Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Pesquisa aponta os benefícios das embalagens de papel

quinta-feira, 4 de março de 2021

Pesquisa aponta os benefícios das embalagens de papel

Pesquisa realizada por Two Sides com o objetivo de conhecer a percepção do consumidor brasileiro quanto ao uso de embalagens, seus impactos ambientais e destinação pós-consumo, mostra que as embalagens que têm o papel como matéria-prima são reconhecidas como as melhores para o meio ambiente. Quatro em cada dez entrevistados preferem as embalagens em papel porque consideram melhor para o meio ambiente e, na opinião de 75%, são fáceis de reciclar.

A pesquisa entrevistou 400 consumidores para saber suas opiniões em relação às embalagens de papel, vidro, metal e plástico em aspectos como a capacidade de proteção dos produtos e aumento de sua durabilidade, capacidade de reciclagem, facilidade de abertura ou fechamento, facilidade de armazenamento, peso, praticidade, aparência, reutilização, segurança no uso e robustez, além do impacto ambiental.

As embalagens em papel também ganham a preferência do consumidor por serem as mais fáceis de abrir e fechar (35%), as de peso mais leve (52%), as mais práticas de manusear (30%) e, ao lado do vidro,como as de uso mais seguro (28%).

Sete em cada dez entrevistados apontam a embalagem de papel como uma boa proteção para os produtos embora metade deles considere excessivo o uso desse material nas embalagens. Em contrapartida, 64% consideram que as embalagens de papel fazem bom uso de material reciclado; 70% apontem a embalagem de papel e papelão como biodegradável e 52% concordem que elas economizam recursos não renováveis.

“Os consumidores mostraram vários aspectos de preferência pelas embalagens de papel comparativamente aos demais materiais, comprovando que o papel alia praticidade a benefícios ambientais”, afirma Fábio Mortara, presidente de Two Sides Brasil, organização sem fins lucrativos com atuação em cinco continentes, que aborda questões relativas ao mercado de produtos impressos em papel.

Os materiais que a maioria das pessoas afirma reciclar sempre ou com frequência são o vidro (63%) e o papel (58%), enquanto o plástico e o metal são reciclados por 56% dos entrevistados. O presidente de Two Sides Brasil observa que, segundo dados de mercado relativos a 2017, a taxa de recuperação do papel em geral (imprimir e escrever, embalagem e papel cartão), chegou a 67%, contudo, as pessoas ainda acreditam que o metal é o material mais reciclado, devido à visibilidade da coleta de latas de bebidas de alumínio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.