Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A sua empresa tem Gestão de Tecnologia?

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

A sua empresa tem Gestão de Tecnologia?

A gestão de tecnologia nas empresas ganha cada vez mais importância devido à quantidade de processos de uma organização que se tornaram dependentes dela. Os investimentos em inovação tecnológica passaram a ser fundamentais para garantir o bom desempenho de todos os setores.

No momento de pensar sobre a gestão de tecnologia da empresa, podem surgir muitas dúvidas. Para ajudá-lo a entender mais sobre o assunto, apresentamos os principais conceitos neste artigo.

O que é gestão de tecnologia?

A gestão de tecnologia busca alinhar as ferramentas tecnológicas da empresa às necessidades de uso e às estratégias do negócio. Fazer esse processo de forma adequada garante que os recursos tecnológicos e informações estejam bem armazenados e disponíveis para a utilização cotidiana.

Todo negócio pode se beneficiar da gestão de tecnologia. Caso ainda não tenha começado a planejar, o momento certo para começar é agora mesmo!

Quais os principais benefícios?

Os empreendimentos se beneficiam muito da gestão de tecnologia, podendo-se destacar:
  • criação de protocolos para segurança das informações da empresa e da rede;
  • garantia de conformidade com as normas regulatórias;
  • controle das licenças de software e redução dos riscos de irregularidades;
  • possibilidade de planejamento de compras e substituições de infraestrutura;
  • alinhamento da tecnologia às necessidades da empresa;
  • redução de custos pela identificação de necessidades reais;
  • assegurar a disponibilidade dos sistemas e evitar a perda de negócios por problemas de tecnologia.
Como implementar?

É importante considerar a necessidade de obter apoio para a criação do plano de gestão de tecnologia da empresa. Nesse momento é interessante procurar por indicações seguras, pois se trata de uma área estratégica para os negócios. Dependendo do tamanho da atividade, talvez seja o caso de contratar uma consultoria de TI e telecom, que trate das duas áreas de forma integrada, para melhor aproveitamento de recursos.

Ao fazer o planejamento de tecnologia é necessário estabelecer os seguintes parâmetros:
  • como será feita a manutenção de dados;
  • quais serão os níveis de segurança para cada tipo de informação;
  • quem será encarregado da manutenção da infraestrutura;
  • como será a configuração de acesso à rede e suas restrições;
  • a quem os funcionários devem recorrer para suporte em caso de problemas.
A criação de diretrizes fará com que seja possível identificar a necessidade de contratação de produtos, serviços ou até mesmo funcionários. Por vezes, o diagnóstico fará com que produtos e serviços já existentes sejam substituídos, podendo gerar redução de custos ou ganhos de funcionalidades para o negócio.

A tecnologia permeia todo o ambiente da empresa, então não basta que o planejamento seja feito de forma separada. Todos os setores da devem ser devidamente capacitados e seguir os protocolos e procedimentos estabelecidos a fim de garantir a segurança das operações. Em alguns casos, o investimento em treinamento dos empregados pode ser interessante.

Conhecimento é fundamental na hora de definir a gestão de tecnologia da empresa. Os empresários podem se beneficiar muito da implementação de tal recurso em seus negócios. Contar com o apoio de uma consultoria especializada para a tomada de decisões pode garantir a segurança e a confiabilidade do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.