As redes sociais e aplicativos de mensagens são dois dos principais meios de informação e contato da atualidade, e praticamente todos nós acabamos utilizando ao menos um deles com certe frequência. Embora essa realidade traga várias vantagens, também vem acompanhada pelo problema da facilitação da difusão de notícias falsas – as chamadas fake news.
Particularmente em tempos de eleições, quando a difusão de informações enganosas pode ser particularmente nociva, isso se torna particularmente perigoso. Por mais que as empresas responsáveis tomem medidas para evitar o compartilhamento de informações mentirosas, dificilmente conseguem acompanhar a velocidade de ação de defensores de ambos os lados do pleito.
Por esse motivo, plataformas como Facebook e WhatsApp oferecem recursos feitos para que os usuários ajudem a impedir a distribuição de notícias falsas. Caso você queira colaborar, pode seguir os passos abaixo para auxiliar na identificação de quem está compartilhando fake news.
No Facebook
A rede social de Mark Zuckerberg permite que você denuncie postagens específicas. Quanto mais pessoas alertarem sobre postagens específicas, maiores as chances de que o responsável pelo compartilhamento seja devidamente punido. São quatro passos simples:
1 – Clique nos três pontos no canto superior direto da postagem com informações falsas;
2 – Em seguida, clique em “Dar feedback sobre essa publicação”;
3 – Na página seguinte, marque a opção “Notícia falsa” e depois clique em “ENVIAR”;
4 – Antes de concluir, quem desejar pode bloquear, deixar de seguir, desfazer a amizade ou enviar uma mensagem privativa para a pessoa. Caso não deseje fazer isso, basta clicar em “CONCLUIR”.
No WhatsApp
O aplicativo de mensagens mais popular aqui no Brasil não oferece formas de denunciar links específicos, mas permite que os usuários os responsáveis pelo serviço sobre pessoas ou grupos que estejam repassando fake news com frequência. Basta seguir os quatro passos abaixo:
1 – Com a conversa (do grupo ou de uma pessoa) aberta, clique no botão com três pontos no canto superior direito;
2 – No menu, clique em “Mais”;
3 – A seguir, clique na opção “Denunciar”;
4 – Caso não deseje apagar as mensagens recebidas e sair do grupo ou bloquear o contato em questão, desmarque a caixa indicada antes de concluir o processo clicando em “DENUNCIAR”.
Com esses passos, você terá feito a sua parte para dificultar a propagação de notícias falsas por meio do Facebook e do WhatsApp.
Fonte: https://www.tecmundo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.