Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Saiba como escolher o papel adequado para meu impresso?

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Saiba como escolher o papel adequado para meu impresso?


Resultado de imagem para tipos de papel

Os tipos de papel são muitos, mas você sabe quais são os principais e quais os mais indicados para o seu material impresso? Sobretudo no ramo empresarial, possuir um material gráfico de destaque e com ótima qualidade é um fator essencial para que determinada empresa ganhe destaque, visibilidade e torne-se referência em sua área de atuação. E um dos segredos para conquistar tais benefícios é saber, dentre os diferentes tipos de papel, qual o mais indicado para o material que será impresso.

Veja a seguir, alguns dos tipos de papel mais utilizados pelas gráficas e faça a escolha do tipo que mais se encaixa de acordo com as suas necessidades.

Papel Offset

O papel Offset, também chamado de Sulfite, AP (Apergaminhado) é o tipo de papel branco comum (não revestido), liso (sem nenhuma textura), opaco, levemente poroso.

O papel offset é muito utilizado em gráficas. Sua gramatura vai de 56 até 240 gramas e possui baixo custo e bons resultados nas impressões de diferentes materiais como receituários, folhetos, timbrados, jornais e até miolo de livro. É talvez mais conhecido pelo nome de papel sulfite, sendo o papel mais comum, popular e também mais comercializado. Via de regra, possui a cor branca, sendo que há algumas variações de tons em demais cores. Tem bom desempenho nas tecnologias de impressão Offset e Digital.

Papel Reciclato

Papel muito usado hoje em dia, por se tratar de um papel feito de 20-50% de papéis reciclados, variando de acordo com o efeito que se deseja obter e o restante de matéria prima virgem. É poroso como o papel offset (sullfite) e apresenta uma coloração tipicamente envelhecida que, no caso vem inspirando criações e consciência sócio-ambiental. Existe basicamente em 3 gramaturas: 90g, 180g e 240g, variando um pouco de acordo com o fabricante. Também tem bom desempenho nas tecnologias de impressão Offset e Digital.

Suas principais aplicações no setor gráfico giram em torno de impressões de cartazes, papel timbrado, cartões de visitas, flyers etc.

Papel Supremo

Se trata de um dos mais resistentes tipos de papel do mercado, é um papel cartão que possuindo textura amplamente lisa de um lado, e ligeiramente porosa do outro. Desta forma, permite uma alta qualidade de impressão com gramatura de 250 até 350 gramas. Permite escrita do lado poroso. Impresso em Offset ou Digital, sua principal aplicação está atrelada à capas, postais, displays, embalagens, cartões, marcadores de páginas, calendários, entre outros materiais que precisam de maior rigidez.

Papel Duo Design

Foi o primeiro papel cartão do mercado nacional a possibilitar impressão em policromia dos dois lados. Apresenta as mesmas características de brancura e lisura do Supremo, porém possui os dois lados lisos. Permite, por exemplo, a utilização do interior de uma embalagem para decoração, informação ou promoção. Aceita todos os recursos gráficos como hot stamping e verniz UV, impressão em offset ou digital. Muito usado para a impressão de capas, calendários, marcadores de páginas, capas de livros, cartões de visita, embalagens, displays, móbiles, avisos de porta, ventarolas, mobiles.

Papel Couché

Consiste de um papel base (offset) que recebe uma camada de revestimento dos dois lados, com a finalidade de tornar a sua superfície lisa e uniforme. É um dos papéis mais utilizados na indústria gráfica tanto na tecnologia Offset quanto Digital. Fideliza cores e garante alta qualidade de reprodução tanto para imagens como para textos. Excelente textura, sofisticada e lisa, além de permitir impressos do mais alto nível. As gramaturas do papel couché podem variar de 90 até 300 gramas e possui 2 versões muito bem aceitas: o papel couché com brilho e o papel couché fosco. Recebe bem todos os acabamentos, como laminação, verniz e hotstamp. Permite a impressão com qualidade superior de flyers, cartazes, folders, e principalmente cartões de visita com alto impacto visual, principalmente se tiver um acabamento diferenciado e uma arte de bom gosto.

Além dos mais comuns já citados existem vários tipos de papéis especiais, cintilantes e texturizados, que podem dar mais sofisticação ao seu impresso, são eles:

Aspen

Papel da linha Color Plus metalizado (Branco Perolado) com superfícies que mudam de cor com a incidência da luz, brilho e luminosidade nas duas faces. Gramatura 120 e 240gr, ideal para convites, cartões, peças que merecem destaque. Por ser muito liso e brilhante não é aconselhável a laminação.

Majorca

Também é um Color Plus metalizado (Dourado Metálico) com superfícies que mudam de cor com a incidência da luz, brilho e luminosidade nas duas faces. Puxado para um tom dourado, nas gramaturas 120gr e 240gr, também usado em convites, cartões, e impressos especiais.

Mar Del Plata

Papel prata metalizado (Prata Metálico). Tem um prateado bem mais intenso que o Aspen, papel bastante reluzente, gramatura 240gr, muito sofisticado, e usado para convites, cartões e etc.

Fotográfico

A Futura trabalha com um tipo de papel realmente fotográfico, legítimo e genuíno, que aceita impressão digital, sem necessidade de revelação em processo químico, resistente à água mesmo que 100% submerso, permite vincos e dobras sem descascar ou arranhar. A resistência de envelhecimento do papel fotográfico foi testada pela Wilhelm Imaging Research Inc., uma empresa internacionalmente reconhecida para testes em papéis fotográficos de qualidade, em março 2011 e o resultado foi a melhor marca possível: resiste mais de 200 anos.

Além disto, permite impressão em frente e verso, impossível nos papeis fotográficos tradicionais. Gramatura 190gr, impresso apenas na tecnologia digital. Usado para fotos, catálogos de moda, revistas, convites. Alta qualidade de impressão.

Vegetal

Linha de papéis com toque acetinado, fabricados com fibras de celulose pura e sem utilização de produtos químicos. Esse papel aceita muito bem as dobras, devido a sua ótima formação de folha e rigidez. Possui uma transparência parcial, normalmente 180gr, aplicado como sobreposição em convites e catálogos.

Telado

Possui textura telada (similar a uma tela de linho) trazendo um toque de elegância e efeito na impressão. Gramatura 250gr. Adequado para em certificados, cartões de visita, convites, tags.

Diamond

Possui toque poroso (papel texturizado). Que traz ao impresso um efeito diferenciado na impressão. Popularmente conhecido como papel casca de ovo. Gramatura 250gr.

Desing White

Papel com uma leve textura quadriculada e alto percentual de algodão confere um toque ainda mais macio e aparência sofisticada, apresenta uma excelente performance de impressão. Gramatura 250gr. Adequado para em convites, certificados, cartões de visita, tags.

Fonte: Futura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.