Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Rodelas de limão dentro da bebida podem estar infectadas

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Rodelas de limão dentro da bebida podem estar infectadas

Comumente, a maioria de nós quando vai a um restaurante, gosta de pedir refrigerante ou alguma bebida acompanhada de rodelas de limão dentro do copo, não é verdade? Mas esse hábito pode carregar um grave problema. De acordo com pesquisa publicada no Journal of Environmental Health, os aparentemente inofensivos limões podem estar contaminadas com micróbios potencialmente patogênicos. Os dados são do jornal Huffington Post. 

Os pesquisadores coletaram amostras de 76 limões de 21 restaurantes durante 43 visitas. As amostras foram coletadas logo que a bebida foi servida, antes de ser ingerida ou tocada. Constataram que 70% produziram crescimento microbiano. No total, foram identificadas 25 espécies de micróbios. 

“Apesar de os limões terem propriedades antimicrobianas, os resultados do nosso estudo indicam que há uma grande variedade de micro-organismos que podem sobreviver. Fregueses dos restaurantes devem estar cientes de que fatias de limão adicionadas às bebidas incluem micróbios potencialmente patogênicos”, escreveram os autores. 

Em outro estudo semelhante, Philip Tierno, da NYU Langone Medical Center, nos Estados Unidos, descobriu que metade dos gomos de limão coletados em vários restaurantes estava contaminada com fezes humanas. Foi identificado até o fungo cândida, comumente encontrado na vagina.


Especialistas alertam que o ideal é espremer o suco da fruta do copo ao invés de colocá-la na bebida. As câmeras flagraram funcionários manipulando a fruta sem luvas. Segundo Tierno, os restaurantes podem não lavar bem os limões e, se lavam, não os esfregam. Também é fácil que a mão do funcionário contamine o produto depois de lidar com clientes e manipular outros alimentos. 

Uma dica para diminuir a probabilidade de contaminação é espremer o suco do limão na bebida, em vez de mergulhá-lo no copo. Vale acrescentar que outras pesquisas de Tierno identificaram micro-organismos em diferentes itens de restaurante, como catchup, sal, pimenta, menus e superfície da mesa.

REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.