Artigos que vão ajudar qualquer designer a ter mais tempo para ser criativo.
01 – Redimensione de modo inteligente
Se você está constantemente redimensionando um elemento, converta todas as suas linhas em preenchimentos. Selecione o elemento e vá até o Objects>Path>OutlineStroke. Se redimensionar um elemento com linhas, elas ficarão com a mesma espessura. Mas, se convertê-las para elementos, elas aumentarão ou encolherão na proporção da escala.
02 – Use camadas de modo lógico
Desenhando à mão livre ou traçando uma imagem escaneada, comece pela camada mais baixa e trabalhe até o topo ou vice-versa. Não crie um elemento no meio e depois vá para o topo. Desse modo, seu ritmo de trabalho diminuirá muito. Além de tudo, você também pode se esquecer de algum elemento.
03 – Construa um arsenal de cores
O AI permite que você salve paletas de suas cores e gradientes favoritos. Salve objetos individuais, padrões e linhas na paleta Symbol como pincéis customizados. Assim, você estará sempre preparado para retomar o trabalho.
04 – Melhore o desempenho do Illustrator
O AI normalmente tem que lidar com grandes quantidades de informação. Portanto, confira de tempos em tempos se você possui memória RAM suficiente para mantê-lo funcionando em 100%. Se for inserir imagens em seu arquivo – especialmente em EPS, TIFF ou BMP – tique a caixa Link do diálogo Place.
05 – Traços diferentes
Há três ferramentas de desenho no Illustrator. Pen, Pencil e Paintbrush. Use cada uma no que elas fazem melhor. Você vai demorar muito tempo se usar a ferramenta Pencil para criar uma linha longa e suave. Nesse caso, utilize a Pen ou a Paintbrush. Se for desenhar algo pequeno, considere a ferramenta Pencil.
06 – Conheça as Bélziers
Confesso, as curvas Bélzier são complicadas de se entender. Por esse motivo, invista seu tempo aperfeiçoando suas habilidades com a ferramenta Pen, lembrando que terá mais controle se criar curvas baseadas em seções curtas.
07 – Linhas primeiro, cores depois
Ao traçar ou ilustrar uma imagem, não pinte antes de terminar os traços. É bem mais eficiente fazer toda a coloração e os refinamentos ao final da composição. Você também pode mandar para o cliente uma ilustração em preto e branco para obter um feedback dele antes de começar a colorir, ganhando tempo.
08 – Não desperdice energia
Se não vai aparecer, não desenhe. Se você ilustrar uma paisagem em que um prédio fica atrás de outro, por exemplo, não há necessidade de desenhar o primeiro por completo. O mesmo vale para uma forma que se estende até a área de sangria.
09 – Organize suas fontes
Muitos designers têm milhares de fontes em seus arquivos. Mantenha-as em arquivos relevantes a cada estilo de projeto em que você trabalha.
10 – Aplique cor a objetos rapidamente
Com a ferramenta Eyedropper, segure Cmd/Ctrl. Você obterá a seta de seleção: segure Cmd/Ctrl, selecione seu objeto e solte a tecla, utilizando a Eyedropper para clicar em uma cor, seja em uma imagem ou na sua paleta.
11 – Descubra o melhor modo de copiar e colar
Se o copiar e colar tradicional não é rápido o suficiente para você, duplique os objetos selecionando o original com a Selection Tool (V) enquanto segura a tecla Alt/Opt para criar uma cópia. Deixe-a no local desejado e repita o processo.
12 – Faça seleções inteligentes
Quando escolher cores, linhas e opacidades, faça bom uso da função Select Same (Select>Same>FillColor, por exemplo). Imagine uma ilustração de uma paisagem bem detalhada, com muitas camadas e grupos de objetos, como árvores e arbustos. Você pode usar a Select Same para selecionar as árvores e dar a elas uma cor. É possível ainda experimentar uma variedade de cores até encontrar a paleta perfeita sem ter pesadelos com as seleções.
Fonte: Revista Computer Arts Brasil, edição 21, pg. 43 e http://www.idesigns.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.