Como você comemora a Páscoa?
Aqui no Brasil, é muito comum o almoço de Páscoa no domingo. A família ou os amigos se reúnem, preparam um bacalhau e fazem a troca de ovos de chocolate.
A data é uma tradição tipicamente cristã e judaica no entanto, mesmo em outros países do mundo onde predominam outras culturas, a Páscoa é celebrada de diversas maneiras. Que tal descobrir como outros países do mundo comemoram esta data?
:: Alemanha ::
:: Austrália ::
:: Bermudas ::
:: Escócia ::
:: Finlândia ::
:: França ::
:: Guatemala ::
:: Grécia ::
:: Índia ::
:: Polônia ::
Aqui, a comemoração é feita junto com a chegada da primavera, por isso, existe a tradição de se decorar as árvores com ovos de galinha esvaziados através de um furo e coloridos com tinta e papel. Que lindo!
:: Austrália ::
Ao invés do coelho usual, quem distribui ovos de Páscoa é o Bilby, um marsupial nativo do país. A “troca” ocorreu porque no país os coelhos são considerados uma praga não controlada, enquanto o novo mascote corre risco de extinção.
:: Bermudas ::
A Páscoa costuma ser celebrada com os habitantes empinando pipas coloridas para representar a ascensão de Cristo ao céu.
Uma das brincadeiras tradicionais é uma disputa entre as crianças que consiste em rolar ovos de galinha decorados por uma ladeira, para ver qual deles consegue atingir a maior distância sem quebrar.
:: Finlândia ::
A Páscoa na Finlândia é comemorada de forma semelhante ao que vemos no Halloween americano, com crianças fantasiadas pelas ruas recolhendo doces dos vizinhos.
:: França ::
Existe uma tradição desde 1973 onde os cavaleiros da Confraria Mundial da Omelete Gigante de Páscoa preparam uma “modesta” omelete com nada menos do que 15 mil ovos.
Na Guatemala, a Páscoa é marcada por celebrações religiosas com trajes típicos, incensos, máscaras e tapetes coloridos – que enfeitam o caminho dos fieis até as igrejas.
:: Grécia ::
A Páscoa traz uma curiosa tradição na Grécia, em que ovos vermelhos (simbolizando o sangue de Jesus) são distribuídos entre convidados, que devem encostar no ovo de outro convidado até rachá-lo. Reza a lenda que o último a ter seu ovo rachado terá bastante sorte no ano seguinte.
:: Índia ::
Na Índia, a Páscoa e a chegada da primavera são celebrados com o alegre e colorido festival Holi, em que os hindus comemoram o surgimento do deus Krishna com muita música, dança e comidas especiais. Pós de diversas cores são utilizados pelos anfitriões para marcar a testa dos convidados e por crianças e adultos mais empolgados que brincam de deixar tudo ao seu redor bem colorido.
:: Polônia ::
Na Páscoa da Polônia, a tradição diz que o dono da casa não pode ajudar a preparar o famoso “Pão de Páscoa”, pois caso contrário seu bigode ficará cinza e a massa irá desandar. Há quem diga que esta seja apenas uma boa jogada de marketing das padarias polonesas, mas por via das dúvidas nenhum bigodudo costuma arriscar…
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.