Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Identidade visual corporativa: entenda a importância e veja exemplos

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Identidade visual corporativa: entenda a importância e veja exemplos


Uma boa identidade visual corporativa desenvolvida com criatividade pode, além de dar uma “cara” nova a empresa, aumentar a credibilidade dela com seu público. Pequenas e grandes empresas investem nesse conceito que tem ganhado seu espaço no meio corporativo devido a sua grande capacidade de tornar o serviço ou produto da empresa mais chamativa e vistosa.

Para ajudar você a entender melhor o que é a identidade visual corporativa de uma empresa, preparamos um verdadeiro guia de identidade visual, dicas de como criar essas identidade, além de uma série de exemplos criativos para se inspirar.

Aproveite ao máximo!

O que é identidade visual corporativa: tudo que você quer saber!

Objetivos traçados, produtos ou serviços definidos, plano de ação detalhado para o futuro, público delimitado e uma equipe preparada: enfim, nasceu uma empresa.

Falta um item de peso, apontado pelos marketeiros como “o bem mais valioso de uma empresa”: a marca e a identidade visual corporativa da empresa.

Prepare-se para o Guia de identidade visual corporativa de uma empresa

1- A marca:

Ela é o elo entre tudo o que foi criado e o público, aquilo que leva aos futuros consumidores todos os valores e conceitos da empresa e é por tudo isso que a sua marca deve ser forte e muito bem trabalhada.

Só existe uma forma de ter uma marca perfeitamente desenvolvida: construindo uma identidade visual corporativa única que permeie todos os materiais da empresa.

De cartões de visitas e banners, papéis timbrados, envelopes, rótulos, embalagens, outdoors, uniformes à manuais internos e etiquetas, a marca deve estar presente em tudo harmoniosamente.

Uma boa identidade visual é aquela onde um pequeno detalhe, seja ela uma forma, uma cor ou uma fonte exclusiva, remeta imediatamente o público à marca.

E você, já avaliou se sua empresa possui uma identidade visual estruturada em todos os seus materiais? Confira mais detalhes nos próximos tópicos do Guia de Identidade Visual.


2- A identidade visual fortalece a marca

De nada adianta ter uma logomarca fantástica, capaz de traduzir exatamente as ideias, os valores, sentimentos e conceitos de sua empresa se ela estiver perdida em meio a uma infinidade de materiais que não conversam entre si.

Não faz sentido, por exemplo, ter um logo repleto de tons quentes e traços fortes e um website desenhado com tons pastéis e formas suaves, ou ter um logo incrível mas apresentar uma proposta de trabalho em papel sem timbre.

Incoerências como estas são fatores que podem influenciar negativamente o público no momento de construção do vínculo com a empresa. A falta de uniformidade nos materiais da empresa gera estímulos negativos, pois remete à desordem, tira a credibilidade e sugere uma postura amadora, pouco preocupada com a apresentação da organização.

Ter um material completo, elaborado de forma harmônica e que remeta à identidade visual da marca de maneira inteligente reforça todos os conceitos e fortalece sua marca.

Grandes empresas como a Apple, Coca-Cola, Ferrari e a Nike, por exemplo, construíram um império só com o valor de suas marcas.

Fazer com que qualquer pessoa que veja uma pequena maçã mordida pense primeiro na Apple é fruto de uma identidade visual bem feita.


3- A Identidade visual corporativa traduz a imagem da empresa

Sim, a identidade visual traduz a imagem da sua empresa. Ela é o instrumento que faz com que seu público perceba sua empresa como você quer, e tudo isso pode ser planejado e colocado em prática com a ajuda de bons profissionais e elementos como estes: 

Paleta de cores cuidadosamente definida, onde as cores quentes remetem à força, energia, movimento e os tons pastéis trazem sofisticação e estabilidade. 
Formas e linhas retas para representar a firmeza, seriedade e segurança, as curvas trazem conceitos de maleabilidade e flexibilidade. 
Poucas letras indicam objetividade e agilidade, muitas letras trazem a minuciosidade e o cuidado com os detalhes. 

O segredo do sucesso das grandes franquias é justamente a posse de uma identidade visual emplacada. Quando alguém opta por uma franquia o faz por que compra a marca, paga pelo valor de uma identidade que já conquistou seu lugar no mercado.

A construção de uma identidade visual corporativa de uma empresa através da padronização do material é um passo fundamental para essa conquista.

Seu cliente pode não se lembrar do nome do seu produto, dos benefícios reais dele, mas se a identidade for forte, ele possivelmente se lembrará da marca, da forma, da cor, do logo.

O cérebro humano é extremamente visual e é por isso que ter uma identidade visual marcante é imprescindível para linkar seu produto com o público.

As crianças de hoje não querem um cereal matinal de milho, elas querem o “Leão da Kellog’s” com elas no café da manhã.

Algumas mulheres não querem uma bolsa que comporte seus objetos, elas querem uma Vitor Hugo a tira colo, elas querem o glamour e o bom gosto que aquela identidade oferece.

Mas, para criar boas identidades visuais, com um design que valorize seu negócio, alguns itens são essenciais.

3 dicas para criar identidades visuais corporativas de sucesso:

1- Briefing objetivo

Um briefing objetivo é aquele que atende totalmente as perguntas que serão feitas pelo designer e que passe tudo o que o empreendedor espera do projeto.

É preciso paciência e estar por dentro de tudo que a empresa almeja para produzi-lo.

2- Criatividade

Ela é o que nos mostra soluções onde menos esperamos e que faz com que um simples projeto de papel ganhe vida e vire um sucesso.

A criatividade pode ser estimulada de diferentes formas, cada uma com sua forma peculiar de se “soltar”.

3- Inspiração

Esse item é importantíssimo e muitas vezes ignorado pela equipe de produção. É preciso que as inspirações do projeto sejam definidas, é delas que teremos referências concretas para colocar o que está documentado em prática.

Uma inspiração pode ser o primeiro passo para começar sua identidade visual. Bom, com o primeiro e segundo item não podemos te ajudar pois são aspectos particulares e variam com cada pessoa mas com a inspiração podemos te dar uma “mãozinha”.

Listamos algumas referências de identidades visuais que são sucesso. A busca foi feita no site pinterest e aqui vai mais uma dica, o site é uma ótima ferramenta para aqueles que buscam por inspirações diferenciadas e inéditas.
5 exemplos de identidades visuais de empresas “matadoras”

Podi

Como vocês podem ver a empresa investiu desde papelaria até vestuário para funcionários. Usando cores de laranja e marrom a empresa não fez um uso muito extenso da cartela de cores mas isso não fez com que o projeto ficasse menos charmoso.
Gefi

Aqui temos a papelaria da empresa GEFI. A marca deles conta com uma imagem em cor verde.

Essa imagem está presente em todo material e também é encontrada em formas diferentes em alguns, como no cartão de visitas onde ela aparece pela metade.

Isso faz com que seu cliente seja habituado a ver sua marca de diferentes maneiras, uma solução criativa principalmente para quem investe em marketing digital.

Hot Cup Cold Spoon

Este projeto encantador conseguiu, apesar de ter um nome “comprido” e imagens, aplicar em todas as peças sua logo sem que as palavras ou imagens fossem prejudicadas.

Uma identidade visual sempre se adequa a sua marca.
Fogg

Agora vamos para um projeto mais complexo, experimental e artístico. Para você que quer ousar em sua identidade visual esse é um bom exemplo para se inspirar.

A forma orgânica da logo criou possibilidades infinitas de diagramação e disposição da mesma
Get Culture

Agora para fechar um exemplo que mistura plotagem de automóvel, vestuário, marketing digital, papelaria e até uma caneca.

Uma identidade visual deve ser desenvolvida para ser aplicada em diferentes objetos, sejam eles pequenos, simples, ou complexos e grandes

Algumas dessas identidades visuais te inspirou? Conseguiu achar uma ou mais referências? Esperamos que sim!


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