Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas para acelerar o seu PC com Windows 10

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Dicas para acelerar o seu PC com Windows 10


O Windows 10 já é bem mais rápido que as versões antigas do sistema operacional. Mas com as nossas dicas, ele vai ser ainda mais ágil.

O sistema operacional da Microsoft tem evoluído bastante com o passar dos anos, mas você sabe né, eles sempre nos mandam aplicativos e “extras” que nem sempre gostaríamos de ter. São estes extras, aparência e o modo como instalamos os programas que tornam o computador lento.

Ao invés de levar a loja de informática e mandar formatar o seu computador/notebook, vamos antes tentar estes passos abaixo que devem ajudar bastante.

1. Limitar os processos de abertura do Windows

Quando ligamos o pc, queremos é poder começar a usar o mais breve possível. A abertura do Windows 10 ficou realmente mais rápida, não quer dizer que é a ideal. Existe um truque que podemos executar, ele ajudará a remover aplicativos de terceiros da inicialização do sistema. O antivírus é o maior responsável pelo consumo inicial de processamento, mas infelizmente não podemos remover ele, afinal, se faz necessário. Bom, vamos aos passos, abra o gerenciador de tarefas, apertando CTRL + SHIFT + ESC. Ou com o botão direito do mouse na barra de tarefas e no botão Gerenciador de tarefas.

Com a janela aberta, clique na guia INICIALIZAR. Feito isto, diversos aplicativos estarão dispostos em uma lista, alguns habilitados, outros não. Desabilite tudo que achar não ser necessário na abertura do computador. Por exemplo, na imagem abaixo eu desabilitei o Google Drive, que uso esporadicamente no Windows explorer. Para fazer a tarefa, clique com o botão direito do mouse, e depois em Desabilitar.


Tenha cuidado com o que for desabilitar, muitos dos aplicativos ali listados podem ser necessários, como drivers de placa de áudio e vídeo. Então, lembre-se do que instalou, se um destes estiver na lista e não se fazer necessário, desabilite. Tudo que for removido, não será processado na abertura do computador.

2. Desligue a indexação de busca

Este pode ser um item matador de pcs, principalmente se estivermos falando de máquinas com pouco poder de processamento. O sistema de indexação do Windows tenta varrer todos arquivos, aplicativos e coisas que costuma utilizar para facilitar a busca, quando forem invocados. O processo fica sendo executado em segundo plano, consumindo recursos na surdina. Eu desativo esta função de todos os meus computadores.

Para remover, vamos aos passos. Abra o menu iniciar e digite index. Vai aparecer: Opções de indexação. Clique nela.


A janela abaixo se abrirá. Nela clique no botão Modificar.


Nesta janela, vamos poder modificar o que o Windows pode ou não indexar nas suas buscas. Na guia Alterar locais selecionados, eu aconselho a remover tudo. Assim, o computador vai estar livre para identificar apenas os ítens do menu iniciar e dados dos usuários locais. O que é relativamente pouco e rápido de ser processado.


Este processo em computadores com SSD, nem será notado, mas ainda estamos longe de ser um padrão o SSD, portanto, é uma alternativa mais que viável a remoção desta ação em segundo plano.

3. Desabilite os efeitos visuais e ative a máxima performance

Não tem placa de vídeo no computador? Desabilite os efeitos visuais, como transições de janelas e mais alguns “fru-frus” das telas. Para isto, abra o menu iniciar e digite performance. Escolha a opção: Ajustar a aparência e performance do Windows.


Na tela aberta de Opções de Desempenho, selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho. O Windows vai remover várias animações, detalhes e enfeites, deixando o processamento todo para o que realmente é necessário.


Agora se o visual do Windows é parte importante da sua usabilidade, pode manter algumas coisas ativas, escolhendo o item Personalizar. Vai do seu gosto. Uma opção interessante de manter ativa é Mostrar miniaturas em vez de ícones. São as thumbnails do Windows, que você consegue prever uma imagem direto no Windows explorer.

Agora vamos a parte de ativar a máxima performance. Este ítem está nas opções de energia. Para chegar lá, abra o menu iniciar e digite Painel de Controle. A tela vai abrir o painel. Na busca digite Opções de energia, e clique no atalho, conforme a imagem abaixo.

Agora escolha o item Alto desempenho. Dependendo da marca do seu notebook, poderão ter mais opções.


Este esquema de opções de energia você pode configurar nas condições da sua bateria e hardware. Para computadores desktop, mantenha o alto desempenho. Talvez consuma um pouco mais de energia, mas compensará.

4. Desinstale o que não usa e limpe o HD

Manter o HD limpo é bom. Para quem não sabe como um HD funciona, ele precisa correr uma cabeça de leitura em um disco, assim como um vinil. Se os dados não estiverem gravados próximos uns dos outros, esta movimentação da cabeça pode tornar o processo de leitura dos dados lento, o que não ocorre em SSDs. Vale ler a diferença entre HDD e SSD.

5. Remova os vírus e Spywares

Para quem utiliza antivírus, deixamos aqui a lista dos melhores antivírus pagos e melhores antivírus gratuitos. Os vírus podem ser, assim como a indexação do windows, um processo que fica rodando em segundo plano. Aconselhamos a usar um antivírus e verificar com alguma frequência a existência de vírus no computador. O programa Malwarebytes pode ajudar na remoção de programas indesejados.

Bônus: Memória RAM e SSD:

Está rodando com menos de 8GB de memória RAM? Aconselhamos a fazer um upgrade de memória. Hoje está com um custo relativamente baixo, comparado com os benefícios. Você precisa analisar qual a frequência que opera a sua memória, e comprar 2 pentes de 4GB. Caso já tenha um, basta comprar outro igual.

Outro upgrade, e esta é a melhor dica que posso dar hoje, é comprar um SSD. Usando um SSD Kingston V300 de 240GB, podemos afirmar: É outra vida. O computador simplesmente se transforma. Deixo aqui o link para comprar ele. Custa atualmente 417 reais, o de 240Gb. É um preço um pouco elevado, mas tenho certeza que não vai se arrepender. Quando vender o computador, pode tirar ele e instalar no novo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.