Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Confira 6 dicas para design de capas de livros

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Confira 6 dicas para design de capas de livros

Imagem relacionada
Uma das áreas mais interessantes do design é o design editorial, que cuida, entre outras coisas, da criação de capas de livro. Basta entrar em uma livraria cheia de livros, do chão ao teto, dos mais variados estilos, preços e autores, para entender a importância de se criar uma capa que chame a atenção do público, garantindo que aquele exemplar se destaque e diferencie dos outros.

E, ao contrário do que o ditado diz, muitos livros serão julgados pela capa. Se colocando no lugar do leitor, fica mais fácil entender a lógica: em meio a tanta informação, é importante que o livro tenha um grande apelo visual para garantir que, ao menos, o leitor o retire da prateleira e leia sua orelha – a partir daí, já é função do autor garantir a venda.

Não existe uma fórmula para a criação de capa de livro, mas existe uma série de princípios que, se observados, podem levar para um caminho promissor. Confira aqui os segredos que você precisa saber sobre o tema.

Pesquisa é tudo

No mundo do design, a pesquisa de referências ocupa uma parte muito importante. Antes de iniciar uma criação, é indispensável entender o contexto daquele trabalho, observar o que está sendo produzido por outros designers e obter o máximo de informações sobre o tema.

No caso de uma capa de livro, então, é indispensável que o responsável pelo design se informe sobre o autor, se ele já publicou livros anteriores e sobre o assunto abordado no livro. É um romance histórico? Impossível trabalhar sem ler bastante sobre o período, por exemplo.

Além disso, as referências visuais também fazem toda a diferença. Pesquise capas parecidas, imagens que traduzam os conceitos que você quer transmitir ou até mesmo assuntos aleatórios que possam inspirar. O importante é construir um repertório único que auxilie na elaboração do seu trabalho.

Cada capa de livro tem um objetivo

Não adianta criar uma capa dramática, em tons escuros, com uma imagem misteriosa, para uma história infantil. Parece óbvio, mas uma visita a qualquer livraria nos permite notar que muitas vezes os criadores de capa de livro se esquecem disso – e acertar nessa mensagem é determinante para atingir o público desejado.

Portanto, antes de iniciar o trabalho, é superimportante conversar com todos os envolvidos no processo (autor, editora, etc) para entender quais são os objetivos principais daquela capa, qual é a mensagem que deve ser transmitida.

A partir dessas informações, fica mais fácil trabalhar na escolha de elementos visuais que atuem em favor da comunicação.

A importância do emocional

Pesquisas mostram que em grande parte das vezes, a decisão de compra acontece dentro da loja ou empresa. No caso das livrarias, isso não é diferente e são muitos os fatores que determinam que um cliente escolha um livro em detrimento a outros tantos.

Muitos desses fatores, entretanto, são totalmente subjetivos, ou seja, nem sempre conseguimos dizer porque uma capa nos atrai mais que as outras.

Nesse contexto, é super importante pensar em como dialogar com os sentidos do público, ativando suas emoções. É preciso considerar quais as sensações uma capa vai causar, que tipo de mensagem é transmitida por uma cor específica ou pela utilização ou não de uma imagem.

Só para citar um exemplo, pense num livro para gestantes. São mulheres que passam vinte e quatro horas do seu dia esperando a chegada do seu bebê e imaginando o seu rostinho. Uma foto linda vai ou não vai fazer toda a diferença nessa capa?

Os rascunhos importam muito

Muitas vezes ficamos presos aos nossos processos de trabalho tradicionais, sem conseguir enxergar outras possibilidades. No caso dos designers, isso significa passar horas e horas na frente do computador, operando softwares e acompanhando a coisa tomar forma.

Entretanto, muitas vezes, quebrar essa rotina pode ser de grande ajuda para colocar as coisas em novas perspectivas e lhe ajudar a vislumbrar novas possibilidades.

Na hora de criar uma capa, que tal usar papel e lápis e canetas coloridos? Desenhe sem compromisso e sem preocupação e comece a perceber o que vai funcionar melhor. Depois, com a ideia já definida, aí sim parta para a finalização digital!

A ciência das cores

Todos nós sabemos que cada cor é capaz de transmitir um ou mais significados. 

Por exemplo, o vermelho tem tudo a ver com impulsão, paixão e emoção. Já o amarelo, traz alegria e leveza. O verde se relaciona à saúde e a tranquilidade, enquanto o azul é plenitude. O preto representa tensão ou elegância, dependendo da forma como é explorado.

As cores trazem, então, inúmeras possibilidades de trabalho e, como mencionamos, esses fatores subjetivos são muito importantes na criação. Pesquise bastante sobre o significado de uma cor antes de optar por sua utilização.

Confira neste link um infográfico sobre o Poder das Cores.

Os detalhes técnicos

Existem milhares de possibilidades para criar uma capa de livro mas, se observamos bem, elas acabam seguindo uma de três diretrizes: ou são essencialmente tipográficas (a partir de um trabalho com o texto e as letras), ou trazem uma imagem como parte principal, ou são mais abstratas, a partir de uma ilustração, por exemplo.

É claro que dentro dessas três diretrizes os caminhos e possibilidades são infinitos, mas uma questão que pode ajudar bastante no processo de criação é justamente a definição de que tipo de capa fazer.

Independente da sua escolha, é essencial ter alguns cuidados: o título do livro e as informações complementares como nome do autor devem ser sempre bem legíveis, para garantir que qualquer um possa identificá-lo.

Se for utilizar imagens, garanta que elas tenham boa resolução para impressão – caso isso não ocorra, o resultado do livro vai ser bem diferente do que foi visto na tela.

E não se esqueça de alguns acabamentos que podem te ajudar a deixar a capa ainda mais bonita: uma laminação, uma tinta especial (imagine um título impresso em dourado, por exemplo) ou um papel deslumbrante. Tudo isso colabora muito com o resultado final.

Viu só como criar capa de livro é um desafio e exige muito trabalho e técnica? Mas o esforço sempre vale a pena e podemos ver no mercado capas maravilhosas que têm todo o impacto na venda de exemplares.

Não deixe de conversar com quem entende do assunto e contratar um profissional preparado para cuidar da imagem do seu livro! Conte nos comentários as suas dúvidas e experiência no assunto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.