Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Confira 11 ótimas dicas para você atender bem seus clientes

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Confira 11 ótimas dicas para você atender bem seus clientes


O atendimento é uma das etapas mais importantes de todo o processo de compra. Com o nível de concorrência que enfrentamos todos os dias, apenas ter bons produtos e serviços não é o suficiente. É preciso atender bem!

O cliente sempre vai buscar por um local que, além de preço e produto, ofereça relacionamento humano, agilidade e presteza na solução de seus problemas.

É possível começar a atender bem hoje mesmo!

Mas como fazer isso? Para te ajudar a atender bem seus clientes, trazemos aqui 11 dicas matadoras e super fáceis de serem implantadas ainda hoje! Vamos lá?

Responda de forma ágil

De nada adianta solucionar um problema de seu cliente quando ele já está preocupado com uma nova situação. Não perder o timing é muito importante.

Além disso, qualquer serviço que demora mais do que 24h ou 48h deve ser avisado antecipadamente. Seja com uma data de previsão de entrega ou com um SLA.

Tenha em mente que neste momento hiperconectado, em que todos são bombardeados de informações a todo instante, as necessidades de cada pessoa mudam em velocidade muito alta. Por isso, para atender bem você deve acompanhar esta tendência e responder de forma instantânea aos questionamentos do cliente, trazendo soluções imediatas.

Tenha interesse pelo seu cliente

Muito mais do que falar, atender bem é saber ouvir de verdade. É demonstrar real interesse no que seu cliente tem a dizer e reunir todas as informações que ele disponibilizar para buscar uma solução para o seu problema com agilidade.
Trate toda interação com o cliente como se fosse o seu primeiro contato com ele. É preciso atender bem em todos os momentos, seja na segunda-feira logo nos primeiros minutos do dia ou na sexta-feira em cima da hora de ir para a casa.

Transmita confiança e faça por merecer

Quando o cliente procura o seu serviço, isso já significa que ele confia em sua empresa, ou pelo menos que está muito propenso a confiar. Ele acredita que você poderá ajudá-lo a solucionar seus problemas ou a evoluir em seus objetivos.

Se você quer atender bem, faça todo o possível para não quebrar essa confiança, pois ela é muito difícil de ser recuperada.

Seja honesto e transparente

Fale sempre a verdade para o seu cliente. É melhor perder uma venda quando sua solução realmente não é a mais indicada, do que perder sua reputação por oferecer algo que não será bom para o cliente e não solucionará os seus problemas. Nunca prometa mais do que pode cumprir e sempre cumpra tudo aquilo que prometer.

Atenda de forma humana e gentil

Estamos passando por um momento marcado pelo boom da inteligência artificial e das opções tecnológicas, utilizando até mesmo robôs para atender bem.

Seja utilizando estes chatbots ou um profissional no atendimento, é necessário oferecer um atendimento humanizado. Por isso que os próprios bots possuem linguagens leves e sempre amigáveis.

Para atender bem, é importante lembrar que do outro lado há sempre uma pessoa em busca de uma solução para um problema. Humanizar esse atendimento cria laços mais fortes de relacionamento e agrega valor ao seu serviço.

Invista em soluções tecnológicas

Uma grande vantagem que temos sobre as empresas que existiram no passado é a facilidade de acesso à tecnologia.

A utilização de softwares para melhorar a gestão dos relacionamentos de sua empresa é um grande auxílio para atender bem. Isso traz muitos benefícios não só para sua equipe de atendimento, mas também para seu cliente, que recebe respostas mais rápidas, bem direcionadas e organizadas.

Se coloque no lugar do cliente

Parece algo óbvio de se dizer, mas é um dos pontos que mais apresenta reclamações pelos clientes. A origem do mau atendimento é a falta de empatia por parte do atendente.

O lema “trate os outros como gostaria de ser tratado” é algo que deve sempre ficar em mente. Atender bem é se preocupar de verdade com o outro, é ajudá-lo a superar suas dores e solucionar os seus problemas. Para melhorar sua empatia, é preciso se colocar no lugar do seu cliente.

Mantenha e transmita a calma

Quando lidar com um cliente muito alterado, mantenha a calma. Não aumente a voz, não se exceda e não perca a paciência, foque-se em atender bem. A resposta mais natural é que, frente à sua calma, ele também se acalme aos poucos. Conheça os motivos de seu nervosismo e se coloque no lugar dele, se você entendê-lo, será mais fácil de encontrar a solução do problema e ele sentirá que você está trabalhando com ele, e não contra ele.

Acompanhe seu cliente em todas as etapas

Atender bem precisa ser seu objetivo antes, durante e depois da venda ser concretizada. Manter clientes é tão ou mais importante que gerar novos leads. Portanto, não se esqueça de manter seu cliente sempre informado de todo o andamento dos processos do serviço, para ele não se sentir esquecido ou deixado de lado.

Personalize seu atendimento

A personalização é muito comum em pequenas empresas, mas tende a se perder conforme a empresa vai crescendo. Manter seu atendimento sempre personalizado pode ser o diferencial necessário para encantar todos que se relacionam de alguma forma com você.

Restaurantes de tele-entrega podem enviar uma cartinha escrita à mão, com o nome do cliente e uma mensagem de agradecimento, por exemplo. Isso faz toda a diferença quando o objetivo é atender bem. Empresas sempre podem deixar mensagens carinhosas aos clientes após o serviço ter sido prestado. É uma forma de fortalecer o relacionamento com um sorriso no rosto.

A variedade de canais de atendimento também é uma importante forma de personalização. O atendimento pode ser feito através da ferramenta que o cliente se sente mais à vontade.

Forneça algo a mais e se destaque

A técnica extra mile consiste em oferecer sempre algo acima do prometido para seu cliente. Pode ser aplicado em qualquer formato e são pequenos detalhes, mas muito importantes na experiência de compra.

Se a entrega de um trabalho foi prometida para quarta-feira, realizar a entrega na segunda ou terça será uma surpresa muito bem-vinda, pois estará acima do esperado. Um atendimento carinhoso, um brinde, uma ajuda extra, tudo isso pode ser utilizado para atender bem, aquele diferencial que ficará na memória do seu cliente.

E você? Está preparado para atender bem?

e a experiência de atendimento oferecida pela sua empresa é tão importante quanto a qualidade de seu produto, precisamos nos manter constantemente preocupados em atender bem e levar experiências reais e cada vez melhores, voltadas para as pessoas.

Muito mais do que um número num gráfico ou um lead, cada cliente é uma pessoa em busca de ajuda. Cabe a nós sermos a solução que trará benefícios mais duradouros para ele.


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