Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 30 de Janeiro - Dia Nacional dos Quadrinhos

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

30 de Janeiro - Dia Nacional dos Quadrinhos

O Dia Nacional dos Quadrinhos é comemorado no dia 30 de janeiro, em homenagem ao desenhista Angelo Agostini, muitos relatos apontam o 1º quadrinho com personagem fixo e, de acordo com estudiosos no mundo, ocorreu por iniciativa de Agostini com a obra ? As aventuras de Nhô Quim? de 9 capítulos, com início em 30 de janeiro de 1969.


A data foi instituída em 1984, pela Associação de Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-SP).

Além de quadrinhos, atuou com ilustrações e sátiras visuais sobre a vida política e a rotina do Brasil, além de "Nhô Quim", é responsável pela criação da personagem "Zé Caipora" e participou da criação da revista de quadrinhos e ilustrações infantis "O Tico Tico".

No desenrolar do século XX, tanto a publicação de quadrinhos nacionais e estrangeiros, contou com a profissionalização na produção e distribuição de gibis infantis e de super-heróis pelas editoras Abril e Globo, e de extintas como a EBAL e os lançamentos eventuais de editoras como a Bloch, que no decorrer da década de 90, chegou a publicar os quadrinhos dos "Trapalhões", "Planeta dos Macacos" e a "Múmia".

A turma da Mônica é o quadrinho brasileiro mais publicado no mundo. A primeira tirinha oficial foi realizada em 1959, por Mauricio de Sousa.

As personagens criadas por Mauricio de Souza encantam leitores há décadas e fazem parte do imaginário de gerações como o Cascão (menino que não gosta de tomar banho), Cebolinha (menino que troca o R pelo L), Magali (a menina comilona) e a Mônica (a menina dentuça, brava que não larga seu inseparável Sansão). 

A turma da Mônica foi se expandindo e com isso ganhou diversas personagens, além de contar com a turma do Chico Bento. O que poucos sabem é que as personagens do Chico Bento são baseadas na própria infância de Mauricio de Souza. 

A "turma" na verdade consiste em 16 turmas. 

Destacamos:
- Turma do Horácio;
- Turma do Penadinho;
- Turma do Pelezinho;
- Turma da Tina;
- Turma da Mata;
- Turma do Papa-Capim, entre outras.

As novidades recentes da Turma da Mônica são a Turma da Mônica Jovem, lançada em agosto de 2008.

Os quadrinhos da turma da Mônica são um dos mais reconhecidos e lidos em nosso país!

O dia de hoje reverencia a memória do grande desenhista Agostini, e também destaca os novos talentos e o estilo de grandes profissionais que elevam a qualidade na área de histórias infantis, de super-heróis, de humor e temática livre nos quadrinhos. 
Contamos com a entrega anual do Troféu Angelo Agostini, outra criação da AQC-SP que chegou em 2014 á sua 30a edição, que diferentemente do HQ Mix (prêmio nacional), este troféu conta com a participação e votação aberta do público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.