Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Entendendo a anatomia de um livro

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Entendendo a anatomia de um livro


Até que um livro esteja totalmente pronto e chegue na prateleira das livrarias, ele passa por uma série de processos de montagem, colagem, etc. Para facilitar a vida de quem trabalha com eles, cada parte do livro tem um nome, assim como variações de capa e papel.

Separamos algumas informações bem interessantes sobre tipos de capas, tipos de papel e os nomes de algumas partes dos livros que você pode conferir a seguir.

A estrutura do livro

Um livro não é somente um monte de folhas presas pela capa. Ele possui partes, mais ou menos constantes em todos os títulos.



A capa e o miolo são os dois grandes segmentos que compõem um livro, mas cada um deles possuem partes específicas e complexas em sua elaboração.

O Miolo

O projeto de um livro contempla a melhor organização estético-formal para representar a mensagem proposta pelo autor. Uma combinação de elementos capazes de representar graficamente a ideia central do título.

As Capas

Primeira capa: A parte da frente do livro, onde geralmente se encontra o título, o nome do autor e outras possíveis informações.

Segunda capa: A parte de trás da primeira capa, onde geralmente é branco, mas alguns livros possuem detalhes como cores e desenhos.

Terceira capa: A parte de trás da quarta capa. A parte – geralmente branca – depois da última folha do livro (continuação da segunda capa).

Quarta capa ou Contracapa: A parte de trás do livro, onde geralmente se encontra uma sinopse e o código de barras com o ISBN.

Orelha: Uma parte da capa que é dobrada para dentro do livro. Geralmente traz informações sobre o autor, a editora ou a obra e pode ser usado como marca-páginas.

Lombada: Fica entre a primeira e a quarta capa e é onde as folhas são coladas. Costuma trazer o logotipo da editora, o nome do autor e da obra.



As capas se valem dos diversos materiais e acabamentos para transmitir de maneira única as informações da obra, sempre buscando um recurso diferenciado para ganhar a atenção nas livrarias. Com as tecnologias gráficas se desenvolvendo, relevos, vernizes, entre tantos outras formas, fazem um espetáculo a parte, construindo, novamente, capas dignas de objeto de exposição. Outras vezes, a simplicidade de apenas conter as informações textuais dispostas de maneira a torná-la uma imagem representativa, exerce o papel de diferenciar a obra em meio a tantas opções.

Tipos de papel

Offset: O papel branco, simples. Dependendo da gramatura ele pode ser mais espesso ou mais fino, isso serve para todos os tipos de papel.

Pólen: O famoso papel amarelo que todo mundo gosta! Com uma cor amarelada, ele é mais confortável para o leitor.
(Referência: ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.)

REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.