Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A importância de ter uma atitude mental positiva

terça-feira, 25 de setembro de 2018

A importância de ter uma atitude mental positiva


A sua atitude é uma decisão

Atitude é definida como uma maneira de olhar ou viver a vida. É por isso que a atitude que adotamos joga um papel tremendamente importante na regulação dos nossos comportamentos, funcionado como uma “central de controle” da nossa vida. A atitude mental positiva, é como se fosse algo que liberta um conjunto de informação intencional dirigida a outras partes de nós mesmos (mentais e físicas) que nos mobilizam e incentivam a funcionarmos de uma forma mais eficaz, usando o máximo de recursos disponíveis para analisarmos, enfrentarmos e resolvermos os nossos problemas, desafios, objetivos ou desejos. Por outras palavras, a atitude mental positiva é uma decisão que se expressa através dos nossos comportamentos, podendo estes ser aprendidos.

A ideia de podermos aprender a adotar uma atitude mental positiva é muito esperançadora. E o mais extraordinário é que podemos tomar a decisão de querermos aprender a ter essa atitude na nossa vida. Para mudar algo é necessário aprender como fazê-lo.

O que é a atitude mental positiva?

Não se trata certamente de ignorar a realidade dos fatos, nem tão pouco afirmar que tudo irá acabar por dar certo ou correr bem, ou que afinal aquilo que aconteceu não é assim tão terrível (quando na realidade é). Não se trata de transformar algo ruim em muito bom, não se trata de encarar tudo com um sorriso nos lábios, ou simplesmente dizer que melhores dias virão (ainda que isto possa acontecer). Não se trata de fingir, não se trata de fingir aceitar uma situação terrível através de afirmações positivas, não, não, não.

A atitude mental positiva é realmente sobre o reforço da crença de que você pode decidir como reagir a determinadas situações difíceis em prol de si mesmo. Nunca é sobre mentir para si mesmo, é tudo sobre capacitar-se. Como todas as grandes realizações na vida, há sempre um primeiro passo. Sem esse primeiro passo fundamental, nada mais pode ocorrer. Estou a falar aqui da sua atitude face a algo, algo que quer melhor, algo que está a enfrentar, algo que quer conquistar, algo que receia. A crença de que você pode, ou não pode vai influenciar tudo o que se segue.

Atitude mental positiva, estrutura mental positiva, pensamento positivo ou simplesmente atitude positiva, são tudo termos que estabelecem uma forte relação entre sí, complementando-se uns aos outros no sentido de melhor percebermos e conseguirmos aplicar esta forma muito capacitadora de olhar o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.