Como a primeira relação entre o cliente e o que está sendo vendido é visual, apostar em embalagens criativas e atraentes pode ser uma boa ideia, já que o papel contemporâneo do exterior do produto é substituir o papel do vendedor e anunciá-lo por conta própria. Fora que a competição entre os produtos é grande e vale de tudo para ganhar a simpatia do consumidor.
Acreditando nisso, alguns produtos decidiram valorizar o design exterior. Veja quantas embalagens criativas temos na seleção de hoje:
1- Embalagens criativas: Walking Dead
Algumas embalagens chamam a atenção e podem ser tão diferentes que podem virar peça de colecionador. Sabendo disso algumas empresas lançam produtos com embalagens especiais sob o título de “edição limitada”. Um exemplo é o DVD/Blu-ray do seriado The Walking Dead, uma cabeça de zumbi que guarda os boxs com os exemplares.
2- Embalagens criativas: Chiclets
A Chiclets também fez algo para colecionadores, mas de uma maneira diferente. Criou 135 caixinhas diferentes com emotigums. É semelhante a um álbum de figurinhas.
3- Embalagens criativas: T-shirt
Sabe aquelas histórias com um bilhete dentro de uma garrafa? Esta empresa inovou e pôs uma camisa!
4- Embalagens criativas: abacaxi
Que tal comer um doce de abacaxi? Esta empresa trouxe um conceito completamente diferente para a embalagem.
5- Embalagens criativas: pote de geleia
Outra embalagem de comida muito interessante é este pote de geleia no formato da própria fruta.
6- Embalagens criativas: pacote para pães
Para chamar a atenção do seu cliente, nem sempre será preciso investir muito e produzir formatos diferenciados. Às vezes basta um design criativo para interessar os consumidores. A empresa a seguir fez isso em seu pacote de pães e criou monstrinhos engolindo a comida.
7- Embalagens criativas: vidro de ketchup
Sabe na hora de usar o ketchup e tem que dar aqueles tapinhas no fundo para descer?! Essa empresa viu uma semelhança nessa palmadinha e criou algo inusitado.
8- Embalagens criativas: comprimidos
Esta outra companhia inseriu um desenho diferente nesta embalagem de comprimidos e a deixou mais interativa. O remédio ajuda na digestão e elimina o sentimento de “peso”, além de ser uma maneira de destacar o produto, principalmente porque a área farmacêutica sofre bastante restrições. A idéia é ótima e serve para outros produtos, pois existem embalagens de chicletes e doces que usam o mesmo formato.
7 dicas práticas para você fazer sua embalagem diferenciada
Embalagem diferenciada: Energético para brilhar
A bebida Gloji é feita a base da famosa frutinha de origem chinesa, a “goji berry”. Para embalar o energético, a empresa apostou em uma garrafinha em forma de lâmpada, meio arredondada que representou muito bem o slogan: “The Juice that makes you glow” ou “O suco que faz você brilhar”.
Embalagem diferenciada: Textura da fruta na caixa de suco
Quantas empresas de sucos você conhece? São muitas e ganhar essa concorrência não é nada fácil. Para tentar se destacar, o designer japonês Naoto Fukasawa apostou em embalagens criativas e decidiu colocar a fruta na caixa para garantir que esse era o suco mais fresquinho. A textura de cada fruta foi transposta para o rótulo dando um ótimo resultado.
Embalagem diferenciada: Leite de soja direto da vaca
De onde vem o leite? A resposta certa seria “da vaca”, se o leite em questão não fosse de soja. Aproveitando esse “trocadilho” a “Soy Mamelle” criou uma embalagem que imita as tetas das vacas e na tampa colocaram folhas verdes para enfatizar que o produto é natural. Ficou muito interessante!
Embalagem diferenciada: faca de manteiga
Nada pior do que pegar o pão, a manteiga e ter que levantar-se para buscar a faca que você esqueceu. O designer coreano Yeongkeun resolveu ajudar e criou uma faca acoplada na embalagem e que substituiu a tampa tradicional. Feita com textura de madeira, ela se torna o acessório perfeito para espalhar a manteiga no pão.
Embalagem diferenciada: Cabide de chás
Essa ideia de embalagens criativas ficou realmente divertida e diferente. Os saquinhos de chás foram colocados em cabides e pendurados com se fossem uma camiseta. Cada cor de cabide é um sabor de chá diferente e basta pendurar o mini cabide na borda da xícara para fazer o chá. Esse projeto criativo foi do designer Soon Mo Kan.
Embalagem diferenciada: Lápis de queijo
Salpicar queijo parmesão ralado na hora sobre o seu prato de macarrão ficou mais fácil, graças à criação do Parmesan Cheese Pencils. O queijo parmesão vem em forma de lápis e ao apontar o lápis em cima do seu prato o queijo fica como se fosse ralado. A criação é da agência alemã Kolle Rebbe.
Embalagem diferenciada: Relógios à pova d’água
Como provar que o relógio é realmente a prova d’água? Para fazer com que os consumidores acreditassem nisso, a embalagem da marca de relógios suíços Festina fez com que as peças à prova d’agua ficassem na embalagem mergulhada nela. A criação ousada é da agência Scholz & Friends, de Berlim.
Embalagem diferenciada: Despenteados
Essa embalagem é engraçada. Fotos masculinas foram colocadas nas embalagens de lã e com a própria lã da marca Rellena, da Alemanha, a cabeleira dos personagens foi confeccionada. Criação da Olgivy&Mather Frankfurt.
Embalagem são peças fundamentais na hora de destacar uma marca. Leia a seguir mais especificações no seu processo de desenvolvimento.
Como foi a evolução da embalagem ao decorrer dos tempos?
A embalagem é uma poderosa arma na hora de convencer o consumidor. Sua premissa básica era de proteger e transportar o produto, mas, com a evolução dos conceitos de marketing, ela se tornou uma parte da identidade de uma marca. Ela também chama a atenção e desperta o desejo de compra do consumidor, principalmente se for marcante, o que pode acelerar o processo de compra na hora da decisão.
- Ela faz parte do P de Produto, nos 4Ps presentes no Mix de Marketing, junto de outros elementos como qualidade, tamanho, design, propriedades, entre outros. Analisando o perfil do consumidor, é possível também criar uma embalagem que atraia o cliente baseado em suas características.
Feita principalmente para armazenar e proteger o produto, ela é responsável por cerca de 20 a 30% do orçamento de um produto e sua presença é imprescindível. Numa simples comparação, quando você vai à uma feira, que frutas ou legumes estão em melhor estado, a que está jogada junto com outras, ou a que está protegida numa caixa ou com isopor e plástico?
Fonte: Logovia
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