Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A hora de tirar sua ideia do papel!

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

A hora de tirar sua ideia do papel!


Sabia que você tem uma arma poderosa com a qual pode contar sempre? Esta arma é o seu cérebro! Ele permite que tenha sempre muitas ideias, aprendizados ou insights, não é verdade? Algumas ideias são extravagantes, outras brilhantes, até mesmo transformadoras. O pensamento criativo não tem limite, e muitas vezes, a busca pela “grande ideia inovadora” transforma-se em uma armadilha que paralisa muitos empreendedores iniciantes.

Saber tirar ideias do papel e transformá-las em realidade de forma prática, ajuda a criar um ciclo de feedback, nos estimulando a novas idéias criativas. O poder da ação pode ter um efeito transformador na vida de qualquer pessoa, pois passamos a nos sentir muito capazes ao realizarmos pequenas tarefas. Mas o que falta para tirar da gaveta aquelas suas ideias de abrir o negócio, estudar no exterior, falar novos idiomas ou começar um novo projeto?

Confira a seguir uma lista com 6 dicas quentes que você pode seguir, e poder transformar o pensamento criativo em ação.

1. SAIBA ONDE QUER CHEGAR

Uma das primeiras maneiras de concentrar suas energias é identificar o problema: o que está faltando e que precisa ser feito ou corrigido? Qual lacuna precisa ser preenchida para que sua ideia se concretize? O conceito de “Gap”(lacuna) é fundamental em todos processos de coaching, mentoria, etc.

Anote a principal questão e o resultado que deseja alcançar. É um espaço físico? Uma experiência? Um sentimento? Seja lá o que for, anote-o no papel, descreva o que tem identificado. Não importa o quão abstrato soa seu objetivo, esse é o destino para o qual você está concentrando suas energias.

Então, imagine que você já alcançou o resultado. Imagine esse sentimento de realização e deixe-o se instalar em seu corpo. Visualize todos os detalhes do ambiente ou do objeto (cor, aroma, sons, sensações, funções). Pode parecer ilógico, mas esse é o ponto: chegar a entender e apreciar exatamente o que você está tentando alcançar é o primeiro passo para alcançá-lo. Quanto mais claro estiver em sua mente, melhor.

2. CRIANDO UM CAMINHO A SEGUIR

Já consegue enxergar uma estratégia para alcançar seu objetivo? O que precisa fazer para que o primeiro passo possa acontecer?

Hora do brainstorm: sinta-se livre para ter soluções, mesmos as mais loucas, anote ou desenhe tudo! Quais caminhos não são óbvios? Tudo bem se o seu mapa tiver algumas estradas bifurcadas – siga cada um deles para que você saiba para onde eles vão. Você escolherá sua rota mais tarde.

Se você percebe que precisará de ajuda para colocar suas idéias em ação, quem pode ajudá-lo? Existem habilidades ou recursos que você já possui que podem ajudá-lo a executar sua visão?

É fácil ficar bloqueado aqui. Ao perceber que falta certa experiência, você pode sentir-se num beco sem saída. Faça uma pausa , mas esteja focado em seu desafio. Tente enxergá-lo de diferentes ângulos. Acima de tudo, dê-se o tempo necessário para visualizar os caminhos a trilhar.

3. CONSTRUA UM PROTÓTIPO

Agora que já planejou, faça algo. Não precisa ser o produto ou a estratégia final, nem precisa ser perfeito, mas pelo menos deve ser digno de compartilhar com aqueles que você respeita – seu público.

Este é o momento de mostrar a sua ideia. Você precisa provar que o produto é possível existir, e o mais importante é o feedback recebido das pessoas. A prototipagem superficial é interessante, desde que transmita o que você pretende.

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4. TENHA O FEEDBACK DO PÚBLICO

Talvez seus clientes-alvo sejam seus melhores amigos ou os membros da sua família. Mostre o seu protótipo e peça feedback honesto. Muitas vezes, você descobrirá os potenciais obstáculos e o que precisa ser alterado para obter uma versão final do produto.

Não deixe que as críticas negativas atrapalhem seu processo, mas escute atentamente. Se várias pessoas expressam as mesmas preocupações, provavelmente vale a pena observar o ponto em questão. Às vezes, a frase “Reveja seus planos”, significa que você está evoluindo e descobrindo o que funciona; o resultado final será melhor devido a constantes análises no processo.

5. REFINANDO OS DETALHES

Reserve tempo para refinar e obter os detalhes corretos. Se precisar de ajuda para que seu produto seja finalizado, verifique as se pessoas escolhidas acreditam e compartilham do projeto com entusiasmo. Os parceiros devem contribuir de maneiras que você não pode.

Como um líder, se você leva seu trabalho a sério, sua equipe também levará. Mas não espere que os outros estejam tão entusiasmados com a sua ideia quanto você.

Se conseguir um investimento, mantenha os investidores informados do que está acontecendo e de como se está evoluindo.

Mantenha-se focado na realização das etapas do atual produto. Fique atento para não se deixar levar por possíveis ideias ambiciosas de algo que você queira construir algum dia. Agora não é o momento. Se tiver ideias no meio do processo, anote-as em um diário de bordo ou arquivo digital para voltar a elas no futuro próximo.

6. LIBERTE SUAS IDEIAS

Depois de refinar seus rascunhos e protótipos, é hora de mostrar seu produto ao mundo. Agora, o mais sensato é criar um plano inicial: Como você projetar seu trabalho? Quais ferramentas e canais você usará para compartilhá-lo? De quem você pode precisar de ajuda neste começo? Qual a perspectiva de gastos e lucro? Que tal fazer um plano de negócio e ter essas diretrizes?

Se esse plano lhe parece muito complicado, você pode diluir algumas etapas para simplificar a execução. O importante é que sua ideia inovadora seja vista como algo tangível. Você precisa se comprometer com um plano que lhe parece possível de ser realizado. Caso contrário, você pode acabar se limitando a apenas sonhar e falar suas próprias idéias – sem chegar a lugar algum. Afinal, para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem. (Peter Drucker)

Defina seus projetos e comece pequeno, veja como eles mudam quando envolve outras pessoas (público-alvo, concorrentes, fornecedores, parceiros). Uma vez que tira suas ideias do papel, elas estarão abertas ao mundo, e você encontrará maneiras de concretizar seu trabalho ou fazer algo completamente novo.

E você, tem alguma dica valiosa de como tirar uma ideia do papel? Conta pra gente nos comentários!


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