No mundo onde aplicativos como o Trip Advisor, Foursquare e o Yelp, são usados como guia cultural e gastronômico, podemos afirmar que há um link muito forte entre “comer fora” e as redes sociais. As pessoas adoram compartilhar fotos de suas comidas e o melhor exemplo disto, está no Instagram. Números divulgados pela executiva do Facebook, o Instagram conta com 800 milhões de usuários ativos por mês com previsão de 1 bilhão em 2018. Por isso, fazer marketing para restaurantes no Instagram é tendência ainda fortíssima.
Então, compilamos neste post, dicas infalíveis para que o seu estabelecimento não apenas seja visto por todos, mas também permita a interação do seu restaurante e seus clientes! Continue a leitura!
1. Seja visto
Nome de usuário fácil de lembrar
Escolha um nome de usuário Instagram facilmente reconhecível. Use palavras-chave comerciais relevantes em seu perfil para ajudar a aumentar seus resultados de pesquisa. Coloque etiquetas com hashtags e certifique-se de torná-las relevantes para que os usuários possam encontrar.
Uma dica importante é hashtag com o nome do seu restaurante, um prato de assinatura ou um nome de bebida. E lembre-se, mantenha-se consistente em seu uso.
Legendas curtas
Outro detalhe importante que vale a pena ser lembrado é que a legenda seja abaixo de 140 caracteres. Qualquer legenda maior do que isso será interrompida se alguém compartilhar uma das suas imagens no Twitter.
2. Integração
Integre o Instagram com outras redes sociais
Integrar o Instagram com as demais contas em redes sociais é uma ótima ideia. Mesmo que um usuário não o acompanhe no Instagram, eles ainda poderão segui-lo no Facebook ou no Twitter. Compartilhe fotos em todas as suas redes para aumentar as visualizações e ganhar seguidores. Utilize o novo recurso de incorporação do Instagram.
Compartilhar fotos no site da empresa e outras plataformas de redes sociais atrai mais pessoas e aumenta as chances de que um momento único seja viral. O Instagram oferece aos restaurantes e clientes muitas opções para compartilhar no Facebook, Tumblr, Flickr, Foursquare, Twitter e e-mails.
Nome de usuário visível
Considere imprimir seu nome de usuário Instagram diretamente no menu do restaurante. Dessa forma, os clientes só precisam olhar para o menu para marcá-lo em possíveis publicações de fotos de seus pratos.
Se for possível, exiba suas contas de redes sociais do lado de fora do estabelecimento, para aqueles que caminham ou dirigem pelo seu estabelecimento.
Claro, mantenha a sua clientela em mente ao integrar as redes sociais no plano de marketing do seu restaurante. Restaurantes de fast-casual tendem a atrair mais clientes antenados às redes sociais. Por outro lado, um estabelecimento de jantar de luxo, cujo clientes são mais antigos, a ideia de imprimir as redes sociais diretamente no menu pode não ser uma boa ideia.
3. Interação e recompensa
As interações com o cliente são muito indicadas, aproximando-os do seu negócio. Essas interações podem ser feitas de diversas formas. Vamos às dicas:
Mensagens para preenchimento
Crie mensagens com espaços em branco para preenchimento. Publicar posts interativos de preenchimento do tipo “A melhor sobremesa que já provei é ____”.
Este tipo de mensagem além de provocar a participação dos clientes, pode trazer insights interessantes sobre os pratos servidos, serviços oferecidos, atendimento, etc. Basta ser criativo e você vai se surpreender com os comentários que serão gerados.
Peça a opinião
A opinião dos clientes é fundamental para implantar algo novo ou aprimorar aquilo que você já oferece. Então, aproveite e peça a opinião de seus seguidores.
Quem sabe o seu restaurante vai oferecer uma nova sobremesa, uma bebida ou uma entrada diferente? Peça aos seus clientes para ajudá-lo a escolher o nome! Permitir a participação dos clientes no processo, é perfeito para que eles se sintam motivados a continuar seguindo você para conhecer o resultado final do concurso ou até mesmo provar o novo prato.
Desafios fotográficos
Incentive seus seguidores a compartilhar fotos marcadas com determinada #hashtag. Motive-os a postar fotos, por exemplo, dos pratos pedidos, ou até mesmo, marcando amigos na postagem. Mas não esqueça de recompensar os vencedores, com uma refeição grátis ou uma recompensa similar.
Este tipo de desafio gera bastante engajamento entre os seguidores, o que é muito bom para o seu negócio.
Recompense compartilhamentos de clientes
Incentive os usuários do Instagram com mais de 300 seguidores a postarem uma foto que mencione seu restaurante (uma hashtag, o check-in do Facebook ou uma publicação similar) e recompense-os com uma experiência gratuita! Afinal, eles anunciaram seu restaurante para 300 clientes em potencial – de graça!
4. Crie uma base inicial
Página de localização e avaliação
Crie uma página de localização e avaliação em redes como o Yelp, Kekanto, Foursquare e TripAdvisor.
Além do restaurante ser achado com mais facilidade, é possível receber avaliações dos clientes, o que pode ser muito bom para o seu negócio.
A localização também permite que os clientes façam “check-in” em seu restaurante e além de compartilhar, a localização ficará gravada no celular para lembra-los quando estiverem por perto.
Aproveite as vantagens dos vídeos
No Instagram há a possibilidade de publicar vídeos, o que permite a interação com o cliente ir mais longe. Vídeos com os pratos especiais, preparação dos ingredientes, com a equipe, ou até mesmo, com os clientes, são recursos bastante populares para o seu marketing.
A publicação de vídeos aguça ainda mais os sentidos dos seguidores, fazendo despertar a vontade de retornar ao restaurante novamente.
5. Dicas para fotos incríveis
Iluminação
Você já ouviu isso antes, mas a luz natural do dia é realmente a melhor iluminação para qualquer fotografia de comida. Não tenha medo de mover seu prato para perto de uma janela ou porta para obter a melhor foto e aproveitar ao máximo as configurações de exposição do seu celular.
Tocar na área mais escura da imagem para iluminar toda a foto e arra staros níveis de exposição para cima é um bom recurso para obter a melhor imagem.
Arrume a mesa
Quer fotografar vários pratos ao mesmo tempo? Coloque todos em uma mesa e fique em uma cadeira para ter uma visão panorâmica. Você provavelmente precisará reorganizar a configuração algumas vezes para encontrar uma composição balanceada. Tente experimentar com pratos coloridos, guardanapos, talheres, copos e condimentos combinando para obter a aparência desejada.
Não desconsidere as pequenas coisas. Tenha em mente que o uso de talheres e prato “clean” podem fazer toda a diferença na transformação de uma bela foto em uma fantástica foto.
Cliques de perto
A comida é toda sobre cor e textura, então quanto mais claros os detalhes, mais fácil será para os espectadores imaginarem o sabor.
Ao invés de apenas tirar fotos de um prato cheio de comida, tire algumas fotos macro também. Chegar perto trará as texturas e detalhes mais finos, tornando-o mais interessante e intrigante
Beleza que vem de dentro
Como com qualquer coisa, você não deve simplesmente pegar algo pelo valor de face. Dependendo do prato, cores, texturas e sabores estão muito mais presentes no interior. Cortes de carnes, recheios de massas, enfim, mostre a beleza que tem por dentro.
Tire fotos de todos os ângulos
Não tire apenas fotos do ponto de vista de um pássaro. Experimente diferentes ângulos. Esquerda, direita, superior, inferior. Sinta-se à vontade para mover a comida e criar composições diferentes.
Seu espaço também merece destaque
Não mostre apenas seus itens de menu! Tire uma imagem acolhedora e convidativa do interior do seu restaurante. Capture fotos de sua equipe trabalhando ou convidados desfrutando de sua comida (com a permissão deles, é claro). Por favor, note – se você mostrar a equipe, certifique-se de que eles estão praticando procedimentos de segurança alimentar (como usar luvas) para evitar feedback negativo para manipulação de alimentos inseguros capturados via imagem.
6. Instagram Histórias & Instagram Ao Vivo
Utilize o recurso de Histórias para permanecer atualizado. Postar uma história permite que você tenha uma foto, um vídeo ou um Gif no topo dos feeds dos usuários por 24 horas. Você pode marcar, marcar geograficamente e escrever nessas histórias, tornando-as relevantes e úteis para promoção cruzada. Você também poderá ver quantos e quem viu a sua história.
O Instagram Live (ao vivo) é uma ótima maneira de mostrar um novo prato, bebida ou espaço. Os seguidores serão alertados de que você iniciou um vídeo ao vivo a qualquer momento, chamando a atenção de que sua conta está ativa e mostrando algo interessante. Você poderá ver quem está visualizando seu vídeo ao vivo e se envolver com os fãs ali mesmo.
7. Agora é só começar
As dicas de marketing para restaurantes no Instagram vêm e vão, mas as que incluímos aqui são testadas e verdadeiras. O Instagram está sempre adicionando novos recursos, como o Instagram Histórias, que oferecem novas formas de engajar os seguidores. Imagens, vídeos, Gifs, etc. São inúmeros recursos para utilizar, as melhores dicas de marketing do Instagram para restaurantes são aquelas colocadas em prática… então pegue seu smartphone e comece já!
Fonte: https://www.scuadra.com.br
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