Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A importância da papelaria corporativa nas vendas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

A importância da papelaria corporativa nas vendas


Se você acompanha nossos posts do blog, provavelmente já sabe da importância de uma identidade visual bem planejada, não é mesmo? Mas o que alguns não sabem é que não basta apenas ter uma marca, é preciso também saber utilizá-la de forma consistente e adequada. Pensando nisso, apresentamos este artigo para que você entenda melhor o contexto da papelaria corporativa em relação com a equipe de vendas de uma empresa. Confira!

Antes de tudo: o que é papelaria corporativa?

É o composto de peças que efetivamente representam uma marca. Essas peças são usadas no cotidiano da empresa (dentro do ambiente corporativo), em companhia com o produto e até na comunicação com o consumidor. Em outras palavras, é a materialização da marca e da identidade visual de uma empresa.

Aplicações e importância comercial

A papelaria corporativa tem importância fundamental para o setor comercial de uma empresa justamente por ter a tarefa de representá-la visualmente. É na interação com o cliente, com os parceiros de negócio e até mesmo entre os funcionários da corporação que se estabelece a fixação e memorização de uma marca através de suas aplicações gráficas.

Cada aplicação (desde as mais clássicas até as mais complementares) tem sua função específica e objetivo comercial. A seguir, você confere algumas dicas de papelaria corporativa para colocar em prática e organizar melhor a comunicação de sua empresa.

Papel timbrado

Este é um documento que tem a função de transmitir toda a credibilidade e profissionalismo de sua empresa. Usado para orçamentos, cartas, contratos e outras ações que exijam padronização mais rigorosa, o papel timbrado é uma maneira formal de comunicação entre empresas.

O formato mais usado para essa aplicação é o A4 (21 x 29,7 cm), de acordo com o padrão de papéis da ABNT. Nele, é preciso constar o logotipo, o nome da empresa e seu contato. Para uma melhor apresentação, é bom escolher bem sobre as cores, fontes e os acabamentos e gramatura do papel.

Pasta

As pastas padronizadas são um grande diferencial para qualquer empresa. Usadas para acompanhar documentos, normalmente também padronizados, faz-se necessário seu uso de forma estratégica por parte da empresa.

Em uma reunião de negócios, por exemplo, é mais que recomendado que se forneçam pastas customizadas com a identidade visual da empresa para as pessoas presentes. Além de demonstrar preocupação com procedimentos mínimos do ambiente corporativo, isso fortalece a imagem de sua empresa sem ser necessário muito investimento.

Envelope

Com função semelhante à da pasta, a utilização de envelopes que dialogam com a identidade visual de uma empresa é extremamente bem vista pelo marcado. Na entrega ou troca de documentos, detalhes como o uso de papelaria corporativa bem planejada é o que faz a diferença.

Utilizar envelopes customizados é uma forma de dizer para seus parceiros, funcionários e público que você se preocupa até com tudo, sem exceções.

Cartão de visita

Talvez o mais importante de todos os itens para o setor comercial, o cartão de visitas ainda é o instrumento mais eficiente para a promoção física de uma instituição. É uma forma rápida e efetiva de comunicação e prospecção. É através dele que sua empresa atrairá consumidores e parceiros comerciais. Além disso, é válido lembrar que existe um formato certificado pela norma ISO (ISO 7810) para os cartões de visita. Segui-lo é recomendado.

Outras aplicações

No contexto da papelaria corporativa, etiquetas podem ser utilizadas para sinalizar datas comemorativas ou destaques adicionais. Blocos de notas podem ser usados para anotações ou fornecidos como brindes para clientes e parceiros. Cartões de fidelidade, vale-presentes e catálogos de produtos também podem ser usados de acordo com cada tipo de negócio.

O importante aqui é perceber o quão necessária é a papelaria corporativa. Detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelos diretores de uma empresa podem ser definitivos o surgimento de dificuldades no setor comercial de uma corporação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.