as experimentações.

Quase todas as indústrias possuem algumas regras pré-definidas no que diz respeito aos formatos das embalagens. É o exemplo de produtos líquidos, como bebidas, por exemplo.

Se a indústria do seu cliente permite a experimentação, tente! Uma embalagem com design inovador nunca passará despercebida.

4 – Traga “alegria” para os produtos do dia a dia

Falávamos sobre como algumas indústrias têm certas regras e que você deve tomar cuidado ao quebrá-las. Bom, alguns produtos possuem embalagens quase que padrão.

É o caso de temperos e condimentos. Não há muito que fazer neste caso, certo? Errado.


A marca “Mineiro” é feita de produtos nacionais que são vendidos nas gondolas norte americanas, o design com uma pegada descontraída leva toda nossa essência do Brasil para fora.

Imagino que fique fácil para você imaginar como essas embalagens se destacam nas prateleiras dos supermercados.
Para encerrar

A embalagem é a última mensagem que um consumidor vê e uma última chance de convencê-lo a comprar o produto. É preciso ter clareza, honestidade e autenticidade no processo de criação para que o resultado seja o esperado.


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