Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Água: O bem mais precioso do planeta Terra

terça-feira, 22 de março de 2016

Água: O bem mais precioso do planeta Terra

A água é o bem mais precioso do planeta Terra, que se não for preservado poderá se esgotar.

Composta por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O, a água é a principal substância para a manutenção da vida de todas as espécies. Ela corresponde a aproximadamente 70% da superfície terrestre, podendo ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios) e gasoso (vapor d’água).

Apesar da abundância de água no planeta Terra, é importante ressaltar que esse recurso natural deve ter seu uso racionalizado, visto que sua quantidade e qualidade estão sendo afetadas drasticamente em virtude das ações humanas, sobretudo pelas atividades industriais, expansão urbana, agricultura, mineração, etc. Esse cenário é responsável pela poluição hídrica (poluição das águas), atingindo as águas superficiais e o lençol freático, fato que desencadeia a morte da fauna aquática e gera transtornos para a população.

Contudo, as fábricas e as indústrias não são as únicas responsáveis pela redução da disponibilidade de água potável, pois a população, através do desperdício, também contribui com esse processo. Portanto, é importante uma mudança de hábitos para preservar o bem mais valioso do planeta:

- Fechar a torneira enquanto escova os dentes;

- Reduzir o tempo durante o banho;

- Acabar com o pinga-pinga da torneira;

- Reduzir o consumo doméstico de água potável;

- Reaproveitar a água para realização de outras atividades, como, por exemplo, lavar o alpendre;

- Não lavar as calçadas utilizando água potável;

- Nunca jogar lixo nos rios, lagos, mares, etc.

Devemos ter a consciência de que há um limite de água potável no planeta e que esse recurso é fundamental para a manutenção e desenvolvimento da vida. Sendo assim, temos que lutar pela preservação da quantidade e qualidade da água, mudando nossos hábitos, exigindo políticas de saneamento ambiental dos governantes, optando por produtos biodegradáveis, entre outros aspectos que possam contribuir para proporcionar água de boa qualidade para essa e as futuras gerações.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco para o Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.