Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Confira 7 dicas de vendas no dia das mães para o seu negócio decolar

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Confira 7 dicas de vendas no dia das mães para o seu negócio decolar


Datas promocionais costumam dar ótimos lucros aos e-commerces e, por falar nisso, você já está preparado para suas vendas no Dia das Mães? 

Com a proximidade, é recomendado que sua loja esteja organizada o quanto antes. Isso porque tudo costuma ser diferente dos dias comuns: as visitas ao site aumentam, os pedidos crescem e a logística precisa de mais atenção para que ninguém saia insatisfeito.

Acompanhe esse post e veja as dicas que encontramos para fazer as suas vendas irem às alturas no Dia das Mães!

1. Tenha produtos para todos os tipos de mães

Mães não são todas iguais, elas existem nas mais variadas idades, com diferentes necessidades, têm distintos problemas e diversos desejos. Algumas trabalham, outras se dedicam apenas aos filhos, têm as despojadas, as geeks e as sérias. Sendo assim, é recomendado que seu e-commerce tenha produtos adequados para a maioria delas, o que garantirá um maior engajamento nas aquisições.

2. Esteja preparado para o grande movimento

Segundo o Ebit, o faturamento do Dia das Mães, em 2018, foi de 2,11 bilhões. Sabendo disso, é fundamental que seu comércio esteja preparado para garantir parte desse lucro também. Alguns procedimentos são importantes para isso. Você deve considerar, por exemplo, que o estoque será um pouco maior nesta data.

Então, algumas semanas antes, já deixe tudo acertado com seus fornecedores, como valores e prazo de entrega — isso assegura que sua loja fique bem abastecida. Também dê atenção à plataforma, ela tem tido um bom desempenho? Como as visitas no site aumentarão perto do dia, certifique-se de que ela garantirá uma boa navegação, sem falhas de servidores.

Pensando em melhorar ainda mais a taxa de conversão, considere boas formas de pagamento, se seu e-commerce ainda não tiver, incluindo variadas opções, como boleto bancário, débito e crédito. Além disso, tente disponibilizar o maior números de bandeiras possíveis. Gateways e intermediadores de pagamento são boas alternativas para suprir essas questões.

3. Direcione corretamente a comunicação

Apesar de suas vendas serem presentes para as mães, o foco da comunicação deve ser direcionado a quem fará essas compras que, na maioria das vezes, são filhos e maridos. Assim, a linguagem, a ideia e qualquer estratégia que você usar para chamar a atenção deve atrair esse público.

Para isso, tente planejar qual tipo de mensagem poderá ser feita para que essas audiências tenham vontade de comprar o presente na sua loja em vez de na concorrência.

4. Crie uma campanha

Você já entendeu que existem diversos tipos de mães, nessa proximidade os pedidos serão maiores que o de costume e a sua mensagem deve ser direcionada a quem vai adquirir o presente: filhos e maridos.

Agora, o próximo passo é criar uma campanha, incluindo sua mensagem, para que essas pessoas sejam atingidas. Afinal, elas precisam saber que o seu e-commerce existe e que ele pode resolver esse “problema” do presente de forma eficiente.

As redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, são boas formas de você gerar publicidade. Com o Facebook Ads ou Instagram Ads, é possível rodar vários tipos de publicidade, inclusive para perfis diferentes. Assim, você terá a garantia de que a sua marca atingirá mais pessoas.

Não se esqueça, também, de utilizar técnicas de SEO a seu favor. Pesquise por palavras-chave significativas para essa época e deixe toda sua loja preparada para vendas no Dia das Mães.

5. Ofereça uma ótima experiência de compra

Oferecer uma boa experiência de compra é uma das formas mais eficientes de você conseguir uma alta taxa de conversão. Ela se define na sensação que o consumidor tem ao entrar em contato com a sua empresa, e isso acontece não somente no exato momento em que ele faz o pagamento, mas sobretudo nas etapas de pesquisa e na interação que ele tem com a marca na loja virtual ou em redes sociais.

Sabendo disso, invista em um layout amigável no site, com tonalidades agradáveis, links intuitivos, navegação rápida, fotos de qualidade, descrições relevantes e objetivas. Um chat online também costuma ser de grande utilidade, pois os consumidores podem entrar em contato com a empresa, a fim de tirar dúvidas ou tentar resolver problemas pontuais com mais facilidade.

Lembre-se sempre de que um bom atendimento é um dos fatores mais importantes na decisão de compra.

6. Tenha técnicas de aumentar vendas

Uma tática que ainda costuma seduzir é criar combos com produtos diferentes, mas que possam se complementar. Coloque um preço promocional nas aquisições para que os clientes sintam que estão fazendo um bom negócio.

Outra técnica poderosa e que pode ser usada para aumentar as vendas no Dia das Mães se chama cross selling. Ela consiste em mostrar à pessoa, no momento em que ela decide se direcionar ao ckeckout, outros itens relacionados ao que ela está levando.

Se a compra foi de um vestido, por exemplo, o próprio e-commerce pode sugerir um sapato que combine com ele. Existem programas capazes de cruzar esses dados para mostrar ao usuário o produto no momento certo. Se você puder fazer uma promoção para a compra dessas mercadorias juntas, maiores são as chances das vendas serem concluídas.

7. Surpreenda os clientes

Infelizmente, nessas grandes datas, alguns comércios falham por não conseguirem estabelecer um planejamento e uma logística capazes de atender a todos. Com isso, os consumidores se frustram e sites, como o Reclame Aqui, recebem inúmeras lamentações.

No entanto, a sua marca não pode fazer parte dessa estatística. Sendo assim, pense em formas de evitar essas reclamações e surpreender os clientes para que voltem outras vezes e se tornem fiéis à marca.

Um exemplo é se preparar, antecipadamente, com relação às entregas. Faça parcerias com transportadoras, a fim de conseguir mais rapidez e preços justos. Se for possível colocar frete grátis nessa época, pode ser uma oportunidade a mais para que os usuários vejam valor em fazer aquisições pela sua loja. Além disso, enviar pequenos brindes ou bilhetes de agradecimento também é outra forma de causar admiração pelo significado que você deu àquele cliente.

As vendas no Dia das Mães costumam gerar grandes lucros aos comerciantes. No entanto, é primordial que cada empresa esteja preparada para conseguir conquistar muitos consumidores nessa época do ano.


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