Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Excelente Infográfico sobre cores para design de marcas

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Excelente Infográfico sobre cores para design de marcas

Resultado de imagem para uso das cores
A cor é um dos principais elementos do design, mas muito do que se fala por aí sobre o uso de cores é baseado em opiniões pessoais. Aquelas histórias de que o verde acalma e que o laranja dá fome carecem de mais embasamento científico.

O que podemos dizer, com base em dados de pesquisas, e o que vamos mostrar neste infográfico, é que um design colorido costuma ser mais atraente, chamar mais atenção e por mais tempo.

Alguns dos estudos sobre cores no design de marcas revelam que elas têm realmente grande importância na maneira como o público percebe a mensagem. Basicamente a cor deve se encaixar no posicionamento que a marca deseja imprimir nas mentes das pessoas, evitando um estranhamento e levando a identificação.

O que nossos cérebros buscam são marcas reconhecíveis, que entreguem aquilo que prometem. E, nesse contexto, a cor é grandemente levada em consideração, sendo um dos fatores preponderantes na maneira como percebemos e interpretamos a mensagem embutida em um logo. Você verá números sobre isso no infográfico sobre design e cores

Pesquisa sobre marcas e cores

A psicóloga especialista Jennifer Aaker Stanford definiu, por meio de pesquisas, o que chamou de 5 dimensões da Personalidade da Marca:
  1. Sinceridade
  2. Entusiasmo
  3. Competência
  4. Sofisticação
  5. Robustez
Cabe ao designer de marca saber associar a cor certa a cada uma destas dimensões, mas sem fazer uso de estereótipos e “achismos”. O trabalho deve levar em conta referências que façam sentido ao público e, para isso, muitas vezes é preciso o auxílio de dados de pesquisas, quando disponíveis. No final, a arte de compor adequadamente cores e linhas, formas e sombras, criará um elemento visual que traduz na mente dos consumidores uma dessas dimensões da personalidade da marca. É trabalhoso, é demorado, requer talento e criatividade. O tipo de coisa que um designer se especializou em fazer.

Veja, a seguir, um infográfico sobre design e outras curiosidades sobre as cores que pode ajudar na hora de criar uma marca ou mesmo anúncio.

Clique sobre a imagem do infográfico para ampliá-la:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.