Cada vez mais pessoas enxergam, no empreendedorismo, uma saída para a crise econômica que se abate sobre o Brasil, seja com o objetivo de complementar a renda de um trabalho formal, seja se dedicando totalmente ao seu próprio negócio.
E uma das soluções mais viáveis e que costuma dar bons lucros, é a venda de comida feita em casa, especialmente se falamos de salgados feitos por encomenda. Isso porque, além da possibilidade de fabricação em grande quantidade e pouco investimento, os salgados sempre são requisitados em festas e confraternizações e agradam a todo tipo de público — mesmo vendidos a preços competitivos, geram bons lucros.
Ficou interessado? Então, continue a leitura e descubra algumas dicas de tipos de embalagens para salgados que melhor atende as necessidades da sua empresa!
1. Entenda a importância de usar embalagens de qualidade
Quando falamos em pequenas operações, o primeiro impulso, geralmente, é o de comprar uma embalagem genérica para todos os nossos produtos, pensando em cortar os custos ao máximo.
Embora reduzir custos seja importante, é preciso ter em mente que nenhum preço, por menor que seja, vai substituir a qualidade do seu produto — e essa qualidade pode ficar muito comprometida se os seus salgados não forem transportados da forma correta.
2. Use embalagens diferentes para produtos diferentes
Salgados congelados demandam uma forma diferente de armazenamento, se comparados aos prontos para consumo. Por isso, cada um deles requer uma embalagem adequada. Confira.
Embalagens para salgados congelados
Se você pretende investir em salgados congelados, fornecendo à lojas e restaurantes, ou vendê-los diretamente aos consumidores finais, alguns cuidados se fazem necessários.
Antes de mais nada, lembre-se de que as embalagens que você vai usar devem ser de plástico. Pode-se usar de papel também, mas elas precisam ter um revestimento interno extra e em alguns casos até por fora para poderem armazenar o produto.
Também pode-se usar embalagens de papel externamente e internamente protegendo o produto com uma embalagem secundária de plástico. A exemplo disto temos a maioria das marcas que utilizam caixas para carnes de hambúrguer congeladas, mini-nuggets, pizzas e muitos outros alimentos.
Pergunte ao seu vendedor se a embalagem escolhida é própria para alimentos e se pode ser congelada sem problemas. Isso porque, alguns tipos de plásticos soltam resíduos na comida e outros, quando congelados, se tornam frágeis e quebradiços. Nesses casos é melhor usar uma combinação dos dois (papel e plástico).
Uma vez escolhida a embalagem ideal para o congelamento, é importante que você fabrique etiquetas com todas as informações do produto. Nelas devem constar:
- Nome do produto;
- Quantidade em gramas;
- Ingredientes;
- Data de fabricação;
- Prazo de validade;
- Logo da sua marca;
- Telefone para contato.
Dê preferência, opte por embalagens plásticas ou de papel revestido que resistam ao contato com a umidade e ao congelamento.
Embalagens para salgados prontos
No caso de salgados já prontos para o consumo, o fator mais importante é manter a temperatura e a textura do produto: o salgado deve estar sequinho, crocante e quentinho.
Para isso, o ideal são as embalagens de papel mais grosso, tipo cartão, que são leves, porém resistentes. É importante também forrar a embalagem com papel manteiga, para evitar que os salgados suem e cheguem encharcados para o cliente. Caso os salgados sejam distribuídos em camadas, intercale-as também com papel manteiga.
3. Valorize sua marca com uma embalagem personalizada
De nada adianta você fabricar salgados de altíssima qualidade, que agradem a todos, se ninguém souber que foi você quem os fez. Por isso, invista em embalagens personalizadas, com o nome e a logomarca da sua empresa, pois é fundamental para melhorar a divulgação do seu trabalho.
Além disso, uma embalagem bonita e de qualidade chama a atenção das pessoas antes mesmo de elas provarem seus salgados, e ajudam a causar uma boa impressão.
Sem dúvida, para levar seu negócio adiante, é fundamental que você invista em embalagens para salgados que preservem a qualidade do seu produto, ao mesmo tempo em que transmitem todo o valor agregado da sua marca.
Fonte: https://www.vimaster.ind.br
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