Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 23 de março — Dia Mundial da Meteorologia

quarta-feira, 23 de março de 2016

23 de março — Dia Mundial da Meteorologia

A meteorologia estuda os fenômenos
atmosféricos e suas transformações
O Dia mundial da meteorologia celebra a área do conhecimento que possui a importância de ampliar os estudos acerca dos fenômenos atmosféricos.

A data de 23 de março é dedicada à celebração do Dia Mundial da Meteorologia. Nessa data, destaca-se a importância que essa área do conhecimento possui no sentido de promover a evolução dos conhecimentos sobre a atmosfera terrestre, além da função social de estabelecer previsões sobre o comportamento do tempo.

Os estudos desempenhados pela meteorologia envolvem as investigações e enumerações de dados concernentes ao estado físico, químico e dinâmico da atmosfera, a fim de diagnosticar as causas, os efeitos e o comportamento futuro desses elementos no processo de interação com a superfície terrestre.

Os estudos da meteorologia possuem uma ampla proximidade com a climatologia, área do conhecimento responsável por estudar e compreender as transformações climáticas da Terra no passado, no presente e no futuro. Da mesma forma que tempo e clima estão diretamente associados, essas duas áreas do conhecimento não podem ser vistas em separado.

Os primórdios dessa ciência estão atrelados à obra Meteórica, escrita por Aristóteles no ano 340 a.C., em que o pensador realiza algumas considerações – a maioria de cunho filosófico – sobre o comportamento da atmosfera e as partículas que nela se suspendem, chamadas de meteoros.

O desenvolvimento da meteorologia enquanto campo racionalmente sistematizado das ciências ocorreu durante o século XVI, muito em função de importantes invenções, como o termômetro, inventado por Galileu Galilei, e o barômetro, instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica e que foi desenvolvido pelo discípulo de Galileu, o físico Evangelista Torricelli.

Atualmente, graças aos avanços proporcionados pelas transformações tecnológicas relacionadas com a Revolução Técnico-Científica Informacional, a precisão e o nível de avanço dos elementos da meteorologia são cada vez maiores. Hoje é possível facilmente ter acesso a informações da atmosfera e à previsão do tempo quase que em tempo real, o que auxilia ações de planejamento individuais e institucionais, além de melhorar a qualidade de vida da população.

A data escolhida para comemorar o Dia Mundial da Meteorologia foi o dia 23 de março em função de ter sido nessa data a fundação da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), uma agência da ONU criada para substituir a antiga Organização Meteorológica Internacional (OIM). Essa instituição possui uma grande relevância em produzir dados atmosféricos para além dos limites das fronteiras políticas que limitam as atividades dos órgãos nacionais, o que eleva ainda mais a validade dos seus serviços para a humanidade.

Fonte: Por Rodolfo F. Alves Pena em Mundo Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.