A embalagem não serve mais apenas como uma proteção e um meio de transporte para um produto que foi vendido. Atualmente, ela é uma grande ferramenta de marketing que pode melhorar o posicionamento de sua marca. Por essa razão, muitas empresas estão apostando na embalagem personalizada.
Se a sua marca ainda não possui um embrulho próprio, talvez seja a hora de começar a investir nessa ferramenta. A seguir, você vai descobrir quais são as vantagens de criar a sua embalagem personalizada. Vamos lá?
1. Fortalece sua marca
Em uma embalagem personalizada, a identidade visual da marca está presente nas cores, nos grafismos, ícones, no logotipo e no formato. Sendo assim, o embrulho se diferencia dos outros e o consumidor guarda na memória o conceito da empresa com mais facilidade.
Afinal, quem nunca reconheceu uma marca pela embalagem de um produto? Em alguns casos, apenas de ver as cores de um logotipo, o comprador já se lembra da instituição que usa os mesmos tons.
Ou seja, com uma embalagem personalizada a marca ganha uma presença mais forte no mercado. Em um comércio com cada vez mais concorrentes, aumentar e melhorar o seu posicionamento é fundamental para ter sucesso nos negócios. Se você criar embalagens reutilizáveis, a identidade ficará ainda mais marcada na memória do cliente, pois ele a verá sempre que usar o embrulho novamente.
2. A empresa ganha autoridade
Ter embalagens personalizadas não apenas fortalece a presença da marca na cabeça dos consumidores, mas também dá autoridade para a sua empresa. Ao fazer embrulhos reutilizáveis, por exemplo, você não está somente fornecendo algo para o cliente se lembrar de sua marca. Você está se posicionando e mostrando quais são os valores da instituição.
Essa ação é excelente, pois os consumidores de hoje pedem um posicionamento das marcas a respeito de questões importantes, como a sustentabilidade. Então, ao criar uma embalagem reutilizável ou biodegradável, você melhora a imagem de sua empresa e ganha autoridade com os compradores. Dessa maneira, as chances de atrair novos clientes são grandes.
3. Agrega valor ao seu produto
Uma embalagem única e funcional transforma uma mercadoria em um verdadeiro presente. Há uma grande diferença entre apresentar o seu produto somente como ele é, por exemplo, ou em uma bela sacola. Quem opta pela segunda opção, pode adicionar um visual atrativo ao embrulho, colocar um laço para fechar a embalagem e até perfumá-la, se assim desejar.
O consumidor fica encantado com esses detalhes extras e o valor da compra da mercadoria aumenta, pois a experiência do cliente é mais satisfatória. Em alguns casos, a embalagem é tão encantadora que o comprador não consegue se desfazer do artigo. Caixas elegantes e personalizadas frequentemente ganham funções em diversas casas brasileiras, assim como muitas sacolas são reutilizadas para embrulhar outros produtos.
Ou seja, além de chamar atenção em uma vitrine, esses itens têm realmente valor para o cliente. Por isso, é essencial investir nas embalagens personalizadas, caso você queira agregar valor as suas mercadorias.
4. Atrai novos consumidores
Criar uma embalagem especial, com visual atraente, e acrescentar detalhes a ela é uma ótima maneira de chamar a atenção de consumidores. Em um estabelecimento físico, isso consegue fazer uma enorme diferença, porque compradores que não pensavam em entrar na sua loja podem ser atraídos pelo que viram em sua vitrine e acabar adquirindo o seu produto.
Em um e-commerce, fornecer um embrulho personalizado também é importante, porque esse é o maior contato que existe entre o vendedor e o cliente. Então, essa é a melhor forma de o proprietário da empresa mostrar o cuidado que tem com suas mercadorias e como a experiência do comprador é valiosa para a marca.
Independente do modelo de negócio, uma embalagem personalizada prova a organização da instituição e a preocupação que ela tem com sua imagem e seus consumidores.
5. Fideliza os clientes
Tão importante quanto conquistar novos clientes em um negócio é fidelizá-los. Uma empresa que possui uma base de consumidores satisfeitos com o trabalho que é realizado tem certa segurança sobre o que deve ser feito. Ainda, compradores que apreciam o serviço de um estabelecimento, geralmente indicam o local para terceiros, como amigos e parentes.
Todas as etapas de uma aquisição devem ser eficientes para que o cliente fique satisfeito. Pode parecer exagero, mas receber uma embalagem personalizada junto ao produto adquirido influencia na opinião do consumidor sobre a marca. Como foi dito no tópico anterior, esse detalhe demonstra a atenção e o cuidado que a empresa tem com a experiência do comprador.
Sendo assim, a imagem da empresa criada na memória do indivíduo é positiva e isso pode fazer com que ele continue escolhendo a sua loja nas próximas compras dele. Caso você esteja tendo problemas para manter os seus clientes, tente fornecer embrulhos personalizados para eles, pois esses itens têm o poder de fazer uma pessoa se sentir especial. E quem não quer voltar para um local que o fez ter esse sentimento?
6. Aprimora o serviço de delivery
Assim como no caso dos e-commerces, as empresas que trabalham com entregas, como os restaurantes, devem investir nas embalagens personalizadas, porque elas valorizam bastante o trabalho da marca.
Além de pensar no visual do pacote, é importante criar um embrulho que proteja a refeição (para que ela chegue inteira ao destino) e que seja funcional. Ou seja, resistente a diferentes temperaturas e fácil de manusear.
Como muitas vezes esse é o principal contato que o cliente tem com o estabelecimento, você precisa caprichar na apresentação do pedido. Um pacote com esses moldes com certeza vai surpreender e satisfazer o consumidor que espera pela sua encomenda em casa.
Uma embalagem personalizada é uma ferramenta de marketing muito poderosa, que tem a capacidade de aumentar a visibilidade e melhorar a imagem de sua marca, atrair novos clientes e fidelizá-los. Sendo assim, se você ainda não está investindo nessa estratégia, talvez esteja perdendo compradores.
Então, comece a pensar na melhor embalagem personalizada para o seu negócio! Não se esqueça de considerar o perfil e os gostos de seu público-alvo para conseguir criar um pacote que agrade essas pessoas. Agora que você vai iniciar o planejamento de sua embalagem, que tal descobrir quais são as vantagens de fazê-la com papel kraft?
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