Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: É preciso se reinventar sempre para encarar os desafios do mercado

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

É preciso se reinventar sempre para encarar os desafios do mercado



A capacidade de se reinventar perante os desafios do mercado

O mundo empresarial está em constante evolução e por isso todos os dias os profissionais encaram situações diferentes que os obrigam a tomar novas decisões, que não foram ensinadas na sala de aula pois são inéditas e empíricas.

Neste contexto há dois tipos de profissionais: aqueles que ignoram os sinais de mudança e continuam a insistir nos métodos existentes e aqueles profissionais que percebem que é preciso evoluir junto com o mercado para não ser atropelado pela concorrência.

A área de marketing digital é aquela em que vemos esta transformação de forma mais clara, pois há sempre uma app nova, um modelo novo de equipamento, uma forma nova de se expressar com os clientes e de receber feedback dos consumidores através de meios tecnológicos.

Entretanto há possibilidade de inovação em todos os âmbitos, pois a sociedade evolui os seus hábitos de compra e descobre novas formas de consumir, fazendo com que surjam novas necessidades no mercado.

Não é preciso esperar um momento de crise para gerar novas oportunidades, mas é imperativo ficar atento às tendências e ter abertura a atualizações que tornem os processos mais ágeis e lucrativos.

Poderá fazer um rápido estudo de mercado e perceberá que as grandes marcas estão sempre a lançar novos modelos que atendem aos desejos dos consumidores. As pequenas marcas e o comércio local também evoluem, tamanha é a quantidade de estabelecimentos que prezam por um ambiente bonito e organizado para proporcionar o bem-estar do cliente desde o momento em que se entra no espaço.

Seguem alguns questionamentos que ajudam os empresários a desenvolverem-se e progredirem o seu negócio conforme os desafios do mercado:
  1. O seu produto pode evoluir? O seu consumidor utiliza este produto da mesma forma ano após ano?
  2. O que são feitas com as sugestões e as reclamações dos clientes? O seu produto melhora com as críticas que recebe?
  3. Há alguma formação que os seus funcionários possam fazer para aperfeiçoarem técnicas de atendimento e de serviços de venda e pós-venda?
  4. Há espaço para os colaboradores sugerirem novos métodos de trabalho e espaço para que reforcem laços de equipa?
  5. Como está a componente emocional dos seus funcionários? São motivados, mantém a proatividade, conseguem resolver conflitos e gerir o stress?
  6. Há novas formas de serviço dentro do seu ramo? O seu cliente está interessado nestas formas?
  7. Quais são as formas de serviço que o seu concorrente oferece e você não? Como ele informa estes serviços ao público?
  8. A sua área de atuação e a forma de distribuição no mercado pode ser diferente?
  9. Há formas tecnológicas para tornar os sistemas utilizados na empresa mais ágeis?
  10. A sua loja ou ponto de venda pode ser melhor organizado, para proporcionar uma experiência mais cativante ao cliente?
  11. Há possibilidades de parcerias com empresas que oferecem serviços complementares aos seus?
Não tenha medo de reelaborar a estratégia de negócio, pois no mercado atual, quem não tem capacidade de se reinventar não sobrevive.

Estamos em uma era em que as dificuldades não aparecem apenas quando se fazem coisas erradas, mas também quando se continua a fazer as coisas certas por tempo demais.

Não espere ter resultados diferentes quando continua sistematicamente a fazer as mesmas coisas. Ouse mudar e questione-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.