Estudo da agência PackLab lista as tendências de embalagem para 2017. Segundo Guilherme Jardim, diretor da empresa, as tendências mostram sintonia com o comportamento do consumidor global, em busca de embalagens visualmente agradáveis, com mensagens eficientes e formatos inovadores.
A simplicidade dos gráficos, com foco em comunicar uma mensagem clara e honesta, é uma tendência. Como as pessoas passam cada vez menos tempo comprando nos supermercados, o design precisa ser mais funcional, com comunicação clara e focado no essencial: ajudar o consumidor a fazer uma boa escolha de compra.
2) Cores fortes e vibrantes
As marcas têm explorado cada vez mais cores fortes e vibrantes, para gerar não apenas impacto na prateleira como para segmentar produtos em categorias específicas dentro de uma mesma marca. A cor tem um efeito psicológico, ajuda o consumidor a não só identificar, mas também lembrar dos produtos favoritos. Quanto mais vibrante, mais fácil de lembrar.
3) Detalhes
Os clientes gostam de ser surpreendidos com detalhes legais e inteligentes, que os ajudam a se conectar emocionalmente com a marca, do momento da compra a suas casas. Os detalhes são mais comuns em embalagens premium, mas serão vistos cada vez mais em embalagens de produtos “comuns”.
A escrita à mão é uma grande tendência no design mundial, não só na embalagem. A ideia de algo artesanal que ela transmite é uma boa ferramenta para diferenciar e agregar valor.
5) Inspiração vintage
O sentimento de nostalgia guia esta tendência, que procura usar elementos que ativam memórias antigas. Ao mesmo tempo, desperta curiosidade nos novos consumidores. A estética do passado é uma tendência que veremos em 2017.
6) História, nostalgia e herança
Marcas tradicionais, com muitos anos de história, devem criar designs que remontem às suas raízes, recuperando-as e trazendo-as ao presente. Sempre com orgulho do que foi construído e do legado deixado por ela.
7) Uso de ilustrações e padrões
Ilustrações e padrões são boas ferramentas para contar uma história e criar um relacionamento emocional com os consumidores. Também são excelentes para atrair a atenção, promover os produtos na prateleira e criar conhecimento de marca.
8) Novos cortes
A apresentação de embalagens com novos cortes também será uma tendência, com diferentes formas e janelas para mostrar os produtos. A embalagem customizada é ótima para as marcas por conta da relevância em como se sentem e se parecem.
9) Abordagem eco-friendly
As embalagens inseridas no contexto de sustentabilidade continuarão como uma tendência, com as marcas se esforçando para usar materiais de fontes renováveis e/ou recicláveis, além de reduzir excessos. Elas também estimulam a reciclagem, o uso responsável de materiais e posicionam a empresa como preocupada com as questões ambientais.
Fontes: http://www.abre.org.br e Seafood Brasil
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