Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 18 de março - Dia do DeMolay

sexta-feira, 18 de março de 2016

18 de março - Dia do DeMolay

O Dia do Demolay é comemorado hoje em todo país. Criado em homenagem a Jacques de Molay e atende a lei estadual paulista e federal.


Em todo país, no dia 18 de março é comemorado o Dia do Demolay data da morte do francês Jacques de Molay, herói mártir da Ordem. A homenagem atende à lei estadual número 12.905 e à federal 12.208 que seguiu o exemplo paulista. A Ordem Demolay é uma sociedade de jovens meninos de 12 a 21 anos incompletos que tem por objetivo os princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos.

Esses princípios são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos, que são considerados diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino. Fundada nos Estados Unidos dia 24 de março de 1919 pelo maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e mantida pela Maçonaria oficialmente desde 1921.

A Ordem Demolay possui cerca de 4 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos do Capítulo sem exercer cargos. Em Barretos, Gabriel Magalhães Lopes, de 17 anos, foi empossado mestre conselheiro em 8 de fevereiro deste ano e atuará no cargo por seis meses. Segundo ele, a principal função é administrar o Capítulo distribuindo funções entre os 23 cargos. “A divisão é importante porque todos conseguem trabalhar sem sobrecarregar ninguém”, explicou.


Gabriel confirmou que o primeiro pré-requisito para se tornar um Demolay é crer em Deus independente da religião. “Os meninos indicados passam por avaliação e investigamos o histórico de sua vida, se comporta bem ou não na sociedade e depois tem a votação”, disse. Em sua gestão recente, Gabriel já realizou reuniões, filantropia na Vila dos Pobres e organizou Congresso Regional para escolha do novo mestre conselheiro regional.

O evento contou com 160 Demolays e teve workshop, almoço e jogo de futebol no Rochão. No dia 22 de março, está previsto arrastão da solidariedade em bairros para recolher alimentos não perecíveis que serão doados às entidades. “Também ajudaremos na confecção de fraldas da Vila dos Pobres e para a Páscoa faremos filantropia com as Meninas do Arco Íris”, explicou. No dia 15 de março, a Ordem de Barretos antecipou as comemorações ao Dia do Demolay com cerimônia na Loja Fraternidade Paulista.

Artigo publicado em 18/03/2014 pelo Diario on Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.