Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A inutilidade de planejar um Ano Novo...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

A inutilidade de planejar um Ano Novo...


Faça algo diferente neste novo início de ano: não defina metas, não tenha resoluções de ano novo. Você não precisa disso para ter um melhor ano novo.

Se a definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente esperando resultados diferentes, então fazer resoluções de ano novo é uma forma segura de deixar você louco. Muita gente faz isso por anos e aparentemente pouca coisa muda de fato em suas vidas.

Resoluções são sonhos e metas são um desperdício de tempo se não forem realmente e rigorosamente aplicadas. Eles foram criados para fazê-lo acreditar que tudo o que você precisa para mudar a sua vida é um plano.

Mas os planos não funcionam. A vida é muito caótica e agitada. Para a maioria de nós é impossível manter uma lista de objetivos por mais de algumas semanas, para não dizer um ano inteiro. Quanto mais seguir um cronograma.

Então como você pode mudar a sua vida? Como pode ter um melhor ano novo? Controle o que está ao seu alcance: seus hábitos diários, sua rotina diária. Comece por pequenas coisas alcançaveis e que você sabe que irá cumprir. A prática leva ao hábito que passa a ser uma rotina e que com o tempo pode ser melhorada, aos poucos, sem estresse, sem muita pressão, apenas fluindo naturalmente.

A inutilidade dos planos

A maioria das coisas boas acontecem sem um plano: amizades, se apaixonar, encontrar um emprego e assim por diante. Se você quer fazer o seu novo ano valer, você precisa ser intencional – não estabelecendo metas, mas dando espaço em sua vida para o que realmente importa.

A maioria dos sistemas e métodos de produtividade prezam por começar qualquer planejamento tendo em mente o seu fim e assim estabelecer as metas para chegar lá. Muitos são baseados na suposição de que, a fim de obter o que se deseja mais tarde, você tem que abrir mão do que quer agora. Você trabalha no plano, suporta a dor e vence.

De fato, seguir um bom plano a risca pode se tornar a realização de um sonho e o objetivo final pode ser alcançado, mas são poucos que de fato o seguem e mantem a disciplina. O ser humano é uma criatura complexa e muitas vezes, imprevísivel e inconstante. Sabemos que na prática poucos seguem um roteiro traçado para suas vidas, mesmo que elaborado por ele mesmo. Aos mais fortes e resistentes que chegam lá, párabéns! Mas este não é o único caminho que se pode seguir.

Como podemos dar grandes passos sem um planejamento? Simples, criando rotinas de que você realmente goste de fazer. Se você gosta do processo de chegar lá, para de se preocupar com o destino final, a caminhada deixa de ser um tormento, uma obrigação... e quando você chega lá, pode até se supreender com o resultado alcançado, pois pode acabar indo muito além do esperado.

Este é o segredo para uma vida saudável e produtiva e para ter um impacto positivo no mundo. Crie bons e novos hábitos, sustentáveis, que você goste, e você vai ter uma vida da qual poderá se orgulhar.


Em vez de metas…

Existe uma alternativa ao estabelecimento de metas que irá te levar para mais perto da vida que quer. Concentre-se em algumas práticas, rotinas, que você pode desfrutar e realizar regularmente. O truque aqui é a consistência. 

Veja quatro exemplos que podem ajudá-lo a a conseguir:
  1. Levante cedo. Quando o mundo acorda, as distrações também. Se você se concentrar na criação de uma nova vida para si, você precisa encontrar tempo. A melhor maneira de fazer isso é trabalhar enquanto os outros estão dormindo. No início, você terá dificuldades para levantar antes do sol, mas eventualmente o seu corpo irá se ajustar e quando você menos esperar, estará adorando este novo tipo de solidão.
  2. Supere-se. O ditado “prometer menos e entregar mais” é uma farsa. Quem faz a diferença supera limites. Você pode fazer isso também dizendo “sim” a mais coisas do que você está acostumado. Você pode se surpreender com o que você realmente é capaz. Sua confiança vai crescer também.
  3. Fale com estranhos. Relacionamentos são o que fazem o mundo girar. Isto se aplica à sua carreira, bem-estar pessoal e vida interior. Quando você conhece novas pessoas, você faz conexões que podem levar a todos os tipos de descobertas futuras. Mesmo quando não se sentir à vontade, apresente-se a novas pessoas. O pior que se pode ouvir é um “não”.
  4. Pratique a generosidade. Doe o seu tempo, dinheiro, serviços e idéias. Quando você fizer isso, você terá muito mais do que você está doando. As pessoas vão aprender a confiar em você e, se você realmente ajudá-los, eles vão contar aos outros sobre você. Isto irá construir a sua reputação e aproximar pessoas. E como diz o ditado, “aqui se faz, aqui se paga”.
Após um ano fazendo essas coisas, você verá a sua vida mudar para melhor, e sem nenum planejamento. E o melhor de tudo é que você irá até se divertir. O resultado final não será conhecido até que você chegue lá e reflita o que de fato mudou em sua vida. Quando menos esperar você estará naturalemente querendo melhorar mais e mais. Então quando virar outro ano, faça tudo de novo, sem definir um único objetivo. Quando você menos esperar, vai ter um melhor ano novo novamente.

O melhor ano novo de sua vida está ao seu alcance – se você estiver disposto a desistir da loucura dos planos e, em vez disso, concentrar na criação de novos hábitos. O primeiro passo é começar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.