Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Aprenda como economizar na compra de materiais escolares para início de ano letivo

sábado, 9 de janeiro de 2016

Aprenda como economizar na compra de materiais escolares para início de ano letivo


Janeiro é o mês que marca renovação. Um novo ano, novas metas, novos planos, novas ideias. É a época em que geralmente todas as esperanças estão renovadas para enfrentar novos desafios.

E janeiro também é tempo das férias, do lazer, da bagunça que a criançada apronta em casa. Opa! Criançada em casa? Isso significa que... Exatamente, um novo ano letivo está chegando e isso significa que a compra dos materiais escolares vem junto.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantíssimas para que você, nesse ano de crise, não extrapole o orçamento, ficando no vermelho, devido às compras dos materiais escolares das crianças.


A empresária Cristiane Colussi é quem nos apresenta este verdadeiro tutorial de pechincha. Confira:


1. Compartilhe informações

Existem alguns grupos de pais na internet que facilitam a pesquisa dos melhores lugares para comprar e ainda podem ajudar na organização de compras coletivas dos materiais, o que geralmente garante preços mais baixos.

2. Não deixe para depois

Compre o quanto antes, se possível até o final de janeiro, para aproveitar o estoque atual. Os estoques podem acabar e os comerciantes terão que repor as mercadorias, pagando mais por elas. As grandes redes de material escolar e de escritório normalmente têm melhores preços por ter um estoque maior e comprar em maior quantidade.

3. Pesquise, pesquise e pesquise

A melhor opção sempre é fazer uma pesquisa antes, pois dependendo do item, pode haver uma grande variação de preços entre as lojas. O ideal é comparar valores em diversos pontos de venda, como papelarias, depósitos, lojas virtuais, lojas de departamento e livrarias. De três a cinco estabelecimentos costumam ser suficientes para abranger os preços do mercado.

4. Compre somente o necessário

Confirme com a escola se toda a lista é realmente necessária para esse ano letivo, e verifique se há produtos da lista que você já possui em casa. Mesmo se já foram utilizados por outra criança, eles podem ser reaproveitados.

5. Produtos de marca

Nem sempre o material mais sofisticado é o mais adequado ou de melhor qualidade. Fique de olho nos preços de materiais com personagens e logotipos, pois eles costumam ser mais caros.

6. Cuidado com vendedores ambulantes

O preço dos produtos comprados em vendedores ambulantes pode ser menor, mas não há emissão de nota fiscal e, muitas vezes, os produtos não possuem certificação de órgão responsável. Canetas hidrográficas costumam ser um grande problema: caso falhem e você não tenha notado no momento da compra, não conseguirá trocá-las por outras.

7. Conheça seus direitos

O prazo para reclamar de produtos não duráveis que tenham apresentado problemas é de 30 dias. No caso dos duráveis, o prazo aumenta para 90 dias. Nas compras pela internet, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, contados a partir do recebimento do produto ou da data de assinatura do contrato.

8. Leve seu filho

Comprar o material acompanhado pelos filhos pode ser um bom momento para educá-lo financeiramente, explicando o motivo da escolha dos itens e dos estabelecimentos. A compreensão da criança pode ser muito melhor se tudo for explicado e vivenciado por ela, pois você mostrará na prática por que não está escolhendo o material que ela pediu.

9. Reaproveite

Antes de ir às compras, verifique o que sobrou do ano passado e ainda pode ser usado. Converse com seu filho. Não é necessário ter tudo novinho a cada início de ano. Economizando, sobra dinheiro para outras coisas. Além disso, reutilizar artigos poupa os recursos naturais.

10. Negocie com a escola

Muitas vezes não é preciso comprar todos os itens da lista de uma só vez, já que diversos materiais serão usados ao longo do ano letivo. Caso exista essa possibilidade, verifique quais produtos deverão ser adquiridos primeiro.

REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.