Mês de junho é, tradicionalmente, época de se comemorar diversos dias santos. Elas são tradição em países católicos e, no Brasil, tomaram forma com a incorporação de tradições portuguesas, espanholas, francesas e holandesas. A miscigenação entre índios, africanos e europeus fez surgir diversas expressões artísticas, como cantorias de viola, danças como o xote, xaxado e baião, as quadrilhas e forrós, e especialmente a farta culinária, com pratos feitos principalmente com amendoim. No estilo caipira, Santo Antônio, São Pedro e São Paulo são lembrados em quermesse, festas em escolas e do condomínio.
Para comemorar em grande estilo estas festividades, confira cinco dicas de decoração para festas juninas, seja no ambiente de trabalho, no clube ou em casa:
1. Bandeiras e detalhes em xadrez
(Big Center Festa/ Fotógrafo Jony Partos)
As indefectíveis bandeirinhas de São João, assim como os balões e bandeirolas não podem faltar para criar o clima. Não esqueça também de toalhas, guardanapos e embalagens com a estampa em xadrez, que remete à vestimenta do caipira brasileiro.
2. Universo caipira
(Big Center Festa/ Fotógrafo Jony Partos)
Além do xadrez, use embalagens típicas do ambiente caipira. Pequenas marmitas, potes em formato de caixotes de feira, fazem o truque. Para embalar paçoquinhas, por exemplo, use divertidas embalagens em formato de chapéu de palha. Se forem distribuídas lembrancinhas na festa, use a marmita para presentear os convidados com brigadeiros ou balas de goma ou entregue pipas de papel de seda.
3. Reaproveite
(Big Center Festa/ Fotógrafo Jony Partos)
Para decorar as mesas, reutilize copos, garrafas coloridas ou compotas de vidro. Dentro, use ramos de trigo ou personagens temáticos, como espantalhos de palha.
4. Doces e mais doces
(Big Center Festa/ Fotógrafo Jony Partos)
Doces não podem ficar de fora de uma Festa Junina. Além de deliciosos, ajudam a decorar a mesa. Os feitos de amendoim aparecem com força nesta época do ano, como rapadura, amendoim cri-cri, mandolate e paçoquinha. Fora isso, não esqueça de puxa-puxa, mariola, pipoca, algodão doce e brigadeiro.
5. Salgado também
(Big Center Festa/ Fotógrafo Jony Partos)
Para equlibrar o cardápio com algumas opções salgadas, sirva pipoca em mini-baldinhos temáticos; o cachorro quente, servido em bandejinhas específicas e é claro, o pinhão, tradição das festas juninas realizadas no Sul.
Fonte: Donna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.